Muitos filmes de ficção científica retratam um futuro no qual as máquinas dominam o nosso planeta. Não sabemos se um dia isso ocorrerá, mas já é bem evidente que a tecnologia está conquistando os processos internos das empresas. Um exemplo disso é a inteligência artificial no RH.

Mas o que é a inteligência artificial? Como ela tem otimizado os serviços do setor de RH? Continue a leitura e descubras essas e outras respostas!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma esfera da ciência da computação voltada para a solução de problemas cognitivos que são feitos naturalmente pelo cérebro humano, como o reconhecimento de padrões e o aprendizado.

Muitas vezes, associamos essa tecnologia a robôs superinteligentes que imitam as atitudes humanas. Embora a área da robótica esteja incluída entre as realizações da IA, os feitos dela vão muito além.

Um exemplo disso é a inteligência artificial aplicada, que é muito utilizada em smartphones e tablets. Além disso, as aplicações virtuais, como o software, também fazem uso da IA, suprindo assim várias necessidades das organizações empresariais.

Atualmente, esses produtos virtuais estão sendo desenvolvidos com base no aprendizado de máquina e no aprendizado profundo. Esses campos da IA fazem com que as máquinas aprendam com as informações que coletam e armazenam em sua memória.

Sendo assim, é possível criar, por exemplo, um chatbot (robô de interação) que conversa com um cliente como se fosso um atendente físico. Entretanto, um dos setores que mais tem se beneficiado com a inteligência artificial é o RH.

Como a inteligência artificial pode melhorar o RH?

É bem-sabido que a área de recursos humanos é o coração de uma empresa. Afinal, esse setor cuida do bem mais precioso da organização: o capital humano. Contudo, as tarefas do RH envolvem o manejo de muitas informações e procedimentos que precisam ser eficientes.

Vejamos, abaixo, como a IA tem ajudado alguns processos do setor de recursos humanos.

Recrutamento e seleção

No caso do recrutamento e seleção, a empresa pode utilizar um software para rastrear o candidato ideal. Atualmente, muitos desenvolvedores disponibilizam informações pessoais sobre a sua formação acadêmica e cargos exercidos em sua carreira em redes sociais.

Com o auxílio de uma aplicação baseada na IA, é possível encontrar um trabalhador que cumpra os requisitos para exercer um cargo na empresa e convidá-lo para fazer parte do processo seletivo. Assim, a instituição não gasta dinheiro com um recrutamento mais demorado que envolva técnicas e, no fim, não dão os resultados satisfatórios.

Avaliação de candidatos

Durante o processo de seleção, a inteligência artificial estabeleceu diversos parâmetros que servem para mensurar o desempenho dos candidatos durante as entrevistas, as dinâmicas e os testes. Ao final desse processo, o software entrega um relatório com o nome dos participantes mais adequados para ocupar o cargo vago.

Estratégias internas

Com os dados fornecidos pela IA, a empresa pode desenvolver estratégias internas mais eficientes, como:

Sendo assim, é muito importante que a instituição utilize a IA nos processos do RH. Desse modo, essa área contribuirá com bons resultados para a empresa.

O que achou de nosso artigo? Ele ajudou você a ver como a inteligência artificial no RH está mudando os processos desse setor? Então, entre em contato conosco e ajudaremos a sua empresa a entrar na era da inteligência artificial.


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

3 comentários

Avatar

Josianne Santos · 27 de março de 2019 às 20:05

Estou fazendo Rh e fazendo pesquisar sobre IA, estou me interessando cada dia mais e gostei do que encontrei aqui.

Avatar

Priscila Vieira de Lara · 2 de maio de 2019 às 02:20

Excelente e esclarecedor texto! Adorei!
Quais dicas você dá, no sentido de nos prepararmos para esta realidade em RH?
Obrigada!

Avatar

eletricista santo amaro · 2 de dezembro de 2019 às 23:12

Show, muito bem explicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *