Nos últimos anos o processo de recrutamento e seleção passou por várias mudanças. Salas repletas de candidatos, dinâmicas de grupo e inúmeras entrevistas estão se tornando cada vez mais raros.

No momento onde o tempo é escasso e a exigência por qualidade é cada vez maior, a área de R&S enfrenta o grande desafio de encontrar o candidato mais adequado em um curto espaço de tempo.

Por isso é importante estruturar o processo seletivo de forma que ele seja eficiente, assertivo e principalmente focando em pessoas.

Confira 10 dicas para tornar o processo de Recrutamento e Seleção mais eficiente, respeitando os candidatos:

Conheça o requisitante

Conhecer o gestor e a equipe é o primeiro passo, o candidato ideal precisa ter valores compatíveis com a empresa, área e gestor. Lembre-se: além das competências técnicas é necessário pensar no relacionamento interpessoal.

Conheça as tarefas a serem executadas

Quando conhecemos as tarefas fica mais fácil encontrar o talento adequado, principalmente na hora de divulgar a vaga. Não é possível fazer uma triagem adequada sem os conhecimentos necessários sobre a vaga.

Divulgue a vaga

Faça a divulgação da vaga com o maior número de informações possível, principalmente local, horário de trabalho e qualquer outro ponto importante, se necessário peça para alguém da área verificar se as informações estão corretas, principalmente em vagas de TI é comum erros na descrição. Não esqueça de definir data final para receber os currículos.

Faça a triagem dos currículos

A triagem é o processo que mais demanda tempo, use as ferramentas disponíveis para fazer filtros e pré-triagens. Mas garanta uma parametrização adequada para não perder talentos. Faça esse processo com muita atenção, veja além do papel, pois é muito comum encontrar currículos mal formatados de profissionais talentosos, em caso de dúvida entre em contato por e-mail.

RECEBA GRÁTIS

Valide os currículos

Muitos requisitantes gostam de validar os currículos antes do processo, neste caso uma boa prática seria estabelecer um prazo para receber os pré-selecionados, e aproveitar para perguntar quais os critérios usados para descartar os demais candidatos, desta forma você conhecerá melhor o requisitante.

Faça a pré-entrevista

Lembre-se que a maioria das pessoas que se candidatam às vagas estão desempregadas, e a entrevista presencial implica em custo de deslocamento. Por essa razão verifique se é possível fazer uma pré-entrevista por telefone, Skype ou outras ferramentas online.

Não se esqueça da entrevista presencial

Veja a possibilidade de casar a agenda de entrevistas com o gestor, desta forma o processo será realizado no mesmo dia, o que vai economizar seu tempo e o do candidato. Informe ao candidato o tempo médio do processo, desta forma ele pode se programar.

Durante a entrevista…

Faça a entrevista com respeito, os candidatos geralmente estão nervosos, preocupados e até desesperados. Quebrar o gelo é o papel do recrutador. Quando a entrevista se torna natural o candidato fica mais tranquilo, mais aberto e verdadeiro, e isso facilita a seleção.

Seja Verdadeiro

Seja verdadeiro no processo seletivo, lembre-se que a escolha também é do candidato e por isso ele precisa ter a chance de conhecer a empresa e os desafios da oportunidade, não venda uma empresa que não existe.

Finalização

Após as entrevistas, sente com o gestor para definir o candidato mais adequado. É preciso dar  uma devolutiva para os candidatos que não foram aprovados, não espere muito tempo para dar esse feedback, é angustiante não saber o resultado de um processo.

Aproveite as inúmeras ferramentas que podem otimizar o processo seletivo,  o foco principal são as pessoas, por isso conduza o processo com muito respeito. Afinal a seleção é o primeiro contato que o colaborador terá com a empresa.

E aí, gostou desse conteúdo sobre como tornar um processo de recrutamento e seleção mais eficiente? Siga a nossa página no Facebook e assine a nossa newsletter para receber em primeira mão as atualizações do blog.


Redação Vulpi

Conheça a Vulpi! Temos o propósito de tornar mais simples e eficaz o processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores de software.

1 comentário

luceliaferreiradesousa · 29 de janeiro de 2020 às 01:24

olá, sou empreendedora vejo um cargo melhor que o outro.Mas ainda há o que melhorar.o empreendorismo precisa ser mais valorizado. Nossa sociedade precisa sair do campo de batalha ruim, a falta de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *