As empresas de tecnologia estão dando cada vez mais espaço para um IT Recruiter, ou seja, especialista que sabem como gerir e fazer a seleção de pessoas da área de TI.

O profissional que atuar nesta área dentro do time de RH deve entender e avaliar as habilidades comportamentais, além de possuir expertise para avaliar as habilidades técnicas.

Mas como isso acontece? É possível? Já adiantando o conteúdo do artigo, te respondemos que sim! E se você é da área de R&S e se interessou pelo assunto, é sobre isso que vamos falar hoje. Entenda tudo sobre esses profissionais que ganham cada vez mais destaque no mercado: o IT Recruiter.

 

O que é um IT Recruiter? 

Em poucas palavras, o IT Recruiter (ou Tech Recruiter) é a pessoa que recruta e seleciona profissionais da área de tecnologia. Uma característica deste profissional é ter a capacidade de transitar e entender sobre as duas áreas: de RH e também de TI.

O especialista em IT Recruitement se dispõe em trazer novidades e eficiência para os processos de recrutamento e seleção. É também uma pessoa que se atualiza em diversos setores e está sempre atenta aos assuntos relacionados às novas tecnologias.

E, mesmo que agora você tenha conhecimento em apenas de uma das pontas das duas áreas, você pode ocupar esse cargo! Não existe um profissional de recrutamento sem conhecimento técnico que não possa se tornar um IT Recruiter. Todos podem, desde que haja interesse em estudar e pesquisar sobre.

 

O mercado de R&S e o IT Recruiter

Tudo começou com a demanda das empresas por profissionais de tecnologia. Era preciso ter alguém que entendesse sobre os processos de recrutamento e seleção do RH, mas que também tivesse uma boa noção de tecnologia para avaliar tecnicamente os candidatos.

Ter domínio das duas áreas é o grande diferencial para o IT Recruiter. Porém, você não precisa ser uma pessoa desenvolvedora, por exemplo, para atuar no cargo. Como já adiantamos, o fato de você se interessar, estar atento às tendências do mercado e entender sobre a área, já aumenta suas chances de atuar e se especializar como Tech Recruiter.

O mercado de tecnologia segue aquecido e as empresas buscam profissionais qualificados e com habilidades técnicas e de gestão de pessoas. Se você é um especialista que olha para as duas áreas, já está um passo à frente dos outros profissionais de RH. 

As empresas de tecnologia reconhecem a importância e o potencial de um IT Recruiter atuando na empresa. E como o mercado ainda é carente de profissionais especializados, as organizações estão dispostas a investir mais nas pessoas especialistas. Ou seja, se você pensa em investir nessa área, conte com um salário mais atraente do que do mercado de RH.

O que é preciso fazer para atuar na área?

Existem muitos caminhos para que você possa estudar melhor sobre a especialização de IT Recruiter, além de cursos dedicados à área. Para começar de forma autônoma, existem 3 passos que consideramos essenciais:

 

  1. Invista em aprendizagem contínua em ambas as áreas;
  2. Amplie sua rede de contatos com networking;
  3. Acompanhe intensamente as tendências e consuma tecnologia.

Separamos também algumas dicas para atuar como IT Recruiter e você pode conferí-las clicando aqui.

Além desses passos, existem os cursos de capacitação que podem te ajudar a atuar na área. A Vulpi já formou mais de 5 mil alunos e alunas em 2020 e as essas especializações também podem te ajudar a se tornar um IT Recruiter de sucesso.

 

Conheça alguns dos nossos cursos:

  • Universidade Vulpi – Curso em constante evolução. Ideal para quem quer começar a atuar como IT Recruiter. São vários conteúdos e adicionamos mensalmente novos vídeos para que você fique por dentro de tudo.
  • IT Recruiter VIP – Curso mais avançado com 32 horas de duração. Aborda conceitos básicos sobre tecnologia, onde procurar e como atrair talentos, e como validar as competências e otimizar o processo de recrutamento e seleção.
  • RH Tech – Curso avançado e com menos horas de duração. Ideal para quem deseja transformar a maneira de contratação, quebrar velhos paradigmas e nunca mais sofrer com processos de recrutamento de TI.

Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *