Se você trabalha com recrutamento e seleção, sabe que a busca pelos melhores profissionais do mercado é um desafio cada vez mais acirrado. Como uma estratégia de diferenciação, muitas empresas estão investindo no job description das vagas para conquistar esses talentos.

Com o uso da internet na procura de oportunidades no mercado, candidatos se deparam com diversas descrições de vagas todos os dias. Nesse meio, é importante se destacar e convencer que a sua empresa é a melhor opção para eles.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que é o job description de uma vaga, a importância de uma descrição bem-feita e como implementar a prática na sua empresa! Confira:

Afinal, o que é um job description?

O job description ou descrição de vaga (como também é conhecido no Brasil) nada mais é do que a descrição de uma vaga de emprego, usada para informar ao candidato o perfil ideal para a empresa, suas exigências e quais atividades o profissional contratado executará.

Diferente do que muitos pensam, o job description deve ser feito com muita atenção e dedicação, porque representa o primeiro contato do candidato com a vaga, e é o que desperta seu interesse para ela.

Qual a importância do job description para a empresa?

Uma boa descrição de vaga pode ser a diferença entre o candidato decidir por se aplicar para o cargo ou não. No meio de tantas opções, os melhores profissionais buscam por descrições que sejam informativas e inspiradoras, apresentando desafios interessantes em empresas que possuem potencial no mercado.

Além disso, o job description também é responsável por informar o que é necessário para ser elegível para a vaga, como nível de escolaridade, especializações e experiências anteriores, o que cria um filtro para o processo seletivo, permitindo que os candidatos que não se encaixam nas exigências não se candidatem, reduzindo o tempo de seleção e os custos do processo.

Como criar um bom job description?

Como falamos, o job description precisa conquistar o candidato e garantir uma boa experiência no processo de contratação. Para isso, alguns itens são essenciais para criar uma boa descrição de vaga.

Defina os objetivos e responsabilidades do cargo

Começando com o básico de uma descrição de vaga, é necessário definir o cargo do profissional na empresa, área de atuação, as atividades que o funcionário executará, suas responsabilidades e os objetivos buscados com suas atividades.

Apresente as qualificações da posição

Após a definição da vaga, é importante apresentar os pré-requisitos dela. Isso permite que apenas os candidatos corretos se apliquem para a posição. Nessa lista, devem estar presentes as especificações de experiência necessária, nível de escolaridade, habilidades técnicas e também comportamentais.

Coloque uma breve descrição sobre a empresa e equipe

É importante incluir uma descrição da empresa para apresentar o segmento e tipo de trabalho nos quais o colaborador participará. Inclua a missão da empresa, seus diferenciais de mercado e itens de sua cultura corporativa.

Inclua informações de logística de trabalho e benefícios

Por fim, um item que auxilia o candidato e muitas vezes é analisado como um benefício: é indicada a inclusão dos aspectos da logística de trabalho da vaga, como a localização da empresa, acessibilidade e flexibilidade de atuação. Além disso, inclua itens como faixa salarial, incentivos e benefícios oferecidos.

RECEBA GRÁTIS - RHTECH

Use essas dicas para criar suas descrições de vaga e seu processo seletivo será mais assertivo, melhorando a experiência dos candidatos e atraindo os melhores talentos do mercado para sua empresa!

Gostou de saber sobre o que é job description e como ele é importante para o seu processo de recrutamento? Quer receber mais dicas como essa? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para receber nossas publicações direto no seu feed de notícias!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

1 comentário

Avatar

Guilherme Rodrigues Simeão · 8 de janeiro de 2018 às 02:32

ótimo artigo, as empresas ganhariam muito se adotassem essa prática, e nós devs também seriamos beneficiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *