Empresas e responsáveis pelos setores de recursos humanos, quando adequam suas práticas para contratações de profissionais de T.I, perceberam que esse nicho mercadológico está em constante movimentação.

A demanda crescente e inúmeros profissionais adentrando ao mercado, especializando-se em busca de novas oportunidades têm feito com o que antes era um mercado desconhecido, passe a ser super disputado.

A dinâmica do mercado tem sido um desafio para quem precisa contratar. A disputa por candidatos e a urgência na contratação, confrontadas com a falta de tempo hábil para avaliação e alta demanda são fatores decisivos para contratações que não rendem bons frutos para a empresa.

Por mais que se estude o perfil dos desenvolvedores, ainda é um nicho profissional pouco conhecido pelas empresas de recrutamento. E, mesmo quando a empresa capacita-se para lidar com tais profissionais, os fatores citados são entraves.

Como as empresas podem passar por tais desafios na contratação de forma mais eficiente e eficaz? Além da capacitação de seus profissionais de RH, há ainda no mercado ferramentas que auxiliarão na dinâmica de contratação.

RECEBA GRÁTIS - RHTECH

Quais são, então, tais ferramentas? Hoje, iremos dar algumas dicas para que vocês não se sintam desamparados.

1 – Coderpad.io

Esse é um aplicativo que irá poupar muito do seu tempo, pois ele está na palma da sua mão. Literalmente!

Pelo próprio smartphone, você envia ao candidato um desafio de codificação e pode acompanhar ao vivo a execução!

Mas você pode perguntar: “Mas eu sou do RH, não entendo nada de códigos!”.

O Coderpad grava a execução da tarefa e você pode levar a um profissional da empresa que irá avaliar a execução do projeto e o resultado final.

Uma ótima maneira mais simples de filtrar os candidatos e convoca-los para uma reunião presencial.

2 – Codility.com

O Codility é uma ferramenta que irá poupar o seu tempo ainda mais. Mais do que o Cooderpad já faz. E o melhor: o Codility irá desafiar os seus candidatos com mais afinco, filtrando aqueles que realmente sabem o que estão fazendo!

No Codility, os desafios, além de serem baseados em áreas temáticas, têm um grau a mais de dificuldade. As sessões enviadas para os candidatos são cronometradas e gravadas à medida que o candidato avança no desafio.

Mas você pode estar se perguntando, então, onde o Codility poupa o seu tempo. O próprio aplicativo avalia o código feito pelo candidato, mensura o desempenho com relação ao tempo e à execução, gerando um gráfico de cada candidato.

3 – Vulpi

Imagine você ter em um único lugar os profissionais com as características, habilidades e técnicas que a sua empresa necessita. Você nem precisaria colocar em teste as experiências dos candidatos, pois as mesmas já foram testadas.

A Vulpi é uma plataforma que coloca a sua empresa em contato com os melhores profissionais de maneira intuitiva e rápida. Através de um cruzamento de informações cadastradas pelas empresas e os dados dos desenvolvedores, a Vulpi faz o intermédio entre as partes, colocando as melhores vagas com os melhores profissionais.

Com todas essas dicas de ferramentas, o seu trabalho para contratar o melhor profissional será amenizado e você terá um processo mais eficiente e eficaz!

Mas, caso ainda reste alguma dúvida ou você tenha alguma sugestão, basta deixar o seu comentário!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *