Um processo bem direcionado de seleção e contratação de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) é essencial para um ambiente de trabalho agradável e produtivo em uma empresa. Nessas horas, o recrutamento estratégico surge como uma importante ferramenta para garantir uma equipe engajada e que atenda à cultura corporativa.

No entanto, ainda que realizado de maneira estratégica, esse processo pode demandar tempo e organização. Caso contrário, decisões erradas podem ser tomadas e virem a afetar o dia a dia da instituição.

É aqui que surge a necessidade da automação desse tipo de trabalho. Quer entender melhor como a automação pode otimizar o recrutamento estratégico? É o que vamos mostrar neste post. Confira!

Entenda o conceito de recrutamento estratégico

Por abranger um importante processo interno, o setor de Recursos Humanos deve se preocupar sempre em participar ativamente do planejamento estratégico da empresa. As decisões tomadas mediante recrutamento estratégico são pensadas, calculadas e analisadas conforme critérios preestabelecidos.

Assim, elas têm como objetivo não só agregar, como também aumentar o capital intelectual da organização. Com esse tipo de seleção, o RH é capaz de realizar o alinhamento dos objetivos do setor com os da empresa como um todo.

Trata-se, então, de uma gestão voltada para resultados e que, diferentemente da tradicional, apresenta ainda mais eficácia quando o assunto é retenção de talentos e diminuição do turnover.

RECEBA GRÁTIS

Saiba como a automatização otimiza esse processo

Como mencionado, esse é um processo que, além de velocidade, demanda trabalho constante. Isso porque cargos em vacância em uma empresa podem significar diminuição dos ganhos ou, até mesmo, prejuízos.

Imagine, por exemplo, ficar muito tempo sem desenvolvedores em sua empresa. Quantos problemas de TI apareceriam sem ter ninguém para resolver? Isso poderia causar desde complicações nos processos internos até paralisação do trabalho, dependendo do ramo da organização.

Por isso, por mais eficiente que um RH seja, usar a tecnologia a seu favor só tem a agregar na gestão de pessoas. Confira abaixo alguns fatores nos quais a automatização de processos influencia positivamente.

Comunicação

Considere todas as vezes em que um candidato a um processo seletivo enviou um currículo, demorou a ser respondido e nunca mais apareceu. Não é raro perder grandes oportunidades e talentos com essa prática, não é mesmo? Tem-se aqui um prejuízo que afeta não somente o candidato, mas também a empresa em si.

Por isso, utilizar um software para a gestão de pessoas pode tornar a comunicação mais direcionada e, consequentemente, mais efetiva. Um e-mail personalizado gerado automaticamente, por exemplo, mostra ao candidato que seu interesse em atuar na empresa é importante, valorizando-o desde o primeiro contato.

Triagem

Existem vagas em que o recebimento de currículos é tão grande que o gestor de RH se sente perdido, concorda? Entrevistar todas aquelas pessoas pode ainda se tornar uma perda de tempo, já que possivelmente muitas nem mesmo atendem aos requisitos do cargo.

Contar com softwares que auxiliam na triagem de candidatos é, assim, uma maneira de otimizar o recrutamento. Isso porque eles permitem aplicar questionários, provas e entrevistas online que poupam trabalho e tempo, mostrando ao RH quais daquelas pessoas devem ou não avançar no processo seletivo.

Essa prática traz benefícios para a organização, que não perde recursos com processos desnecessários, e também para o próprio candidato, que pode concentrar seus esforços em vagas adequadas a ele.

Produtividade

Cálculo de folha de pagamento, férias, décimo terceiro salário, gratificações… São tantos os processos que ter um tempinho a mais para lidar com cada um seria ótimo, não? Tem-se, mais uma vez, um benefício da automatização dos processos.

Com ela, é possível centralizar o recrutamento em um único software, que cuidará de diversas etapas dessa atividade, como arquivamento de informações e acompanhamento de aprovações. Enquanto isso, será possível atentar-se ainda mais a questões que também fazem parte do cotidiano desse setor.

Como foi possível perceber, a automatização do recrutamento estratégico é uma grande aliada na gestão de pessoas. Ela possibilita acelerar processos e garantir o bom funcionamento da empresa como um todo.

Também quer otimizar o setor de RH na sua empresa? Entre em contato com a Vulpi e saiba como ter os melhores desenvolvedores de softwares em sua equipe!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *