Quer deixar o seu processo de recrutamento e seleção mais estratégico e não sabe como? O que acha de incluir alguma etapa de teste para processos seletivos? Se você já considerou essa possibilidade, o artigo de hoje é pra você. Caso ainda não tenha pensado sobre o assunto, as dicas podem te inspirar.

Abaixo vamos mostrar 5 testes para o processo seletivo de desenvolvedores.

1. Teste cultural – Um exemplo de teste para o processo seletivo que pode ser aplicado em várias etapas

Primeiramente, vamos iniciar nossas dicas pelo teste que vai validar o fit cultural. Que nada mais é que a adaptação do profissional aos valores e cultura da empresa.

Teste cultural nas etapas iniciais

Caso queira aplicar o teste logo na primeira etapa do processo, é possível. Porém, é preciso saber a forma ideal. Dependendo, pode-se afastar muitos candidatos que são bons, mas que não possuem tempo. Para a aplicação desta avaliação, você deve criar um formulário para avaliar padrões de comportamento do profissional. A vantagem é que hoje em dia esse processo é ainda mais fácil. Você pode contar com ferramentas que vão te ajudar desde o questionário, até à análise.

Teste cultural por histórico

Outra possibilidade é fazer a avaliação por observação, analisando o histórico profissional da pessoa candidata. Ou seja, avaliar as empresas em que o profissional trabalhou pode dar uma noção do seu perfil. Para isso, basta entender os valores desses lugares e comparar com os da sua organização. Se for similar, pode ser sinal de que há compatibilidade. Todavia, é importante lembrar que este critério não é garantia e não deve ser o único. Valide a hipótese em algum momento do processo. O que pode ser, por exemplo, durante a entrevista.

Teste cultural na entrevista

Como acabamos de falar, o teste cultural também pode ser aplicado na etapa da entrevista individual. E, neste momento, ele é muito mais parecido com uma conversa, do que com uma avaliação. O que faz o processo ser ainda mais dinâmico. Faça um questionário que te ajude a identificar aspectos importantes para a empresa. Neste artigo você encontrará as melhores perguntas para avaliar o fit cultural de um candidato.

Lembrando que com a Vulpi, você não precisa se preocupar com a análise inicial. Nossa Inteligência Artificial seleciona profissionais de TI de acordo com o perfil desejado. Você define e nós fazemos esse trabalho. Em síntese, são analisadas habilidades técnicas, nível de experiência por linguagem, assim como aspectos de perfil, como o cultural. Tudo para facilitar o seu processo de contratação.

2. Teste comportamental

Experiências, vivências e repertórios são únicos. No entanto, o conjunto desses aspectos constroem nosso perfil. Ele nos dá a base para variados fatores. Um deles é nosso comportamento. Ou seja, entender e saber trabalhar esses aspectos em comum e complementares, são habilidades fundamentais para o RH e a empresa. 

E é disso que se trata o teste comportamental. É sobre identificar essas habilidades e validar o fit comportamental. Entenda se o profissional possui competências comportamentais em sinergia com a empresa e a função.

A avaliação é uma forma de mapear perfis predominantes para a contratação. E até mesmo trabalhar o melhor desse perfil dentro do time.

Em suma, é possível aplicar algumas metodologias. São elas:

  • Metodologia DISC
  • LABEL
  • STAR
  • Teste de personalidade animal

Neste artigo é possível encontrar o detalhe de cada uma delas.

3. Teste técnico – um possível teste para processos seletivos, mas que não recomendamos para profissionais de TI

Muitas empresas consideram esse teste como importante para a validação técnica de um profissional de TI. 

Você pode aplicá-lo de acordo com o objetivo do seu processo seletivo. Assim como a validação cultural pode ser feita por análise histórica, as competências técnicas também podem.

Mas se seu intuito é realmente entender a fundo as habilidades técnicas de um profissional, separamos alguns testes que podem te auxiliar

  • Análise de códigos com problemas
  • Programação em tempo real
  • Exercício em quadro branco
  • Análise de códigos de outros desenvolvedores
  • Hackathons

Neste artigo é possível entender detalhadamente o que é e o objetivo de cada um desses testes.

É importante destacar que, aqui na Vulpi, acreditamos na análise do histórico profissional do candidato. Além disso, nossos estudos mostraram que muitos profissionais desistem do processo seletivo, quando este envolve um teste técnico.

Saiba mais no nosso material “Fim do Teste Técnico? Como fazer a validação técnica na era da experiência do candidato”.

4. Raciocínio lógico

Se você deseja analisar o profissional em relação a sua performance solucionando problemas, o teste de raciocínio lógico é uma ótima opção. Ou ainda, se a posição requer habilidades estratégicas ou de tomada de decisão sob pressão, essa avaliação também é indicada.

Do mesmo modo, o teste também é eficaz para análise de quem tem pouca experiência no mercado. Por isso é tão comum em processos de trainee, por exemplo. Contudo, se sua vaga é destinada para pessoas mais velhas, essa avaliação também pode ser muito eficaz. Para cada um dos casos citados você pode adaptar o teste de acordo com o nível necessário de desempenho lógico.

5. Idiomas – um teste para processos seletivos em que seja imprescindível falar outra língua 

Por fim, concluindo nossa lista, a nossa indicação é o teste de idiomas.

Em primeiro lugar, para a aplicação deste teste, é preciso saber se no dia a dia do cargo será realmente necessário o conhecimento do Inglês ou outro idioma. Se for o caso, ou seja, se for imprescindível conhecer outras línguas, aplique-o.

Algumas empresas pedem fluência em idiomas, que não são necessariamente usados no dia a dia. Pode parecer normal, porém isso limita muito a vaga e exclui bons profissionais que não são 100% seguros com outras línguas. Ou até mesmo não tem nenhum conhecimento.

No entanto, se é necessário para o bom desempenho do profissional na sua empresa, aplique o teste de idiomas. Com ele é possível saber se o conhecimento existe e qual é o nível. A avaliação pode ser feita para checar a conversação, a escuta ou a escrita. Bem como todos os aspectos.

A aplicação pode ser feita presencialmente ou online. Todavia, o segundo caso é ideal, mesmo se a vaga não for remota.

 

 

Esses são alguns exemplos. Mas qual é o melhor teste para aplicar em processos seletivos? Principalmente quando estamos recrutando e avaliando profissionais de tecnologia?

Existem inúmeros critérios de avaliação e para escolher um, basta que veja o que é necessário para a vaga. Neste sentido, escolha de acordo com a sua estratégia e tenha o melhor resultado para sua análise.

 

E, se está em busca do melhor talento em TI, conte com a Vulpi! É só clicar no botão abaixo para conversar com um dos nossos especialistas.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *