Não há nada mais benéfico que uma equipe empenhada em dar o seu melhor pela empresa. Um time que veste a camisa faz toda diferença, principalmente em épocas de crise. Até porque funcionários motivados são mais felizes e, consequentemente, mais produtivos.

Mas se engana quem pensa que para isso é preciso um alto investimento com salários. Na maioria dos casos, essa motivação está relacionada a satisfação do funcionário com suas condições de trabalho.

Mais do que um chefe, é necessário um líder, pois motivar colaboradores é algo a ser feito diariamente, tratando-os de maneira individual.

E mais do que simples conversas, elogios e agrados, é preciso que esse cuidado com o funcionário seja parte da cultura corporativa.

Quer mais algumas ideias de como incentivar sua equipe? Confira a seguir!

1. Conheça seus funcionários

Um tanto quanto óbvio, porém é necessário dizer: quantos chefes desconhecem os nomes dos funcionários? Pois é, não seja um deles.

É importante que seu funcionário sinta-se reconhecido no ambiente de trabalho. Mais do que saber nomes, tente compreender, também, quais são suas preferências, o que os anima, o que os aborrece e o que eles esperam para o futuro.

RECEBA GRÁTIS - RHTECH

Entenda os desafios pessoais de cada um. Características pessoais permitem a exploração dos pontos fortes.

2. Crie um ambiente confortável

Alguns funcionários passam mais tempo no trabalho do que na própria casa. Pense bem nisso e garanta que eles tenham um local onde se sintam seguros e confortáveis.

É muito ruim trabalhar em um lugar onde o clima é desagradável, com regras que limitam excessivamente e criem desarmonia social.

3. Faça com que se sintam importantes

Dê um propósito à sua equipe. Faça com que seu funcionário perceba que o trabalho dele é importante para a empresa e não se sinta como uma peça descartável.

Dê a entender que eles trabalham por uma causa maior, criando um sentido para estarem ali. Cada colaborador precisa compreender o impacto que seu trabalho tem no processo.

4. Dê feedbacks

Lembre-se sempre de que um bom líder elogia em público, mas corrige no particular.

Faz bem para autoestima dos seus funcionários serem reconhecidos. Sendo o feedback positivo ou não, é importante que ele saiba como está se saindo para os negócios da empresa.

Os feedbacks devem servir como estímulo para a equipe. Ao desafiá-la, tente recompensar quem encontrou a solução para o problema. Não precisa ser algo exorbitante.

5. Tenha plano de salários e carreiras e benefícios adicionais

Planos de cargos, salários e carreiras eficazes são importantes, não apenas para atração na hora de contratar profissionais, mas também para a retenção de talentos.

Essas são iniciativas que agradam e motivam seus funcionários a se capacitarem ainda mais na área em que trabalham, visando trazer bons resultados para a empresa.

Faz toda diferença quando o funcionário sabe das suas chances de crescimento profissional.

Quanto aos benefícios adicionais, são formas claras de valorização do profissional.

Alguns exemplos são flexibilidade de vestimenta (dress code), horários, serviços de telefonia, associação a clubes e academias. Essas práticas tendem a ter resultados muito positivos em equipes jovens.

6. Promova eventos

Apesar dessa sugestão ser capaz de melhorar o desempenho da sua equipe com extrema eficiência, essas ações podem ser simples de se planejar. Acredite!

Veja algumas ideias:

  • comemore datas como Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa e Natal, por exemplo;
  • lembre-se dos aniversários dos seus funcionários, mesmo que seja apenas para cantar os parabéns com um bolo;
  • celebre datas importantes para a empresa, como o aniversário de sua fundação;
  • promova atividades surpresas, como sorteios de viagens, folga, spa-day e vale-presentes;
  • contrate um serviço de coaching para uma palestra descontraída;
  • convide um profissional e promova uma tarde com exercícios de relaxamento.

Por fim, mostrar que são importantes para o bom funcionamento do seu negócio é a melhor forma de motivar os funcionários na empresa. Além disso, é preciso que eles confiem em você. Portanto, demonstre interesse genuíno neles.

Agora, certamente seus funcionários estarão mais engajados e, em pouco tempo, trazendo resultados impressionantes.

Gostou das ideias? Compartilhe nas suas redes sociais!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

1 comentário

Avatar

curso energia solar · 16 de agosto de 2019 às 11:49

Show, foi direto ao ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *