Se você trabalha na área de TI, sabe que encontrar um bom desenvolvedor não é uma tarefa fácil. O mercado está cada vez mais necessitado de bons profissionais e os melhores recebem diversas propostas diariamente. Além de ter que conquistá-los com os benefícios da empresa, avaliá-los é algo desafiador para quem não é da área, necessitando de atividades práticas que avaliem as habilidades técnicas dos candidatos.

Existem diversas formas para se avaliar um desenvolvedor, e elas devem ser usadas conforme o seu objetivo nos processos seletivos. Se você busca entender suas habilidades técnicas, atividades práticas são mais recomendadas do que testes de alternativas, porém, se a avaliação é do seu comportamento em equipe ou dos seus valores, dinâmicas e testes são mais indicados.

Pensando nisso, listamos, abaixo, 5 testes para recrutamento e seleção de desenvolvedores para a sua empresa, focando nas atividades que testam principalmente habilidades e conhecimentos técnicos! Confira!

1. Análise de códigos com problemas

O primeiro exercício que pode ser aplicado é a análise de códigos com problemas e a solicitação que sejam identificados e corrigidos. Isso mostra a capacidade de o candidato fazer leituras de programação e encontrar erros no dia a dia, bem como de resolvê-los.

2. Programação em tempo real

Outra forma de avaliar suas habilidades é solicitando que o candidato desenvolva alguma solução do zero. Dessa vez, você poderá acompanhar seu raciocínio para criar algo e entender como ele se organiza e desenvolve seus projetos. Uma possibilidade é estabelecer um objetivo de projeto, como desenvolver um simples calendário e entender como o desenvolvedor trabalha.

3. Exercício em quadro branco

Agora, sem auxílio de computadores, você pode usar um quadro branco para pedir que o desenvolvedor resolva um problema ou desenvolva algo do zero. Isso ajuda a observar as habilidades do candidato em situações difíceis nas quais ele não têm as ferramentas com que está acostumado.

Contrate os melhores desenvolvedores

4. Análise de códigos de outros desenvolvedores

Outro exercício muito comum aplicado para avaliar as habilidades de um desenvolvedor é a análise de códigos de outros desenvolvedores e a compreensão do que é aquela solução, bem como a identificação de outras formas que poderiam ser empregadas e que melhorariam os resultados. Use códigos de desenvolvedores da própria empresa e veja como seria o trabalho em equipe entre eles.

5. Hackathons

Algo que tem ganhado cada vez o mercado de TI é o uso de Hackathons para encontrar soluções diversas e também os melhores talentos da área para as empresas. Um Hackathon é uma competição que normalmente acontece entre um e dois dias, de modo que grupos precisam desenvolver soluções completas para um ou mais problemas estipulados pela organização do evento.

Sua empresa pode usar os problemas enfrentados no negócio para buscar soluções externas, ao mesmo tempo em que identifica potenciais novos desenvolvedores para o time. A avaliação de um Hackaton permite observar habilidades técnicas e de performance, o ambiente de trabalho e as atividades em equipe.

Todas as atividades ajudam a avaliar o candidato por meio de suas habilidade práticas e pelo modo de trabalho. Existem ainda os testes à respeito da cultura e dos valores da empresa que nunca podem ser deixados de lado, uma vez que essas características determinarão se o candidato tem o que é necessário para ser parte do time.

Gostou dessas dicas de testes para recrutamento e seleção de desenvolvedores na sua equipe? Então curta a nossa página no Facebook e receba mais conteúdos como este!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *