Nem todas as empresas possuem um RH com profissionais especializados em conduzir processos seletivos de pessoas de TI. E mesmo assim, ainda existe a necessidade e demanda de buscar os melhores profissionais no mercado. Se você se identificou ou acha que é o caso da sua equipe, este artigo vai te ajudar. Separamos ótimas dicas para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia. Vamos lá?

Saiba quem você precisa contratar – ter essas informações podem te ajudar a melhorar o processo de recrutamento e seleção

Sempre falamos sobre entender o perfil profissional desejado pela equipe que está contratando. E vamos reforçar o mesmo tópico como um dos principais pontos para a melhoria do seu processo de recrutamento e seleção.

Aprofunde seus conhecimentos na área e saiba a diferença entre os principais cargos. Essa noção vai te ajudar (e muito!) no entendimento da vaga assim que a demanda chegar. Mesmo compreendendo os diferentes cargos, é importante que você alinhe com a liderança da área os detalhes. Mas ter o conhecimento prévio ajuda bastante em todas as demais etapas.

Sabendo qual é a demanda da empresa, quais são as linguagens tecnológicas necessárias e desejadas, perfil comportamental e cultural almejado, agora é hora de estruturar a vaga.

Fale sobre a empresa e sobre a vaga

Quando for fazer a estrutura da vaga, ou o job description, fale sobre a empresa e também da cultura corporativa. É importante que a pessoa candidata se identifique com os valores, já que é um aspecto que ela terá que lidar no dia a dia. Fale também das vantagens de se trabalhar com vocês, conte do ambiente, quais premiações já conquistaram, etc.

Além de falar sobre a empresa, fale também sobre a vaga. Deixe claro cada detalhe. Isso faz com que o processo seja mais eficaz e transparente. Omitir informações ou deixar para falar só no final da seleção, podem fazer você e o profissional perderem muito tempo. E, por outro lado, informações mal dadas, podem desestimular bons profissionais a se candidatarem à vaga.

Com tudo isso estruturado e bem escrito, agora é hora de buscar esses profissionais no mercado, divulgando a oportunidade em lugares estratégicos.

É importante buscar nos lugares certos para otimizar e melhorar o processo de recrutamento e seleção

O ambiente digital é um ótimo lugar para fazer a divulgação de uma vaga. Se está em busca de profissionais de TI, procure saber onde eles estão. Envie e-mails, publique em redes sociais, site, entre outras plataformas. Uma dica de ouro: o LinkedIn é o principal canal onde devs buscam por oportunidade, segundo uma pesquisa feita pela Vulpi.

Além das redes sociais, busque também estar presente em eventos digitais de tecnologia. Você não precisa divulgar sua vaga lá, mas você pode propagar a sua marca e despertar o interesse das pessoas seguirem as redes da empresa ou se cadastrarem na newsletter. Mantenha todos os canais atualizados, inclusive quando houver abertura de vagas.

Plataformas especializadas em contratação de profissionais de tecnologia também são ótimas opções para encontrar bons profissionais, afinal, elas reúnem diversos currículos e possuem expertise para ajudar com o recrutamento e seleção. Tudo isso pode te ajudar a melhorar o processo.

Após o recebimento e triagem de currículos, agora é a hora da validação técnica e comportamental.

Faça validação técnica

Antes da contratação, você deve entender e validar tecnicamente cada pessoa candidata. É importante entender se o profissional será capaz de entregar as tarefas do dia a dia. Entenda experiências passadas do candidato fazendo perguntas de validação. Você também pode criar tarefas ou testes, porém é sempre importante se atentar ao tempo, pois processos longos e com muitas etapas, fazem candidatos dessa área desistirem da vaga. Entenda a complexidade da oportunidade com a liderança e opte pelo melhor caminho decidido entre vocês.

Faça validação comportamental

Nesta etapa, entenda o quanto a pessoa candidata tem o perfil que se adere aos valores e missão corporativa. Esse fit resulta em um melhor engajamento e adaptação na rotina dentro da organização. Tanto no relacionamento, quanto na forma de trabalho. Inclusive, acertar no fit cultural e comportamental, traz ganhos não apenas para o funcionário, mas também para a empresa, pois pode influenciar nas taxas de turnover, dentre outros aspectos.

Já sabe como melhorar o seu processo de recrutamento e seleção?

Com tudo isso em mãos, é hora de trabalhar a prática. Aplique cada passo desses no seu processo e compare com as seleções anteriores. Você pode utilizar métricas para controlar os resultados e acompanhar a evolução dos seus processos seletivos. 

E se precisar de ajuda para contratar profissionais de tecnologia, conte com a Vulpi! Somos uma plataforma especializada no recrutamento e seleção de TI, conectando grandes profissionais com boas oportunidades de trabalho.

 


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *