A era da informação chegou a todos os setores e na área de recursos humanos e gestão de pessoas não é diferente. É nesse patamar que surgiu o people analytics, um processo que envolve a captação, organização e estudo de diversos dados relacionados ao dia a dia dos funcionários da empresa, fazendo vistas à tomada estratégica de decisões.

Dentro desse contexto, neste post, você ficará bem informado e entenderá melhor o que é o people analytics. Além disso, conhecerá as principais vantagens de utilizar essa metodologia na sua empresa. Continue conosco e confira todas essas importantes informações.

O que é, de fato, o people analytics?

Entre os estudiosos que praticam o people analytics está o CEO da empresa Humanyze, Ben Waber. O empresário classifica-o como um conjunto de indicadores que medem o comportamento das pessoas em uma organização.

Esses índices podem ser, por exemplo, a eficiência na realização dos trabalhos, a criatividade nas atividades do dia a dia, capacidade de liderança, engajamento com a empresa, etc.

De maneira geral e prática, podemos definir o people analytics como a coleta de dados, por meio de pesquisas de clima e satisfação, declarações sobre a empresa disponibilizadas pelos colaboradores em redes sociais internas e externas, avaliações de desempenho realizadas pelos líderes de cada setor sobre os seus subordinados, entre outras formas.

Todos esses dados são colhidos, analisados e codificados numericamente em indicadores, que podem servir para que a empresa realize melhorias internas, visando sempre ter funcionários mais engajados e satisfeitos. Isso resulta em um trabalho com muito mais qualidade.

Quais são as vantagens de adotar o people analytics na empresa?

São diversas as vantagens que o people analytics traz para as organizações. Veja os principais:

Contratação assertiva de candidatos

O Google foi uma das empresas pioneiras a utilizar o people analytics e tal metodologia foi muito útil, inclusive, para melhorar os processos de contratação de seus colaboradores. A gigante da tecnologia desenvolveu um algoritmo que caracteriza o perfil ideal que desejam contratar, com base em quem já é funcionário da organização.

Desse modo, nos processos de recrutamento, o software filtra os currículos das pessoas cadastradas em seu banco, escolhendo para entrevistas apenas aquelas que se encaixam nas características buscadas.

Identificação de melhorias para a produtividade

Os dados mensurados nos processos de people analytics são muito úteis para que sejam implantadas melhorias na produtividade dos colaboradores, pois podem ser feitas modificações na estrutura física e nos processos internos de modo geral.

Se, por exemplo, verifica-se que os colaboradores rendem mais quando fazem pequenas pausas durante o dia, pode-se adotar essa metodologia de trabalho, com mais intervalos no expediente.

Diminuição do turnover

Com os funcionários motivados e com suas necessidades atendidas e compreendidas pela empresa, dificilmente haverá índices grandes de turnover ou rotatividade de funcionários.

Os dados do people analyctics podem servir, inclusive, para embasar ações de endomarketing, objetivando uma diminuição no número de colaboradores que pedem demissão da empresa.

Agora que você já sabe mais sobre o people analytics, que tal receber informações relevantes para a sua empresa? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no LinkedIn e no Facebook, sempre com novidades interessantes para você!

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *