Se você trabalha com Recursos Humanos, provavelmente já percebeu que as exigências em relação a essa área têm mudado. É cada vez mais necessário adotar o modelo de RH estratégico, de maneira que possa ser entregue mais resultados satisfatórios para a empresa.

Essa tendência é resultado de um mercado mais competitivo, em que as empresas perceberam que seu maior ativo são as pessoas. Como o RH é responsável por contratar e manter os colaboradores, seu desempenho é fundamental para alcançar bons resultados de negócio.

Pensando nisso, colocamos as principais informações sobre RH tático e como adotar esse modelo na sua empresa. Continue lendo para conferir!

O que é RH estratégico?

O RH estratégico pode ser entendido como um modelo de gestão diferenciado, com o objetivo da área focado nos objetivos da organização, melhorando os resultados de negócio. Dessa forma, o RH se torna uma peça chave para a empresa.

Diferente do RH tradicional, nesse modelo, os profissionais de RH não são focados em atividades burocráticas e manuais, como gestão de pagamentos e controle de horários. Essas práticas são agora automatizadas, permitindo que o time foque em ações estratégicas e de mais importância para a empresa. Dentre seus novos objetivos, estão:

  • contribuir para atingir os objetivos e missão da empresa;
  • proporcionar competitividade ao negócio;
  • encontrar e preparar os melhores talentos do mercado;
  • motivar os profissionais que já são contratados;
  • aumentar a satisfação e a produtividade geral;
  • reduzir custos;
  • desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.

Dessa forma, o RH passa a ser fundamental para a empresa e a contribuir para que seus resultados sejam satisfatórios. Além disso, permite que a empresa encontre e mantenha seus ativos principais, os funcionários.

Quais são as vantagens do RH estratégico?

Otimização de processos

A base para o desenvolvimento de um RH tático é a adoção de tecnologias que automatizam e melhoram os processos feitos. Dessa forma, as atividades que antes eram o foco da área se tornam secundárias. Apesar disso, sua execução é feita com mais precisão e rapidez, uma vez que são executadas por soluções tecnológicas.

Maior produtividade da equipe

Com a mudança de foco, a produtividade da equipe de RH tende a aumentar, uma vez que seu trabalho é mais valorizado dentro da organização e o time é reconhecido.

Redução de custos da área

O custo da equipe também é menor, uma vez que as soluções tecnológicas reduzem a necessidade de contratações para a realização de atividades secundárias. Além disso, erros manuais que poderiam gerar prejuízos, como problemas em controle de horários ou folha de pagamento, são eliminados.

Aumento da importância da área de RH

Com os objetivos alinhados aos da empresa, a área de RH se torna uma peça importante para o negócio. Dessa forma, o trabalho e as atividades entregues por ela ganham mais visibilidade.

Como adotar na minha empresa?

Como falamos, o primeiro passo é adotar tecnologias e modelos de gestão que automatizam processos na equipe. Não apenas para as atividades burocráticas, mas também para questões que precisam de mais eficiência — como a busca por candidatos por meio do uso de software de recrutamento.

Uma vez que a área começa a usar essas ferramentas, a equipe ganha mais tempo para mudar seus objetivos de acordo com o que a organização precisa e alterar seus processos.​ Para isso, é válido buscar informações e parcerias com as demais áreas, apresentando o novo modelo do RH.

Além disso, é fundamental ter uma visão estratégica da área, ou seja, é preciso desenvolver e acompanhar os indicadores tanto do RH como da empresa. Assim, será possível otimizar as decisões, visto que as ações serão baseadas em dados.

Gostou de conhecer mais sobre o RH estratégico e seus benefícios? Acha que sua empresa está preparada para adotar esse modelo? Então, entre em contato com a Vulpi, plataforma on-line que usa inteligência artificial para facilitar o processo de contratação e busca de vagas!​

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *