Em qualquer tipo de companhia, bons desenvolvedores fazem toda a diferença para a obtenção de resultados positivos. Isso porque no trabalho deste profissional está inclusa a missão de transformar boas ideias em produtos e serviços que sejam de interesse do público-alvo.

No entanto, encontrar esses desenvolvedores para contratar, especialmente no Brasil, pode ser uma tarefa bastante complicada.

Além de haver uma desconexão na maneira como as companhias se engajam com os programadores e estes com as companhias, boa parte desses profissionais não está à procura de uma vaga e a demanda por profissionais é maior que sua quantidade.

Por isso, neste artigo, a Vulpi trouxe dicas básicas para otimizar o processo para contratação desenvolvedores e fazer o setor de tecnologia da sua empresa ou das empresas de seus clientes um sucesso.

Premissa básica

A primeira coisa a se ter em mente é que estratégias de recrutamento tradicionais simplesmente não funcionam.

Isso é de suma importância se considerarmos que a demanda por programadores só aumentará – em 24% até o ano de 2024.

Para se ter ideia, no mercado de trabalho americano apenas 14% dos programadores estão procurando por emprego, sendo que apenas 10% desses profissionais empregados acharam seus respectivos empregos por meio de anúncios e canais tradicionais.

Desenhando o processo seletivo

A premissa acima indica que é necessário um processo de contratação voltado especificamente para os programadores. Assim, você irá gerar empatia e engajamento dos desenvolvedores com as empresas.

Dessa maneira, é preciso focar em 4 principais pontos deste processo. São eles:

RECEBA GRÁTIS

Entendimento

A partir do entendimento dos potenciais candidatos, a equipe de seleção passa a tratá-lo como uma pessoa e não como uma máquina como ocorre em muitos casos.

É possível desenhar um processo de seleção muito mais eficaz tendo em mãos algumas informações como:

  • o que os candidatos desejam;
  • qual o regime de contratação preferem;
  • como gastam seu tempo livre.

As informações acima são exemplos de dados que poderão auxiliá-los na estruturação de  entrevistas.

Para tornar o processo dinâmico, pode-se listar trabalhos e outras tarefas a serem executadas pelo profissional. O candidato, ciente das obrigações, ficará muito mais propenso a se candidatar e eventualmente aceitar sua proposta.

Construção

Após observar o panorama e entender os desafios, é hora de construir a marca, mensagem e estratégia de contratação.

Os programadores importam-se com seu site e suas páginas em redes sociais, pois é através delas que descobrem o porquê trabalhar na empresa.

Assim, é fundamental mostrar a cultura, o espaço e a equipe. A comunicação também é importante, a forma como dialogar com os candidatos tem que fazer com que haja uma conversa de mão dupla. E, se você entendeu o tópico anterior, estará propenso a criar uma interação enriquecedora.

Fontes de divulgação

Saber onde encontrar os melhores profissionais é essencial. Estar presente nas mesmas redes e plataformas deve ser uma das premissas de sua empresa. Divulgar suas vagas nesses meios tornará seu processo bem mais eficiente e eficaz.

Assim, vale a pena investir na busca automatizada de candidatos e em anúncios otimizados para mecanismos de busca, quer seja em rede de pesquisa quer seja em rede de display.

Gestão

Por fim, depois que a estratégia está pronta, é necessário fazer sua gestão.

Acompanhe os locais a partir dos quais as candidaturas são feitas, monitore o número de aplicações e veja quantas visualizações a vaga está tendo. Dessa maneira, se fará possível realizar ajustes durante a estratégia para assegurar a obtenção dos melhores resultados, ou seja, ter a certeza de contratar os melhores desenvolvedores.

Essas dicas são básicas para que se crie um processo dinâmico para a contratação de profissionais realmente engajados. Vocês já implantaram alguma dessas estratégias? Contem para a gente como é elaborado o processo de suas empresas. Em caso de dúvidas, contem com a Vulpi para encontrar os melhores desenvolvedores.


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.