Os processos seletivos online já são um costume para algumas empresas que recrutam pessoas sem se limitar a localização, buscando candidatos de diversas cidades. Essas empresas têm a prática de fazer mobilidade de talentos.

O que era prática apenas de alguns, passou a ser regra para quem precisa recrutar novos profissionais atualmente. Na situação atual que vivemos, com o isolamento social, muitas empresas passaram a funcionar no modelo remoto. Com os funcionários trabalhando de casa, inclusive os recrutadores, muitos processos precisaram ser adaptados.

O momento atual é delicado e são muitas as incertezas. Mas as empresas precisam se planejar e pensar nos diferentes cenários possíveis para pelo menos 6 meses a frente. Então, não é muito estratégico simplesmente cancelar ou adiar os processos seletivos de vagas que já são demandadas.

Dessa maneira, os processos seletivos online passaram a ser altamente usados nas empresas que não querem parar no tempo.

Confira aqui algumas dicas sobre como fazer processos seletivos online sem perder a qualidade no seu recrutamento e seleção.

Porque optar por processos seletivos online

Independentemente da realidade atual, fazer algumas fases do seu processo seletivo de maneira online é muito bem visto pelos candidatos. Esse método permite maior flexibilização de horários, dispensa locomoção e alcança candidatos de qualquer parte do Brasil e até do mundo.

No momento, reuniões presenciais estão fora de cogitação. Então, a realidade é: ou as empresas fazem processos seletivos online ou não fazem nenhum processo.

É normal ficar com o pé atrás quando sua empresa não tem experiência em fazer recrutamento e seleção dessa forma. O jeito de fazer as coisas, de avaliar e de comunicar, será diferente. Mas quem quiser se destacar em tempos de crise terá que se adaptar às novas dinâmicas. E fazer processos seletivos online é um exemplo disso.

Para quem busca contratar profissionais de TI, este inclusive pode ser um bom momento. O mercado de TI no geral continua crescendo em tempo de crise. E com muitas pessoas trabalhando em casa e com horários mais flexíveis, os candidatos podem estar mais disponíveis para entrevistas e para serem abordados.

Além disso, muitos profissionais de TI já são acostumados a trabalhar de maneira remota e eles não precisam de muita estrutura de equipamentos para fazer isso dar certo.

Optar por fazer processos seletivos online te permite não parar. E hoje já existem várias ferramentas que te auxiliam nessa tarefa.

Etapas do processo

Considere as diferentes etapas do processo seletivo da sua empresa e passe a avaliá-las criticamente. Defina quais delas podem seguir acontecendo normalmente, como divulgação de vagas, hunting no Linkedin e envio de testes de validação de competências de forma online.

Outras etapas, demandam maior proximidade entre recrutador e candidato. Na situação atual que vivemos, uma primeira conversa por telefone já pode ser bem proveitosa para o processo de seleção. Para maior contato e análise, podem acontecer entrevistas online com áudio e vídeo.

Nesse caso, é legal atentar-se para alguns pontos.

processos seletivos online

Dicas para fazer entrevista online 

Assim como em entrevistas presenciais, as entrevistas online exigem alguns cuidados. Tanto o recrutador quanto o candidato precisam se preparar. Como recrutador, você pode seguir esses passos:

  1. Escolha uma plataforma para a sua entrevista online, pode ser o Skype, Hangouts, Discord, Zoom… opção não falta. Quando você definir em qual delas fará a entrevista, informe ao candidato. Assim, ele terá a chance de baixar o aplicativo, criar uma conta e se familiarizar com ele.
  2. Teste o link da conferência antes de começar a entrevista. Confira se a câmera, o microfone e a sua internet funcionam bem. Poder ser legal ligar para algum colega e ter certeza que está tudo certo.
  3. Escolha um lugar calmo para você e seu computador. Tente fugir de circulação de pessoas e barulho externo. Esteja em um ambiente confortável, com boa iluminação e que te proporcione uma boa postura.
  4. Mantenha a concentração. Foque na câmera, não fique olhando para os lados e não converse com outras pessoas, isso pode deixar o candidato nervoso. Se estiver fazendo a entrevista da sua casa, avise as pessoas que moram com você para não interromper.
  5. Seja empático. Sem o “cara a cara” de uma entrevista presencial, às vezes pode ficar difícil perceber reações ou expressões faciais. É legal compensar isso com a voz e as palavras para buscar maior proximidade.
  6. Vista-se e comporte-se da mesma maneira que você faria em uma entrevista presencial. Isso ajuda a trazer a seriedade que o momento merece.

Fazer entrevistas e processos seletivos online pode não ser o ideal, mas é uma maneira de se adaptar às mudanças. É melhor tirar proveito disso. 🙂

Processos seletivos online como solução

O mercado e nosso dia a dia são influenciados pelo que acontece no mundo. É fundamental ter a habilidade de entender o desafio, reconhecer as mudanças necessárias e se adaptar.

É normal e até compreensivo escolher congelar processos em época de crise e incertezas. Mas é essencial tomar decisões inteligentes, de maneira crítica e considerando também a situação a longo prazo. Afinal, a sua empresa não pode parar.

Crises fazem os profissionais buscarem por soluções diferentes, despertam novas ideais, mudam padrões. E o aumento de processos seletivos online é um exemplo disso.

De qualquer maneira, é importante que os profissionais mantenham-se motivados, engajados e em desenvolvimento. E a melhor maneira de fazer isso é dando sequência aos seus projetos e demandas.

Aproveite nossas dicas sobre processos seletivos online e experimente encarar essas mudanças.

Conte com a Vulpi no seu recrutamento e seleção de TI e vamos crescer juntos.

 

Precisa de ajuda para contratar dev?


Maria Clara Moura

Maria Clara Moura

Maria Clara é Analista de Marketing na Vulpi 💜 Tem experiência em Marketing Digital, Inbound, Outbound e Produção de Conteúdo. Focada em gestão de oportunidades e atração de novos negócios.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *