Nesse artigo vamos abordar alguns termos que o Tech Recruiter deve saber para ter sucesso nas vagas de tecnologia. Trabalharemos aqui com exemplos de áreas de atuação, metodologias, técnicas e novas siglas para quem quer se especializar no recrutamento e seleção de profissionais de TI.

 

Introdução

Qual foi a última vez que você consultou um dicionário?

E é com essa pergunta, aparentemente aleatória, que vamos começar o conteúdo de hoje. 

Diariamente o mercado da tecnologia se atualiza. São lançadas novas soluções. Também surgem novas nomenclaturas, títulos e terminologias. E no meio dessa avalanche de atualizações o Tech Recruiter ou IT Recruiter – que também é um termo novo – precisa garantir que está por dentro de tantas novidades.

Dominar o básico do dicionário de TI é uma habilidade essencial para profissionais de RH Tech. E, se estamos falando em tecnologia, os dicionários impressos para esse caso aqui ficaram um pouco obsoletos. Para se atualizar dos termos que circulam entre os desenvolvedores e em alta no mercado é preciso apurar os ouvidos e a curiosidade. 

Quais os termos que o Tech Recruiter deve saber para começar?

Na triagem de candidatos, por exemplo. No currículo dos candidatos, pela descrição dos conhecimentos técnicos e áreas de atuação, você já fica por dentro das terminologias que fazem parte desse universo.

Confira o nosso artigo completo – Triagem de candidatos: o que analisar no currículo de um profissional de tecnologia 

Certamente você já estará familiarizado com muitos desses termos. Mas passar cuidadosamente por essas informações é importante. Aprofundar nas mesmas durante a entrevista é uma ótima alternativa.

As linguagens de programação, por exemplo, estão em constante atualização. C / C++, C# ou C-Sharp, Java, JavaScript, PHP, Python são algumas das que você provavelmente vai encontrar. Ou até já encontrou em alguns currículos. Mas lembre-se de estar sempre se atualizando.

Por falar em currículos, você já ouviu falar sobre o “Currículo cego”? Não se trata de um termo utilizado exclusivamente na área de tecnologia. Mas é um forte aliado para quem quer alavancar a diversidade nas empresas. 

Quer saber mais sobre o currículo cego? Então clique aqui.

 

Áreas de atuação em programação

Agora, vamos voltar ao tema principal do conteúdo. Vimos que muitos termos novos surgem das linguagens de programação e tecnologias. Mas as áreas de atuação dentro de TI também trazem nomenclaturas bem particulares. 

Uma grande novidade no mercado é o DevRel. Já ouviu falar? Trata-se de uma nova função que é tendência na área da tecnologia. Para entender melhor sobre essa área e por que ela está em movimento, basta clicar aqui. 

Front-End. Back-End. Full-Stack. Mobile. Data Science. Essas são mais algumas áreas que formam times de tecnologia. E, muitas vezes, os Tech Recruiters não conhecem muito bem as expertises de cada um. Pra você é clara a diferença?

Vamos lá.

  • Front-end – atua ligado à interface. Esse profissional se concentra na criação, manutenção e melhoria de um produto ou tecnologia. É ele o responsável pela experiência do usuário dentro de uma aplicação web.
  • Back-end – se relaciona com o que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Desenvolve o código que normalmente será executado no servidor. Se concentra na lógica dos sistemas de software – o que faz um sistema funcionar e melhorar seu desempenho. 
  • Full-stack – atua tanto como back-end quanto front-end, dominando todas as etapas do processo. Esse profissional trabalha na lógica subjacente de um programa e na interface do usuário. Sincroniza os projetos do sistema back-end e front-end para reduzir o risco de atrito ou contradição entre eles.
  • Mobile – são os profissionais que atuam na programação para dispositivos móveis.
  • Data Scientist (Cientistas de dados) – Como o próprio nome já diz, esse profissional é responsável pela análise de dados. Estes podem ser estruturados e não-estruturados. Seu objetivo é a extração de conhecimento, detecção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão. Trata-se de uma posição estratégica e analítica.

E isso é só o básico. Vale aprofundar cada vez mais para aumentar o conhecimento.

 

Terminologias e métodos de mercado. Alguns termos que o Tech Recruiter deve saber.

Depois de tantos termos relacionados à TI, é importante reforçar que outras áreas também colaboram para o bom desempenho das equipes de tecnologia. Principalmente quando utilizam técnicas e práticas de acompanhamento dos resultados.

Ainda seguindo a proposta de te apresentar termos que podem agregar valor ao trabalho do Tech Recruiter, seguem três materias que trazem termos/siglas com conteúdos com muito valor.

O que é EVP e porque você deve pensar isso pra sua empresa

Alerta spoiler: é um conjunto de benefícios oferecidos pela empresa para atrair um profissional à organização.

Busca booleana: o que é e como usá-la no linkedin para encontrar profissionais de TI

Alerta spoiler: metodologia que ajuda, principalmente, os recrutadores a restringir os resultados disponíveis nos sites de buscas ou em redes sociais.

PDCA: como usar na contratação de profissionais de TI

Alerta spoiler:  ferramenta que auxilia a realizar melhorias nos processos organizacionais, ajudando na execução do planejamento estratégico.

 

Termo inédito

Essa é aquela cereja do bolo que a gente tanto gosta. Quero que você se lembre do termo FAST!

É a nova solução da Vulpi que te ajuda a encontrar os melhores perfis de TI em até 7 dias.

Clique abaixo para saber mais.

Fast – solução para encontrar desenvolvedores

 

E, se tiver interesse, clique aqui para conversar com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar a tornar a sua empresa FAST.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *