Você já ouviu falar sobre Machine Learning? Ou aprendizado de máquina? Alguns dizem que sim. Mas será que temos a percepção do quanto isso pode fazer parte da nossa rotina? Ou o quanto pode nos ajudar em áreas que não são expressivamente tecnológicas? Como, por exemplo, machine learning no RH? No artigo de hoje, você vai entender um pouco mais sobre essa nova tecnologia facilitadora. E como ela pode te ajudar na área de recrutamento e seleção. Vamos lá?

 

O que é Machine Learning

O Machine Learning é, resumidamente, uma solução digital que olha para informações do nosso comportamento. Sabendo o que e como consumimos bens e serviços, ele tem a capacidade de cruzar esses dados e nos apresentar tudo o que procuramos e/ou poderia nos interessar. Ou seja, o grande objetivo é unir o comportamento das máquinas ao comportamento dos seres humanos.

Como todo sistema, ele também precisa do recebimento dessas informações. Que são abastecidos através de uma variedade de algoritmos, métodos estatísticos e codificações. Com isso, cria o padrão de comportamento de cada consumidor. E, a partir daí, a máquina consegue analisar dados e executar tarefas com uma precisão cada vez maior. O que ajuda empresas a fazerem determinações e predições.

Em resumo: a ideia é que a maquina utilize sua base de dados para aprender. Com a análise desses dados, os computadores aprendem por conta própria e podem aprimorar seu desempenho diante de algumas situações.

Ou seja: as máquinas usam os algoritmos para interpretar dados e tomar decisões a partir disso.

Quer ver um exemplo? Netflix.

A máquina analisa seu comportamento e o que gosta de assistir. Ela cruza esses dados com outras pessoas que usam o streaming. O resultado? Ela consegue sugerir um filme ou uma série no estilo que você gosta.

 

O Machine Learning no RH

E o que isso tem a ver com a área de recursos humanos?

O aprendizado de máquina pode facilitar principalmente a parte operacional de um processo de recrutamento e seleção. Por exemplo, ser responsável por “organizar” as informações necessárias dentro da plataforma. E também em levar informações para os recrutadores de forma mais rápida, assertiva e organizada. Tudo isso torna processos e profissionais mais estratégicos. Ou seja, contribui para a gestão de tempo e diversos outros fatores.

Além disso, para a contratação de um profissional de TI, os sistemas com Machine Learning para o RH auxiliam em outros aspectos. Como por exemplo, no desempenho da pessoa candidata ou funcionário durante todo o processo. O que faz aumentar a assertividade, produtividade – de ajustar o perfil procurado para sua ideal função -, possibilitando reduções de custos e facilidade em encontrar novos talentos.

Assim, sistemas com Machine Learning auxiliam em todo o processo seletivo de um profissional de TI. Ele pode auxiliar na agilidade na análise de currículos. A tecnologia faz isso unindo todas as variáveis como preferências, características e informações. Base que qualquer recrutador precisa ter. Ou seja, além de ser mais assertivo, também ajuda na otimização do tempo do profissional.

 

Exemplos de Machine Learning

Imagine o seguinte cenário: você possui um profissional no seu time muito bom. Seu objetivo é encontrar outra pessoa com o perfil semelhante. Você pode ensinar para a máquina o que você gosta e o que deseja que o candidato tenha em comum com seu colaborador. Seja o fit comportamental, fit cultural ou experiência profissional. A máquina irá analizar os dados, cruzar com seu banco e procurar por perfis que se assemelhem ao que você está buscando. Ao final, você recebe a indicação de um candidato alinhado ao que está buscando.

Pense no Machine Learning no RH como um funcionário do seu time. À medida em que você da feedbacks ele aprende e melhora seu trabalho, certo?

Não é muito diferente. Você aprova alguns candidatos, recusa outros…. E a máquina vai processando os dados para entender qual é o tipo de perfil do seu interesse. Com o tempo, a ferramenta pode processar currículos e filtrar apenas aqueles aderentes à sua expectativa. Incrível, não é mesmo?

 

O aprendizado da máquina substitui o profissional de RH?

Definitivamente não.

É importante ressaltar que o aprendizado de uma máquina não vem para substituir gestores e nem a área do RH.

Isso porque o fator humano sempre será muito importante. Mas é interessante ver essa ferramenta como uma extensão do cérebro humano. Sendo capaz de ser alimentado por diversas informações e munir um sistema. Sistema este que seja para uso da área. E não só para o recrutamento e seleção.

A ideia é também usá-lo para ter um acompanhamento de seus colaboradores. Ou seja, uma visão panorâmica e clara do que pode estar acontecendo com cada um. Como se pode ajudar. E até ter cenários preditivos de planos de ação.

A máquina também pode auxiliar na busca dos perfis ideais traçados pela empresa. Tudo isso, com a busca de talentos para preencher essas oportunidades. Isso fará com que o processo seletivo seja ainda mais otimizado. Com isso, aumentam as chances de serem assertivos. 

Por fim, o auxílio da ferramenta, em muitos casos, pode ser o plano de ação ideal para tornar o RH mais avançado. Pois podem ter processos seletivos de oportunidades do ramo de tecnologia muito mais sucintos e afirmativos. Além de servirem como bons informantes de como estão os colaboradores na empresa. Acompanhar as suas evoluções desde o momento da entrada na comunidade. Trazendo mais produtividade por meio da adequação do perfil e da função, gerando menos turnover.

 

Conclusão

É muito importante considerar o sistema como uma solução de desempenho ideal e mais avançado para diversas áreas. E principalmente na área de RH! Seja para facilitar ou para contribuir na jornada dos colaboradores.

E você, já trabalha com a ajuda do Machine Learning? O que acha dessa solução digital? Conta pra gente nos comentários. Estamos abertos para aprofundar no assunto. 

 

Por fim, se busca por uma plataforma para encontrar os melhores candidatos de TI, conte com a Vulpi!

Utilizamos inteligência e tecnologia no FAST. O resultado? Em até 7 dias você recebe perfis alinhados com a sua demanda e interessados em trabalhar na sua empresa.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *