O ano de 2017 acabando e os profissionais de diversas áreas ficam apreensivos para descobrir quais serão as profissões com grandes promessas para o ano que vem.

Com o crescimento exponencial da tecnologia e tudo que a cerca, obviamente, profissionais correlatos a essa área buscam por essas informações.

Pensando nisso, pesquisamos e fizemos uma lista com os profissionais de tecnologia da informação que, provavelmente, serão mais buscados em 2018.

A mudança econômica no Brasil e a busca por profissionais

Que a economia brasileira está começando a melhorar isso é um fato, mas a instabilidade econômica dos últimos anos levou as empresas a se reinventarem e a buscar outras metodologias para aplicar aos seus negócios.

Essa mudança também acarretou a maior busca por diversos profissionais, dentre eles, os da área de tecnologia.

De acordo com Antonio Loureiro, CEO da Conquest One, a área de tecnologia é uma das áreas quentes para o ano de 2018.

Já em uma visão global, o esperado é que aconteça um crescimento de até 12% na contratação de profissionais de tecnologia até 2024, contra 6,5% em outras áreas.

A criação de novos tipos de profissões dentro da área de tecnologia também é enorme. O esperado é que até 2024, 488.500 novas profissões sejam criadas.

Profissões do ano para o setor de T.I em 2018

Agora que já vimos que o setor de tecnologia está crescendo, e muito, vamos as profissões que, acreditamos, sejam as mais buscadas em 2018.

Vale observar que não está em ordem de importância!

1. Analista de Business Intelligence

O analista de business inteligence é responsável por analisar a base de dados da empresa e suas necessidades para, assim, ajudar os sócios e diretores na tomada de decisões estratégicas.

É um profissional que precisa saber precisamente ler, analisar e interpretar dados. De preferência que tenha muito conhecimento e familiaridade com tecnologias de base e dados e ferramentas de relatórios e análises.

2. Cientista de dados

O cientista de dados é aquele que, junto do B.I, junta e analisa os dados do negócio para melhorar na tomada de decisão.

No entanto, o cientista de dados deve saber muito bem a linguagem de programação, de preferência python e java.

3. Desenvolvedor de base de dados

Esse profissional é o responsável por desenvolver e gerenciar a base de dados da empresa, ou seja, deve ser um profissional bem analítico e voltado para a resolução de problemas.

4. Engenheiro de Software

Esse profissional é voltado para o desenvolvimento, manutenção e criação de softwares nas empresas.

Um engenheiro de software deve saber sobre linguagem de programação, base de dados, ferramentas, processo de software, qualidade de software, entre outros.

RECEBA GRÁTIS

5.Scrum Master

O Scrum master é o responsável por gerenciar times com metodologias ágeis e processos objetivos dentro dos times de programação.

Vem sendo muito buscado justamente por conta da implementação digital crescente até mesmo em empresas mais tradicionais.

6.Arquiteto de Soluções

O job description deste profissional é de facilitar a experiência e obtenção de informações para as empresas.

Designer de sites, intranets, comunidade e grupos de informação. Visto que a experiência do usuário é um dos maiores fatores competitivos nos dias de hoje, esse profissional é super cotado nas empresas.

7.Gerente de expansão de T.I

Profissão que começou a ser mais buscada em startups agora também é muito procurada em empresas mais tradicionais também.

Esse profissional é o responsável por, a partir de informações, direcionar a abordagem das companhias quanto a base de dados, infraestrutura tecnológica e adoção de tecnologias.

E aí, sua empresa precisa de algum desses profissionais?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os profissionais que serão mais procurados em 2018, que tal aprender um pouco mais sobre como otimizar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa?

Até a próxima!


Redação Vulpi

Conheça a Vulpi! Temos o propósito de tornar mais simples e eficaz o processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores de software.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *