Com o aumento de novidades no ambiente de trabalho, a inovação na gestão de pessoas foi indispensável, devido a necessidade de atuar de uma forma mais qualificada para que possa aplicar práticas mais criativas dentro da empresa e, assim, estimular a inovação. Junto a isso se encontra o fato de que as organizações estão vendo a gestão de pessoas como uma parte mais estratégica, participando cada vez mais das decisões da empresa, além de trabalhar mais como parceiros do negócio.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto exemplificando empresas que se destacam na inovação aplicada à gestão de pessoas.

Crescimento com investimento no pessoal

A satisfação do funcionário ao ir trabalhar, o clima organizacional atual e uma cultura bem definida são os principais fatores para um maior investimento da inovação na gestão de pessoas. A Prudential, uma companhia de seguros de vida, tem como objetivos principais ser uma empresa de alta performance e um excelente local para trabalhar.

Esta possui uma pequena taxa de turnover e de ausência, atingindo o seu segundo objetivo. Isto é consequência de uma cultura de compartilhamento com toda sua equipe sobre os projetos vigentes, o que permite a discussão com todos os funcionários sobre os desafios e sucessos da organização. Além disso, a Prudential possui uma mente aberta nos processos de gestão de pessoas, celebrando a inovação, posicionando-se a frente de seus concorrentes.

Estabelecer laços entre funcionários, gestores e parceiros

Uma grande empresa que prioriza estabelecer um bom laço entre funcionários, gestores e parceiros é a Oxfam, uma instituição de caridade que busca soluções para a pobreza e a injustiça. Composta por 17 organizações, mais de 3 mil parceiros e atua em mais de 100 países.

A empresa é referência em formação de líderes e no desenvolvimento do pessoal. Além disso, acredita que a formação de pessoas é uma forma de retenção de talentos, pois assim os colaboradores se sentem valorizados ao sentir que a organização se preocupa com o seu desenvolvimento pessoal. O RH da Oxfam diz que o futuro do setor é a capacidade de construir alianças.

Estímulo à atividades físicas e mentais

Não existe nada pior do que ir trabalhar e deixar de fazer as suas atividades físicas. Agora imagina você ir para o seu trabalho para realizar tal atividade. É exatamente isso que a SAS, pioneira no setor de Business Intelligence, realiza. Ela oferece aos seus funcionários um espaço propício para realizar atividades de recreação e exercícios físicos, estimulando todos seus funcionários a exercerem práticas físicas e mentais.

Outro fator é que a SAS está localizada dentro de um campus universitário repleto de espaços arborizados, sendo possível relaxar mais e se sentir menos dentro de um escritório tradicional, o que estimula a inovação. Além disso, ela deposita muita confiança em seus funcionários que, consequentemente, se engajam mais no trabalho.

Programa de Feedbacks

O maior exemplo de valorização dos colaboradores é a FedEx, empresa mundial em entregas e logística. Isso acontece pois ela acredita desde o início de suas atividades em 1970, que o excelente atendimento aos funcionários gera um excelente serviço de entrega para seus clientes.

Para que essa relação aconteça com excelência, a FedEx utiliza de um programa anual de pesquisa e feedback, no qual os funcionários fornecem um retorno de informações para seus gestores. Esse feedback proporciona uma melhor avaliação dos problemas e oportunidades de melhorias, sendo isso uma forma de manter o negócio equilibrado.

 

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

É visível que cada vez mais se encontra inovação na gestão de pessoas, e cada vez as empresas investem mais na área. Além do fato do setor cada vez mais assumir um papel mais estratégico na organização.Gostou do nosso conteúdo inovação aplicada a gestão de pessoas? Então curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de todos os nossos próximos conteúdos.


Bernardo Bicalho

Técnico em Administração de empresas formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE. Atualmente curso Engenharia de Produção Civil no CEFET MG. Sou Diretor de Marketing da Estruturar Jr., empresa júnior do curso de Engenharia de Produção Civil e Administração do CEFET e tenho experiência no meio de StartUp.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *