Liderança

A série Space Force é inspirada no sexto braço das Forças Armadas dos Estados Unidos, que assumem operações militares no espaço sideral desde 20 de Dezembro de 2019. Sua primeira temporada, estreada há 7 meses na Netflix, destaca o primeiro ano desta missão espacial de criar uma base militar na Lua e habitá-la até 2024. Apesar dos exageros e momentos para lá de cômicos, a série tem muito a nos ensinar sobre valores, ambiente de confiança e importância da melhoria constante quando falamos em liderança.

Mas você deve estar se perguntando: o que de fato é real nessa comédia?

Na realidade, o presidente americano Donald Trump fundou a Força Espacial como uma resposta aos crescentes desenvolvimentos espaciais da China e da Rússia. A verdadeira motivação de Trump é defender os interesses dos EUA e proteger seus satélites aplicados para comunicação e vigilância. Ele também quer garantir essa soberania estadunidense além da terra, custe o que custar!

Literalmente, tá? Porque há exatamente um ano, já foram gastos US $40 milhões e 16 mil funcionários realocados para a nova sede do Pentágono.

Dá para imaginar o caos dessa empreitada, sem o domínio de um líder? Então, para aprender um pouco sobre liderança com a engraçada série Space Force, não deixe de ler este artigo até o final.

As relações de poder na Space Force

Quem comanda a Space Force real é o General John W. Raymond, já a fictícia, o General Mark Naird, interpretado pelo ator Steve Carell. Seu cargo é de Chefe de Operações Especiais do Departamento da Força Aérea dos EUA e acima dele, somente a Casa Branca. Dá para notar que quanto maior o poder, maior o exercício da liderança.

Agora, tente imaginar no convívio em primeira mão dentro de um quartel com outros generais, militares, cientistas, astronautas e conselheiros. Todos são seus subordinados, nos extremos dos desafios, dificuldades e obstáculos diários, rumo à colonização da galáxia.

Sem dúvida, seria trágico, se não fosse cômico.

Essa é exatamente a narrativa de Space Force: ser uma sátira em torno das exigências do Presidente da República e da Primeira Dama.

Lições de liderança na Space Force

Vamos descobrir como a Space Force pode ajudar você a ser um líder cada vez melhor?

  • Valores compatíveis

Chefiar uma equipe como a da Space Force, tão qualificada e ao mesmo tempo diversificada em suas habilidades, é no mínimo provocador. um cidadão militar americano disposto a fazer tantos sacrifícios pelo amor à sua pátria para encarar tamanho rojão.

Logo, vemos na série que acreditar em sua potência e no propósito da missão pode mudar o seu mundo e o de todos que te seguem.

  • Ambiente de confiança

Não são poucos os momentos de divergência e adrenalina ao longo da série, os quais dão sentido à importância de se conquistar a confiança. Afinal, em uma jornada espacial, qualquer erro pode ser fatal e a responsabilidade cai com exclusividade nos ombros do líder.

Portanto, anota aí: criar um ambiente de trabalho onde o time coopera em prol de um bem coletivo e não compete entre si deve ser uma premissa, tanto para a Space Force quanto para o seu projeto.

  • Melhoria constante

Tendo em vista o quão recente é a série Space Force, sua segunda temporada está a caminho e sendo produzida simultaneamente com o desenrolar das explorações espaciais dos Estados Unidos.

Por mais absurdo que pareça, adquirir uniformes excêntricos, enviar animais ao espaço e testar lançamentos em órbita, como é mostrado no seriado, demonstra que todo avanço científico sempre será um marco para a humanidade.

Essa visão inovadora, focada na melhoria contínua, e em como as pessoas agem com relação à excelência, também é liderar. E lembre-se: essa capacidade vai muito além de simplesmente delegar tarefas.

Por fim, se você gostou da série e quer assistir para analisar estas e mais outras reflexões, acesse a Netflix e aproveite!

Conteúdo produzido por Presleyson Lima.

Este texto foi produzido por um autor convidado. Tem interesse em compartilhar algum conteúdo no Blog da Vulpi? Clique aqui.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *