Você já definiu suas metas para recrutamento de desenvolvedores? Muitos vão responder essa pergunta dessa maneira: “sim, contratar desenvolvedores”. É claro que esse é realmente um dos principais objetivos quando tratamos de recrutamento técnico.

Porém esse processo deve ser guiado por uma série de marcos menores. Como recrutador, a definição de metas e indicadores de desempenho é uma das principais atribuições do seu trabalho, e é sem dúvida uma das mais desafiadoras.

Quando se trata do recrutamento de desenvolvedores, o trabalho da equipe tem um grande impacto na organização, por isso separamos aqui alguns erros comuns que devem ser evitados durante esse processo.

Definir metas que não são mensuráveis

As metas que você estabelece para o recrutamento de desenvolvedores podem (e devem) impactar todas as táticas de contratação, desde terceirização até o aprimoramento da marca empregadora. Mas independente do objetivo, é preciso ser capaz de metrificar o seu sucesso ao longo do caminho.

Por exemplo, você deseja aumentar o número de candidatos para uma vaga de desenvolvedor de aplicativos móveis até o final do mês. Se você já tem atualmente 5 inscrições, basta conseguir 6 para ter batido essa meta.

Por isso, ao invés disso, você pode propor aumentar 10% ao mês a quantidade de aplicações para a vaga, assim é uma meta  mais poderosa, e que te dá uma maior noção dos resultados que vêm sendo alcançados.

RECEBA GRÁTIS

Definir metas que não são prioridades para a empresa

Mesmo que o mercado de contratação de desenvolvedores esteja competitivo, você não deve contratar profissionais apenas para “cumprir o seu trabalho”.

Contratar dois excelentes desenvolvedores front-end pode ser motivo de comemoração, mas não se o foco do desenvolvimento mudou, identificando um problema no back-end e a necessidade de reforçar o time.

Suas metas para o recrutamento técnico devem estar alinhadas aos objetivos do time de desenvolvimento, mas não espere que os gestores dessa área te atualizem o tempo inteiro. Reúna-se com eles mensalmente e peça opinião em relação ao foco da área técnica.

Traçar metas não específicas para o recrutamento de desenvolvedores

Um bom recrutador técnico está sempre pensando em melhores maneiras de melhorar a reputação de sua empresa perante a comunidade desenvolvedora, reduzir seus gastos com recrutamento e gerar um maior número de candidatos por vaga.

Quando você se pergunta onde pode reduzir custos de seleção, se o recrutamento precisa de mais atenção, ou se está faltando alguma coisa para aprimorar o processo, as respostas devem estar na ponta da língua, pois definir metas sem ter noção do impacto que elas produzem e das reais necessidades do setor pode ser muito prejudicial à empresa.

Traçar metas sem prazos

Os prazos são muito importantes para que uma meta que está sendo traçada seja bem executada e cumprida.

Se você acredita que a contratação de um desenvolvedor sênior irá demorar três meses, documente as justificativas para esse tempo e defina o prazo. Assim será possível realizar um planejamento estratégico para cumprí-lo.

Gostou de nosso conteúdo sobre recrutamento de desenvolvedores? Curta nossa página no Facebook e não perca mais conteúdos como esse

 


Daniel Martins

Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *