Deseja melhorar, ainda mais, o seu processo de recrutamento e seleção? Então venha conhecer e entender o que é Inbound Recruiting. Uma estratégia de recrutamento que atrai, engaja e encanta os candidatos para as suas vagas. Saiba mais sobre a metodologia!

 

Mas afinal, o que é Inbound Recruiting?

 

A metodologia de Inbound Recruitment deriva do Inbound Marketing, que nada mais é que uma estratégia de atração, conversão e encantamento do cliente. O objetivo da aplicação desse método é despertar o interesse do consumidor, fazer com ele engaje com a marca e seus conteúdos, para que ele seja convencido de algo e, ao final, se torne promotor da empresa.

No Inbound Marketing esse plano acontece através de uma série de conteúdos relevantes para aquele público desejável. E o RH pode aplicar a mesma técnica. A diferença é que no Marketing o objetivo é ajudar na decisão de compra da pessoa. E quando aplicamos no recrutamento, o objetivo é ajudar na decisão de participar ou não do processo seletivo.

E para ser assertivo em ambos, há algumas coisas em comum. Destacamos aqui duas delas:

 

Comunicação e conteúdo

A forma de gerar conteúdo e de se comunicar é crucial no Marketing, e também no RH. É importante que a descrição da vaga:

 

  1. Seja atrativa – para chamar a atenção do candidato;
  2. Gere engajamento – para que ele continue a leitura, entenda melhor como o processo funciona e se candidate;
  3. E, claro, que o encante para que ele propague uma imagem positiva da empresa e sua vaga.

 

Experiência

Faça com que a experiência da pessoa que se candidatou para a sua vaga seja boa. Sabemos que o mercado, em especial o de TI, é vasto e muitas vagas estão abertas. Mostre porque vale a pena se candidatar para a sua oportunidade.

Crie uma experiência agradável desde o primeiro contato, no job description, às conversas individuais. Tenha objetividade e faça o processo valer a pena para todos os envolvidos.

 

E na prática, como funciona o Inbound Recruiting?

Já entendemos o que é. Ótimo! Agora vamos para a prática.

Se essa é uma estratégia nova que você aplicará na empresa, se atente ao passo a passo, para que você comece e tenha bons resultados com a metodologia.

 

Entenda o perfil das pessoas candidatas

Imaginamos que essa é uma etapa que já faz parte das suas tarefas na hora do recrutamento e seleção. Mas queremos reforçar a importância de ter bem desenhado o perfil das pessoas ideais. Entenda competências técnicas, habilidades comportamentais, perfis culturais, etc. Converse com lideranças e diretoria para deixar isso bem estruturado e a cada novo processo de seleção, valide com a equipe esse perfil.

 

Plano de atração

Com o perfil bem detalhado em mãos, agora é hora de criar o plano de atração dessas pessoas. Pense estrategicamente como começar um diálogo com esses profissionais. E saiba que uma relação nem sempre começa apenas na publicação de uma nova oportunidade de trabalho. Você pode (e deve!) criar conteúdos de atração antes mesmo da abertura de uma vaga.

Lembre-se que você já tem perfis em mãos, então já conhece quem são e, provavelmente, quais tipos de conteúdo elas consomem. Ofereça materiais de consulta, como e-books, planilhas, artigos, etc. Crie conteúdo relevante no LinkedIn e em outras redes da empresa. 

 

Relacionamento é tudo

Além de criar conteúdos relevantes, manter um relacionamento com as pessoas é fundamental. Os conteúdos, que falamos no tópico anterior, vão nutrir o interesse das pessoas. E o relacionamento vai encantar.

Mesmo que a empresa não tenha vagas abertas no momento, criei uma forma de comunicação com as pessoas interessadas. Lembra do e-book criado na etapa anterior? Por que não usar o e-mail coletado na hora do download para criar esse relacionamento mais próximo? Essa relação ajuda na lembrança de marca e quando alguma vaga estiver disponível, provavelmente a pessoa terá muito interesse em participar do processo.

 

Já entendemos o que é Inbound Recruiting. Que tal começar agora?

A estratégia de Inbound Recruiting gera muitos benefícios para o RH. E com esse plano bem elaborado, é possível atrair os talentos certos para as vagas, já que é possível estabelecer uma relação de longo prazo com o público. Isso contribui para a assertividade na contratação, diminuição do turnover e pessoas mais engajadas no dia a dia do trabalho.

Outra vantagem é a experiência e otimização de tempo no processo seletivo. Como muitos candidatos já estarão mais antenados sobre a empresa, sua cultura, desafios, etc., isso ajudará na condução do processo, fazendo com que possam ir direto ao assunto técnico e experiências passadas, por exemplo. E, por fim, a vantagem vai além do RH. A lembrança de marca é vantajosa para a empresa e os conteúdos podem ajudar em uma maior visibilidade no mercado.

 

Esperamos que o conteúdo ajude na construção dos primeiros passos para Inbound Recruiting. Coloque em prática e depois conta pra gente os resultados colhidos!

 


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

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