Sabemos que para um bom processo de recrutamento e seleção, alguns pontos são fundamentais. Principalmente quando estamos falando de vagas da área de tecnologia e desenvolvimento. É importante que o time de recursos humanos saiba o que e como analisar um perfil. Além disso, entender se realmente aquele candidato possui fit com a posição e a empresa. Ou seja, deve estar muito claro para um recrutador o que analisar em um perfil para conseguir preencher a vaga com excelência. E é pra isso que a triagem de candidatos de TI serve.

Quer saber como fazer? Separamos os principais tópicos para você!

 

O que você precisa analisar para fazer a triagem de candidatos de TI

 

Comprovação de experiências através de projetos e repositórios

O rastreamento social de um candidato específico da área de tecnologia é mais fácil do que em outras profissões. Curioso, não é mesmo? Isso acontece, pois o profissional acaba deixando “rastros” por aí. A principal plataforma de consulta é a GitHub. 

Essa plataforma é de hospedagem de código-fonte. Através dela, conseguimos:

  • Ver colaborações;
  • Deixar repositórios abertos para visualizações;
  • Contribuir e aceitar contribuições de outros desenvolvedores nos códigos;
  • Avaliar o perfil do candidato com seus projetos publicados;
  • Dentre outros.

Fazer a avaliação por meio dessa plataforma, ajuda a entender como o profissional chega até os dias de hoje. Além de mostrar como ele se relaciona com as comunidades. Sabendo-se da importância da colaboração entre essa área e quais tecnologias já utilizou. Ou seja, uma grande fonte de informações para uma análise de perfil.

Dica: é relevante buscar a pessoa profissional de desenvolvimento que sabe se comunicar. Justamente para entender como será sua relação com outras áreas. Assim, ao se deparar em uma situação complicada, o profissional saberá ter trocas e buscar ajuda quando necessário. Além de estar pronto para atender a qualquer necessidade.

Outras redes como Stack Overflow, podem servir de apoio ao recrutador. Com ela, é possível entender a comunicação do candidato com outros. Tudo isso, a partir de boas respostas na plataforma, ajudando a comunidade. Ou então com perguntas bem avaliadas. Isso acaba sendo um dos caminhos para já conhecer o perfil do candidato.

 

Educação formal ou informal

Já pensou em analisar quais hackathons ou bootcamps a pessoa candidata participou? Profissionais que estão buscando sua graduação, acabam tendo um contato maior com estruturas e tecnologias enterprise. Mas outros preferem partir para caminhos mais autodidatas. E estes, provavelmente estarão dispostos e familiarizados através de cursos sobre o código livre (de open source). Ambas as análises são importantes e valem ser avaliadas.

 

Histórico de carreira – uma análise importante para a triagem de candidatos de TI

O histórico de carreira é sempre essencial para entender o momento do profissional. É possivel observar se a pessoa já se encontrou em sua área. Ou se já possui uma posição mais consolidada. Ou, ainda, se já possui uma carreira mais estabelecida.

Nessa análise também é possível entender o histórico profissional. E até se as experiências profissionais têm fit com o perfil da vaga.

Também é importante analisar a estabilidade das pessoas na empresa. Podem ter duas principais possibilidades:

  • A primeira do candidato não ter realmente perfil fixo;
  • Ou de ter outras oportunidades ao longo da sua jornada, que fazem a migração entre empresas ser um pouco maior. Neste caso, recomendamos que no momento do processo seja perguntado e entendido esse ponto. 

 

Comportamento nas redes sociais profissionais

O LinkedIn, entre outras redes profissionais, ajudam na hora de entender o histórico do candidato. Mas não só isso. Auxiliam também na análise das recomendações em seu perfil. Os interesses em empresas e assunto. Fora que é uma boa fonte para se aprofundar mais na vida profissional e entender seu engajamento.

 

Recomendações – também ajudam na triagem de candidatos de TI

Para fechar, essa é uma informação bem relevante. Porque geralmente as pessoas que indicam acreditam que podem dar fit com os objetivos e valores da empresa. Portanto, essa indicação pode vir, inclusive, do público interno. Por isso a importância de trabalhar o empolyer branding também na área de TI.

 

Esses pilares são auxiliares que ajudam no momento do processo seletivo da área de tecnologia. Eles são importantes, pois dão aos recrutadores uma direção mais concisa nos momento do processo de seleção. Mas sempre é bom lembrar de conversar com a pessoa gestora. Assim você conseguirá entender o que ele realmente precisa. E, dessa forma, trazer pessoas que são engajadas e possuem fit com os valores da empresa.

 

Como a Vulpi pode me ajudar?

Somos especialistas no processo de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia. Desenvolvemos uma solução que analisa todo o histórico profissional de candidatos e envia em até 7 dias, aqueles que estão mais alinhados à sua oportunidade.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Você vai ver e entender como podemos te ajudar a encontrar o melhor profissional de TI.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *