Já ouviu falar sobre essa nova função que é tendência na área da tecnologia? Escrevemos tudo sobre o que é DevRel, qual o perfil desse profissional, sua importância e também sobre o mercado.

Então vamos lá?

 

O que é DevRel

Com a aceleração e transformação digital, os developers estão se tornando cada vez mais uma figura importante entre os negócios. Isso faz com eles contribuam e passem a ser um pilar importante para as tomadas de decisões.

Porém, nem sempre há uma comunicação clara e relações de troca entre outros profissionais e os desenvolvedores. Isso ocorre, muitas vezes, pelo fato da dificuldade, por parte dos desenvolvedores, ou de entendimento das outras áreas.

Foi pensando nisso que nasceu uma área organizacional muito importante. É para administrar e gerenciar a troca entre empresas, comunidades e ecossistemas aos desenvolvedores. São os Developers Relations ou DevRel.

 

Qual a importância de um DevRel

Esse papel é uma tendência importante no mundo da tecnologia. Isso porque esse profissional ajuda na comunicação e expectativas entre o ecossistema ou a comunidade a se conectarem aos desenvolvedores. O que leva também à conexão dos objetivos da empresa ou negócio. Isso faz com que o principal objetivo seja o de desenvolver e estreitar relações entre áreas.

 

O que muda de profissões já existentes hoje?

Muitas vezes há uma confusão quanto a área de DevRel junto a outras funções de tecnologia. São elas: Evangelistas, Advocate ou Community Manager. Mas existem pequenas diferenças que tornam cada cargo único. Veja a seguir:

Evangelistas

Os Evangelistas são aqueles que geralmente atuam como a frente da comunidade. E como o próprio nome sugere, é quem faz o papel de “evangelizar”. Além disso, essas pessoas também “vendem” os produtos ou serviços de tecnologia para as organizações.

Advocate

Já o Advocate tem um papel mais próximo aos devs. É esse profissional que defende os desenvolvedores. Além de dar feedbacks de melhorias para os times internos. Ou seja, seu papel é cuidar e guiar quem está dentro da comunidade.

Communities Managers

Por fim, os Communities Managers têm o papel de gerenciar e monitorar os planejamentos e execuções. É comum que esses profissionais tenham vivência em marketing digital e entendam de redes sociais.

 

Com isso, podemos concluir que a área de DevRel engloba todas essas funções citadas. Todos esses profissionais possuem a missão de ajudar os desenvolvedores a se comunicarem melhor com as outras áreas ou entre eles.

 

Já entendemos o que é DevRel. Mas como saber se minha empresa precisa de um?

Sugerimos que faça o seguinte checklist:

  • Sua empresa possui uma área de tecnologia;
  • Você depende de uma comunidade ou precisa se comunicar bem com os desenvolvedores;
  • Sua empresa sente a necessidade de ter uma uma comunicação mais clara e objetiva;
  • Você quer construir um ecossistema em comunidade e negócio, para ter mais insights e melhorias para a marca.

 

Se você marcou uma das opções ou gabaritou nos itens, sua empresa deve investir na área. E se faltam argumentos da necessidade, vale acompanhar essas marcas que já validaram a necessidade desse profissional: Microsoft, Apple e AWS.

Importante: o sucesso e o valor da área de DevRel para uma empresa ultrapassa lucros diretos. E para medir se a área de DevRel está trazendo ganhos para a organização, é importante mensurar.

O que pode ser avaliado são as transformações que a área está realizando com os desenvolvedores. Assim como o impacto que gera no ecossistema do negócio.

Exemplos:

  • A referência para o mercado através de palestras e influências através da comunicação;
  • O desenvolvimento e participação dos devs com o negócio;
  • Maior clareza e integração entre as áreas, atingindo e resolvendo os objetivos e problemas mais rápidos;
  • Entre outras métricas de sucesso.

 

Como é o mercado de DevRel?

E para fechar nosso artigo, não podíamos deixar de falar sobre o mercado. No Brasil a área ainda é pouco explorada, mas existem vagas de DevRel. Mas é importante entender sobre a área e que a comunicação é um ponto forte. Especialistas já comentam ser uma área de suma importância, que ajuda a enxergar o empoderamento dos profissionais de tecnologia nas tomadas de decisões. E você, concorda com essa análise? Depois conta pra gente o que achou.

Gostou do nosso artigo? Você pode se interessar também pelas profissões do futuro.

Profissões do Futuro: conheça os trabalhos mais promissores


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *