Qualquer empreendedor experiente sabe qual é a base para se montar um empreendimento de sucesso: planejar, implementar, distribuir, analisar e repetir. Entretanto, no mundo digital alguns empreendedores iniciantes “empacam” na fase do “analisar”. Essa é a fase do MVP, fase de criar um aplicativo ou site em “versão beta”, para que sirva de análise dos parâmetros propostos.
Para ajudá-los nesta etapa do projeto, é que existe o MVP: Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável. Esta técnica permite o lançamento de partes mínimas do produto, apenas para testar se o protótipo funciona corretamente e qual é a interação com os usuários.
Com essa estratégia, a startup aprende rapidamente com os próprios erros e faz os ajustes necessários antes de lançar o produto no mercado. Pequenos defeitos que são aceitáveis no MVP seriam um desastre se estivessem no produto final.
Como analisar um MVP
Para que um MVP atinja seus objetivos, é preciso que as métricas utilizadas sejam de fácil obtenção e que as variáveis possíveis sejam limitadas. Se nessa etapa tiver muitos itens a serem analisados, é possível que você não consiga relacionar o resultado ao item certo que precisa ser alterado.
Nesse caso, você saberá que tem algo errado, mas gastará um tempo precioso para identificar qual daquelas variáveis precisa ser atacada. Entretanto, é importante que seu protótipo tenha as principais funções para que você possa identificar as reações do seu público.
Características do MVP
- Ter boa qualidade para que as pessoas sintam vontade de usá-lo;
- Beneficiar o usuário, de forma que ele queira retornar quando o site ou aplicativo for oficialmente lançado;
- Fornecer ao desenvolvedor informações relevantes para a melhoria do produto.
Tipos de MVP
Os tipos mais comuns são:
- MVP de baixa fidelidade
Serve para validar ou refutar premissas básicas do negócio, como, por exemplo, saber quanto as pessoas pagariam por determinado produto ou serviço, ou se o design planejado realmente atrai e conquista usuários.
Alguns especialistas defendem a ideia de que é possível criar um MVP mesmo sem nenhum conhecimento de programação. O empreendedor pode simplesmente criar uma landing page para vender o produto e pedir para as pessoas se cadastrarem em troca de um desconto ou um ebook, por exemplo. Desta forma, seria possível medir a demanda por aquele produto ou serviço e quanto as pessoas gostariam de pagar por ele.
Variações dessa estratégia podem ser utilizadas também em redes sociais.
- MVP de alta fidelidade
É mais complexo e já apresenta o diferencial do seu site ou aplicativo, embora ainda apresente apenas as funções básicas. O produto deve ser apresentado quase pronto e com ótimo design.
Cuidados
Qualquer que seja sua escolha, alguns cuidados são necessários para que o estudo não vire um prejuízo.
Não exponha a ideia do produto indevidamente. Um concorrente pode “roubar” a ideia e lançar o produto dele mais rápido que você.
Contrate um profissional especialista na análise de resultados e comportamento do consumidor. De nada adiantará investir em uma MVP se, no final, suas análises forem equivocadas.
Bom trabalho!
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