A inserção no mercado de jovens profissionais em novas funções, tem dado um nó na cabeça de profissionais de recursos humanos. Os desafios na contratação de profissionais vão desde a compreensão da função até encontrar o profissional ideal.

Não bastasse o boom no surgimento de novas profissões, essas carregam consigo terminologias próprias e desconhecidas por todos que não atuam na área. É como se profissionais e empresas não falassem o mesmo idioma.

Um termo que tem aparecido bastante no meio da tecnologia é um tal de Hackathon. Se você está a procura de um desenvolvedor e andou visitando sites, fóruns ou outros materiais, provavelmente leu em algum momento esse termo.

E, aí? Você sabe o que é? E, mais importante, como isso pode ser bom para minha empresa?

A Vulpi te explica!

O que é Hackathon

Antes de mostrarmos o quão importante o hackathon pode ser para sua empresa, vamos dizer o que esse termo significa.

Em uma tradução livre, podemos dizer que se trata de uma maratona de programação. A palavra é junção dos termos em inglês: hack (na verdade, vem do verbo to hack que significa programar com expertise, excelência) e marathon (maratona). Você também pode encontrar referenciado como “maratonas de software”, App Jams e outros.

A história nos diz que o primeiro hackathon ocorreu no ano de 1999, nos Estados Unidos.

Como funciona essa maratona

Bem, se pensarmos que o objetivo de uma maratona é correr para chegar a frente dos outros corredores, podemos deduzir que a hackathon seja uma corrida para quem “programe primeiro”? Não é bem assim.

Apesar da nossa tradução envolver o termo “programação”, o hackathon vai além de umas simples disputa de quem programa mais ou primeiro.

A maratona é uma oportunidade para estimular os profissionais a criarem novos projetos e soluções criativas e inovadoras para determinada problemática.

Os eventos podem ser organizados por empresas, escolas e, até mesmo, pelo governo. É importante dizer que nem todos hackathon possuem a mesma duração. Alguns terminam em questão de horas, enquanto outros podem durar semanas.

Vantagens do hackathon para minha empresa

É importante, como dizemos acima, pensar no hackathon além de uma disputa de programação. Nesse evento, ou maratona, os colaboradores estarão diante de um problema e trabalharão da melhor maneira para encontrar uma nova e melhor solução.

RECEBA GRÁTIS

Nesse contexto “de competição”, os profissionais estarão exercendo constantemente um brainstorming de ideias em conjunto com sua equipe. Pense em quantas ideias poderiam surgir e quantas delas podem ser usadas para suprir as demandas do dia a dia da sua empresa.

Estamos falando, então, de um evento que promove o networking entre os integrantes das equipes, cria um ambiente de aceleração de ideias e motiva os colaboradores.

Apesar da tradução referir-se a um evento “de programação”, gerentes, designers e outros profissionais podem se dispôr a colaborar na elaboração de um novo produto ou serviço que solucionará a proposta do hackathon.

Vamos listar, então, as principais vantagens:

Ambiente criativo

Não há como um ambiente que sedia um hackathon permanecer inalterado durante o evento e até mesmo após ele. Unir pessoas com percepções diferentes, em torno de um único problema, permitirá que as ideias surjam quase que de forma espontânea.

Motivação

Sabemos que profissionais de T.I., principalmente os desenvolvedores, são pessoas que se engajam com os projetos e empenham-se em participar da criação de novos e na busca de solução para eventuais problemas. Um hackathon é uma excelente oportunidade para que os profissionais possam contribuir de forma mútua em prol de um crescimento de toda a empresa.

Inovação

Quando várias mentes trabalham em conjunto, as boas ideias surgem facilmente e é um caminho propício para que além das soluções triviais, surjam novas possibilidades de resolução.

Conhecimento

Durante um evento de hackathon, os profissionais estarão em contatos não somente com pessoas de sua área de atuação, mas também com os trabalhadores de setores distintos. A troca de informação de como tal área trabalha, agrega conhecimento profissional aos integrantes da equipe. Um hackathon interno, permitirá que todos possuam consciência do funcionamento interno e construam um conhecimento de sua organização.

Capacitação

Um trabalho equipe é propício para que você consiga encontrar um profissional com qualidade de líder e aqueles que se adequam à uma política corporativa ou à sua cultura corporativa. Obviamente, aqueles que não se dão bem em trabalhos equipe, terão a oportunidade de aperfeiçoar-se e os demais, aprimorarem as qualidades já existentes.

Viu como um hackathon pode ser interessante para a sua empresa? Vale dizer, também, que algumas empresas utilizam do evento para contratar seus profissionais. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, qualquer dúvida, nos deixe um comentário. E compartilhe com a gente se você já teve a experiência com um hackathon.

 


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *