Não é novidade que a tecnologia tem mudado a forma como as empresas fazem negócio. Soluções de softwares, novas plataformas e diversas outras inovações melhoram processos, produtos e mudam os métodos como os profissionais atuam em suas áreas, inclusive nas atividades dentro de Recursos Humanos, nesse novo cenário surge o RH 4.0 que tem mudado a forma que essa área atua na empresa

Considerada cada vez mais estratégica e importante para o negócio, os profissionais de Recursos Humanos precisam se atualizar e conhecer os benefícios dessa nova forma de trabalhar.

Pensando nisso, colocamos as principais informações sobre o RH 4.0, suas tendências e benefícios para você se preparar na sua empresa, confira!

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 pode ser entendido como a transformação da área de Recursos Humanos segundo a 4ª Revolução Industrial. Nesse sentido, o RH se torna mais automatizado, focando suas atividades em questões estratégicas e não mais em ações manuais.

Isso significa que, diferente do RH tradicional — onde as principais funções dos profissionais eram realizar o pagamento de encargos e salários, controle de horários e atividades basicamente manuais e burocráticas —, o RH 4.0 é focado em frentes como a atração de profissionais qualificados, melhoria do clima organizacional e em outros segmentos que contribuem diretamente para os resultados da empresa.

Essa mudança é dada justamente pela tecnologia e o novo cenário do mercado de trabalho. Os profissionais hoje possuem outras necessidades e, muitos deles, recebem ofertas de outros negócios com frequência. As empresas já perceberam que seu principal ativo são as pessoas, visto que a tecnologia desenvolvida por elas permite automatizar atividades burocráticas.

 

Quais as tendências desse modelo?

Novo perfil do funcionário

Como falamos, os profissionais estão mais exigentes em relação à seu ambiente de trabalho. Eles estão mais flexíveis e uma carreira de sucesso não significa passar 20 anos na mesma empresa. Dessa forma, é papel do RH identificar o perfil ideal de colaboradores para o negócio e encontrar esses talentos no mercado.

Esses profissionais precisam compreender a tecnologia, uma vez que a tendência das empresas é, cada vez mais, adotar a inovação dentro de suas soluções, atividades e processos.

Menor tempo de trabalho

Com a automação proporcionada por soluções tecnológicas, os profissionais não necessitam mais realizar diversas tarefas manuais, o que permite que eles trabalhem menos. O papel do RH é mantê-los motivados nesse cenário, incentivando a produtividade.

Uso de recursos online e inovadores

Considerada a principal tendência para todas as áreas de negócio, os profissionais de Recursos Humanos precisam se adaptar a novas soluções e recursos online que auxiliam em suas atividades, automatizando processos manuais e otimizando tarefas estratégicas — como a busca de profissionais e processos seletivos, por exemplo.

Existem, no mercado, diversas soluções focadas na área de Recursos Humanos, como softwares para recrutamento, plataformas para desenvolvimentos de testes para os colaboradores e pesquisa de satisfação (E-NPS), entre outras opções que contribuem para a gestão da área.

Novas formas de gestão

O novo cenário tem possibilitado outras formas de gestão que são mais flexíveis, com trabalhadores que executam suas atividades de forma remota e são avaliados por produtividade, e não mais por presença. Nesse sentido, o RH precisa se adaptar e compreender esses modelos de gestão para identificar profissionais que se enquadram no perfil buscado pelos gestores da empresa.

Quais as vantagens do RH 4.0?

Essas mudanças trazem diversos benefícios para a área de Recursos Humanos. Entre eles estão a otimização de processos,a  redução de erros e os trabalhos manuais — que muitas vezes são considerados massivos pelos profissionais.

No entanto, a maior vantagem da revolução do RH é a possibilidade de usar essa área com um papel mais estratégico dentro da empresa, conquistando os melhores talentos do mercado, reduzindo custos e contribuindo para ganhos cada vez maiores, numa empresa mais competitiva.

O RH 4.0 é uma realidade que tende a ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. Sendo assim, adotar suas tendências é só uma questão de tempo e, o quanto antes sua empresa se adaptar, melhor!

Agora queremos saber sua opinião. Comente aqui se você já usa algumas dessas tendências na sua empresa e se os resultados foram positivos!


Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *