Existem muitas metodologias estratégicas que têm o objetivo de facilitar o processo para a contratação de profissionais no mercado. E uma delas é o funil de recrutamento e seleção. Entenda melhor como funciona essa métrica e como ela pode ajudar a sua equipe de RH.

O que é o funil de recrutamento e seleção

Primeiramente, precisamos entender o que é esse funil, certo?

Trata-se de uma metodologia que ajuda o RH a compreender o processo como um todo. A visualização da estrutura é de um funil, por isso o nome. Esse formato não é novidade para o mercado. Áreas como o marketing e vendas também usam desse modelo para melhorar a gestão das suas ações. E é importante que cada etapa do processo seja muito bem analisada e metrificada.

Com o uso do funil de recrutamento e seleção, é possível analisar detalhes em cada fase. Isso ajuda a ter mais assertividade durante o processo e tem o intuito de melhorar o seus resultados. Existe um passo a passo básico para as etapas do funil e vamos falar das principais a seguir.

 

Como funciona o funil de contratação tradicional

O modelo básico utilizado por muitas empresas, conta com 4 etapas:

  • Pessoas candidatas do processo: nesta primeira etapa do funil, você colocará o número total de pessoas que se candidataram para a vaga;
  • Pessoas qualificadas: nesta fase, você irá contabilizar quantas pessoas passaram pela triagem do RH e foram qualificadas para seguir o processo;
  • Finalistas: depois da entrevista individual ou qualquer processo aplicado pela a sua empresa, é hora de contabilizar quantas pessoas foram aprovadas;
  • Pessoas contratadas: esta é a última etapa e você irá colocar o número de pessoas contratadas, seja uma ou mais.

Funil de Recrutamento e Seleção

Como funciona o funil de recrutamento e seleção para profissionais de TI

O funil mostrado anteriormente funciona muito bem para contratações tradicionais. Mas como especialistas e com experiência na área, nós da Vulpi recomendamos as seguintes etapas para o seu processo de recrutamento e seleção para profissionais de TI:

  • Visitantes: saiba qual o número de visitantes na sua página de contratação. Com isso, você terá a métrica de conversão de leads, ou seja, quantas pessoas interessadas de fato fizeram o cadastro;
  • Pessoas candidatas: nesta etapa, você irá contabilizar o número total de pessoas que se candidataram para a vaga;
  • Triagem inicial: aqui é a fase da qualificação dos candidatos. Depois de analisar o perfil de cada um, você terá o número de pessoas aprovadas nessa primeira triagem;
  • Teste: se a sua empresa aplica testes técnicos, esta é a etapa de contabilizar quantas pessoas passaram por esse filtro. Lembrando que não recomendamos a aplicação de testes;
  • Entrevista: agora é a hora de saber quantas pessoas passaram da fase da entrevista individual feita pelo RH, liderança da área ou ambos;
  • Finalistas: em geral, sempre ficam alguns perfis para serem escolhidos onde cada empresa usa um critério de desempate. Se for o caso, contabilize também as pessoas finalistas.
  • Pessoas aprovadas/contratadas: e como última etapa do funil, registre o número de pessoas contratadas, seja uma ou mais.

Funil de Recrutamento e Seleção para profissionais de TI

 

Perceba que com essa metodologia fica bem mais fácil visualizar as métricas de cada etapa. E podemos garantir que também vai te ajudar no pensamento estratégico do processo. Com dados em mãos, é possível comparar resultados e sempre pensar soluções eficazes para otimização de vários recursos.

Suponhamos que entre a etapa 1 e 2, apenas 5% das pessoas tenham passado. Isso pode significar, por exemplo, que você precisa investir no job description (a descrição da vaga). Analise se é possível trabalhar os textos com mais clareza sendo mais específico em relação às funções, cultura da empresa, dentre outros aspectos. Analisando cada processo, você saberá os motivos caso a caso e poderá criar um plano estratégico para melhorar essa métrica.

 

Gostou? Então comece já a aplicar o funil de recrutamento e seleção nas suas vagas de TI. Se precisar de auxílio ou tiver qualquer dúvida, conte com a gente!

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Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

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