Uma empresa é formada por pessoas e a vivência e o desenvolvimento delas no ambiente de trabalho é essencial para o sucesso da organização. Por isso, mais do que bons profissionais, é preciso que as empresas possuam membros que se sintam acolhidos e motivados para exercerem suas atividades.

Mas buscar manter o bem estar de seus colaboradores pode parecer uma tarefa um tanto quanto difícil e que demanda estratégias e assertividade. Por isso, processos de gestão de pessoas pré-definidos podem ser uma boa maneira de guiar as ações do setor de Recursos Humanos de uma empresa.

Confira agora mesmo 6 tipos de processos de gestão de pessoas para aplicar na sua empresa.

1. Agregar

Este é o processo responsável pelo provimento de colaboradores na empresa, no sentido de encontrar profissionais para se tornarem membros dela. Nele, incluem-se a implementação de um processo seletivo, a busca por profissionais qualificados e o recrutamento dos candidatos.

As atividades desse processo consistem em encontrar pessoas capazes de exercer funções necessárias à empresa e estabelecer com elas relações de trabalho que contribuam para o sucesso da organização. É importante aqui estabelecer práticas que facilitem encontrar o profissional ideal.

2. Aplicar

Esta é a parte em que se desenha as funções de um profissional numa empresa, orientando-o acerca do que ele deve fazer, além de acompanhar seu desenvolvimento na execução das tarefas.

Nesse processo estão incluídos o desenho, a análise e a descrição dos cargos. Além disso, são feitas aqui a integração do novo colaborador à equipe e a avaliação de seu desempenho no trabalho que realiza. Práticas como onboarding se mostram eficientes para o alcance desse objetivo.

3. Recompensar

Um membro de uma organização possui expectativas acerca do seu trabalho. Por isso, para que se mantenha motivado, é importante que um colaborador se sinta recompensado.

Por isso, o processo de recompensa é fundamental, uma vez que incentiva uma pessoa a exercer seu trabalho da melhor maneira possível. Esse processo pode ser exercido por meio de remuneração satisfatória, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços. Assim, é possível diminuir a taxa de turnover de uma empresa.

4. Desenvolver

Por mais qualificado que um profissional seja, é muito importante desenvolvê-lo desde o momento em que entra numa empresa, de forma que se sinta adaptado ao trabalho e à cultura corporativa.

Nesse processo de gestão, é essencial oferecer treinamentos, cursos e outras maneiras de desenvolvimento de pessoal, além de programas de mudanças e possibilidades de plano de carreira. Todas essas ações têm como objetivo aperfeiçoar o colaborador não só profissionalmente, como também pessoalmente.

5. Manter

Também responsável por diminuir as taxas de turnover da organização, esse processo consiste na constante preocupação em manter os colaboradores satisfeitos e, consequentemente, motivados. Para isso, é importante prezar por condições ambientais e psicológicas satisfatórias que colaborem nas práticas profissionais.

Esse pode ser um importante fator capaz de despertar no funcionário a vontade de permanecer na empresa por um longo período de tempo. Incluem-se aqui a relação entre colaboradores, gestores e donos da empresa, a higiene do local de trabalho, a segurança e a qualidade de vida do profissional.

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

6. Monitorar

O processo de monitoramento compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais, muitas vezes desenvolvidos por profissionais da área de TI. Seu objetivo é acompanhar, orientar e manter o comportamento dos membros da equipe.

Assim, é possível garantir que os valores dos funcionários estejam alinhados ao planejamento da empresa, garantindo sua boa execução e alcance dos objetivos.

Enquanto profissional de RH, é importante garantir a execução de todos os processos citados, como forma de se ter uma boa gestão dos colaboradores de uma empresa. Dessa maneira, é importante tomar atitudes estratégicas para se chegar ainda mais perto do sucesso. Tudo isso com o apoio de cada profissional que, motivado e reconhecido, é capaz de se esforçar ainda mais pela evolução organizacional.

Quer saber como manter profissionais motivados em sua equipe? Confira aqui algumas dicas!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *