No processo de recrutamento o profissional de RH tem um papel muito importante! Saiba mais sobre isso:

O processo de recrutamento e seleção é  uma das atribuições do departamento de RH, que se responsabiliza pela atração, seleção e alocação dos candidatos nas vagas ofertadas pela companhia, de acordo com suas competências técnicas e fit cultural com a posição.

Com o surgimento de novas tecnologias que auxiliam no recrutamento e seleção de pessoas, o profissional de RH teve seu papel questionado por alguns gestores e empresários. Porém esse profissional ainda é muito importante para as organizações.

Trabalhar com um bom planejamento e expertise na área de gestão de pessoas pode garantir melhores resultados e economia. Por isso a área de recursos humanos não pode ser negligenciada, independente do porte e maturidade da empresa.

Devemos tratar o profissional de RH como uma peça chave para o bom funcionamento dos processos, e as ferramentas e plataformas disponíveis no mercado como auxiliadoras para um processo de seleção mais rápido e eficaz. Vamos então, aos fatos que tornam esse colaborador tão importante:

Visão estratégica

O setor de gestão de pessoas é muito mais que a frase “dê uma passada no rh”, essa parte da empresa,  além de tratar questões burocráticas, assume uma posição estratégica.

É importante que os profissionais de RH, tenham uma visão de negócios, e identifiquem antes mesmo dos gestores e diretores a demanda por um novo colaborador, e encontre no mercado aquele que realmente vá fazer diferença no time atual, contribuindo com o crescimento e melhorias nos processos.

Diferencial na busca por talentos

O mercado está cada vez mais competitivo, com cada vez menos candidatos qualificados ociosos e em busca de recolocação. Por isso um bom profissional de RH, tem a capacidade de identificar os desejos daqueles profissionais chave para o funcionamento da organização, e quais são os fatores culturais, salariais e expectativas que devem ser alinhadas internamente para atração desses.

Feito essa busca assertiva, o departamento de gestão de pessoas consegue reduzir também custos da empresa, pois a rotatividade de funcionários será reduzida e gastos com processos serão cada vez menores.

Transmissão de confiança e acompanhamento do onboarding

Os profissionais de RH tem com certeza grandes desafios. Um dos maiores deles é ter a total confiança dos donos da empresa e dos demais colaboradores. A palavra final por exemplo, deve estar alinhada sempre, para que não haja divergência entre sua fala e a dos sócios.

Informações claras e precisas sobre responsabilidades, carga horária e remuneração, devem estar na ponta da língua, para que assim haja uma percepção de confiança por parte do contratado. É importante também saber defender o seu ponto de vista perante os donos.

As atribuições do setor de gestão de pessoas no processo de recrutamento não param por aí, há um pós contratação que deve ser muito bem executado. O processo de onboarding, a adaptação e treinamento do novo colaborador, deve ser acompanhado de perto. É responsabilidade do RH verificar a efetividade do processo e intervir caso haja alguma falha, isso evita o turnover de funcionários e comprova mais ainda a importância do profissional.

Tecnologia em recrutamento para profissionais de RH

Bom, já ficou claro que o profissional de RH é um recurso chave para o bom funcionamento dos processos organizacionais não é mesmo? Atualmente vivemos uma era de constante inovação e o RH tech tem sido um termo muito comum. Plataformas e aplicações tem se destacado no mercado e auxiliado esses profissionais na execução de suas tarefas.

Com o objetivo de tornar o processo de recrutamento mais rápido e assertivo, softwares que utilizam inteligência artificial e análises de redes sociais profissionais, trazendo a empresa o profissional mais apto a realizar a função desejada, vem tomando conta do mercado. É importante que esses programas sejam identificados como parceiros e caminhem lado a lado com o RH, possibilitando uma melhor execução do seu trabalho e uma satisfação maior por parte dos gestores.

Com o alinhamento de RH e tecnologia com certeza teremos cada vez processos de recrutamento mais efetivos e a vida do profissional de gestão de pessoas facilitada!

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH


Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *