Buscar pessoas de TI no mercado não é uma tarefa fácil. Mas existem formas de deixar essa missão mais eficaz e estratégica. Investir em uma boa descrição da vaga é uma dessas maneiras. Saiba o que incluir e como mostrar diferenciação, criando um job description ideal para suas vagas de TI.

 

A importância de um job description em vagas para atrair pessoas de TI

A descrição de uma vaga é a vitrine dentro da comunicação do processo de recrutamento e seleção. E, seguindo a analogia, é preciso atrair as pessoas logo na primeira impressão e fazê-las querer saber mais sobre as peças, a loja, funcionalidade do produto, etc.

O mesmo se aplica ao job description em uma vaga de TI. É importante impressionar para despertar o interesse dos profissionais. Esta é a hora de mostrar ao candidato o cargo, as funções, vantagens, benefícios e muito mais.

Um bom job description também é importante para aumentar a assertividade na contratação. Afinal, quanto mais bem alinhados estiverem as necessidades e desejos – da empresa e do profissional – melhores são as chances de sucesso na contratação. Uma descrição genérica, pode acabar trazendo perfis contrários do que se espera.

Para explicar melhor, pense em um funil:

  • NA BASE – existe um grande número de pessoas interessadas em uma vaga. Ao ler sobre o cargo, empresa, cultura, etc., algumas delas vão se interessar, ou não, em continuar;
  • MEIO – estão aqueles que se candidataram;
  • TOPO – nem todos estarão 100% qualificados, afinal de contas, existem mais critérios de avaliação. Mas, provavelmente, eles estarão mais aptos à vaga se as informações forem claras.

Ou seja, a vantagem de um job description também tem a ver com tempo, pois você pode poupar suas horas e também da pessoa candidata.

Mas afinal, o que as pessoas de TI querem saber e o que pode ser colocado em um job description?

 

Boas práticas de um job description para vagas de TI

Separamos alguns tópicos fundamentais para um job description estratégico e incluímos informações que os profissionais de TI tem interesse em saber. Temos também o artigo abaixo com dicas para montar a sua vaga de TI.

5 dicas para você montar a sua vaga de TI

 

Vamos conhecer os tópicos fundamentais?

 

Sobre a empresa

É fundamental falar sobre a empresa e mostrar diferenciação. Conte sobre vocês, o que fazem, números relevantes, o propósito da empresa, premiações, etc. Essa é a hora da pessoa conhecer a organização e se encantar com a possibilidade de fazer parte do time.

Caso tenha premiações, além dos prêmios do setor, é importante ressaltar. Se vocês tiverem, como por exemplo, o Great Place to Work, premiação das melhores empresas para se trabalhar, coloque. Este é um importante selo e que faz brilhar os olhos dos profissionais, além de validar a qualidade do clima organizacional.

 

Função e cargo

Fale sobre o cargo e seus desafios. Descreva o dia a dia da função e qual a rotina de trabalho. Explique sobre a posição, se terá subordinados, pares, quem são, etc. Mapeie junto ao time todas essas informações e detalhe no job description. É fundamental que tudo esteja bem explicado para não gerar problemas no processo de seleção, nem após a contratação.

 

Fale mais sobre o projeto

Existe um projeto específico que a pessoa contratada irá trabalhar? Se sim, fale sobre! Muitas vezes isso atrai mais o interesse dos profissionais, do que a empresa em si. Dê o máximo de detalhes sobre o projeto, a tecnologia, como é a rotina, etc. Mostre o potencial do projeto e os próximos passos dentro da empresa.

 

Pessoas

Saber a respeito do time é importante para a maioria dos candidatos. Fora que, mostrar pessoas, demonstra a humanização da marca. Se tiver oportunidade, leve depoimentos, fotos e experiências. Essas informações podem estar não apenas no job description, como também podem ser parte da comunicação da empresa no site e nas redes sociais. Assim, ao pesquisar sobre a empresa, o candidato terá a oportunidade de ver um histórico.

Outro ponto importante é que, muitas vezes, o profissional pode ter interesse em trabalhar com o seu CTO ou com algum membro da sua equipe. Muitos candidatos tem interesse na possibilidade de crescer e aprender dentro da sua empresa, então nada melhor do que apresentar a eles seus líderes.

 

Habilidades necessárias e desejáveis

Fale também sobre as habilidades técnicas! Deixe claro o que é indispensável e o que é desejável. É importante falar sobre esses dois aspectos de forma separada, para não desestimular bons profissionais a se candidatarem por não dominarem 100% algo que nem seria vital. Entenda esses pontos com a liderança da área, para que você possa explicar da melhor maneira possível na descrição da vaga. Veja um exemplo:

Habilidades indispensáveis:
  • Experiência em PHP e Laravel;
  • Domínio em Banco de dados MySQL;
  • Saiba controle de versão com Git;
  • Tenha conhecimentos sólidos no paradigma O.O.
Seria legal se você soubesse:
  • Criar soluções escaláveis / serviços com grande concorrência;
  • Domínio da nuvem AWS;
  • NodeJs;
  • Docker;
  • Conhecimentos em design e arquitetura de software;
  • Conhecimento das boas práticas da engenharia de software, ferramentas e processos;

 

Benefícios

Vamos falar a verdade, é bem legal quando vemos na descrição da vaga vários benefícios para os colaboradores. Para o job description para vagas de TI não é diferente. Fale sobre tudo o que a sua empresa oferece na descrição da vaga. Inclua todas as informações básicas e de diferenciação. E lembre-se de que nada é óbvio, então detalhe.

Alguns benefícios que podem ser levados em consideração:

  • Vale refeição ou alimentação (coloque o valor diário ou mensal);
  • Vale transporte ou vale combustível;
  • Convênio saúde (lembre-se de colocar o plano);
  • Modelo de contratação (CLT, PJ, etc);
  • Bolsa em cursos (coloque as instituições);
  • Horário (explique se é fixo ou flexível);
  • Bônus (se tiver, fale sobre).

 

 

Esperamos que todas as dicas te ajudem a criar um job description ideal para as suas vagas de TI, com informações relevantes e que atraiam os melhores talentos para o seu processo de recrutamento e seleção.

 

E, se precisar de apoio em qualquer um desses processos, conte com os especialistas da Vulpi

 


Laura da Vulpi 💜

Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *