Já é conhecido que ter um time de qualidade faz toda diferença nos resultados de uma empresa. Equipes com o perfil adequado e com um bom fit entre os membros, a empresa e os seus valores, tendem a entregar mais, com alta produtividade e satisfação com o trabalho. Para conquistar esses funcionários, a companhia precisa investir num processo seletivo eficiente e que pensa na experiência do candidato.

O fato é que os melhores candidatos sempre estarão participando de outros processos e nem sempre darão prioridade para a sua empresa. Por isso, é essencial tomar medidas no recrutamento que aumentem o seu valor, criando uma experiência superior, que faça com que eles tenham disposição não só para participar do seu processo, mas também para permanecer na empresa por mais tempo.

Pensando nisso, listamos as principais dicas que a sua empresa deve usar em seu processo seletivo com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e conquistar os melhores talentos do mercado! Confira!

Seja claro nas informações do processo

O primeiro passo é ser muito claro em relação a todas as etapas do seu processo seletivo. Tenha as informações bem detalhadas de forma acessível e, de preferência, crie uma página de recrutamento da empresa, assim, é possível criar conteúdos extensos e completos.

Use também outros canais para divulgar o processo, como redes sociais e e-mails. Assim, os candidatos poderão entrar em contato com a empresa com mais facilidade, em caso de dúvidas.

Crie um processo bem estruturado

Além de ser acessível e claro, é fundamental ter um processo bem estruturado e que faça sentido. Processos muito longos e com muitas etapas tendem a perder muitos talentos que, provavelmente, foram contratados por outras empresas.

Antes de começar o processo de recrutamento, defina quais etapas são essenciais, quais serão presenciais ou virtuais, o que pode ser avaliado por um profissional e o que pode ser filtrado usando ferramentas on-line.

Não se esqueça, também, de deixar claro quais características você está procurando para cada perfil de candidato, o que espera encontrar, como ele será avaliado e quais são as oportunidades disponíveis, bem como as possibilidades dentro da organização.

RECEBA GRÁTIS

Dê feedbacks construtivos

Outro ponto importante é fornecer feedbacks construtivos para todos os candidatos, indicando os motivos que o levaram a ir para uma próxima etapa, ser contratado ou desqualificado no processo. Isso é importante para que eles sejam capazes de melhorar seu desempenho, aprimorando pontos fracos e otimizando os fortes.

Além disso, candidatos descartados podem melhorar e tentar outros processos da empresa, por isso, é importante dar um retorno que o mostre como fazê-lo.

Seja criativo nas dinâmicas

Normalmente, os melhores candidatos são também exigentes em relação aos processos que participam. Eles não buscam apenas um emprego, mas oportunidades de carreira em ambientes que o ajudarão em seu desenvolvimento. Por isso, avaliam seu processo para decidir se o que a empresa tem a oferecer atende suas expectativas.

Sendo assim, é importante ser criativo e sair do “padrão” nas dinâmicas e fases presenciais, a fim de capturar a atenção dos melhores talentos, mostrando as vantagens da empresa. Para isso, use cases do próprio negócio, peça a participação de membros da equipe, use o ambiente de trabalho, etc.

Contrate uma ferramenta de seleção

Outra dica importante é usar uma plataforma de seleção. Hoje, existem muitas opções no mercado de ferramentas que o auxiliam na seleção e na filtragem de candidatos. Algumas mais completas usam inteligência artificial para cruzar dados de redes sociais de candidatos, a fim de facilitar o processo de contratação.

Usando uma ferramenta que automatiza a seleção inicial, a partir de variáveis que a empresa determina, a equipe de recrutamento dispõe de mais tempo para se dedicar às fases mais relevantes do processo e fornecer uma experiência melhor para os melhores candidatos. Além disso, o tempo de processo pode ser reduzido — um dos fatores que mais gera desistências por parte dos participantes.

Essas dicas certamente o ajudarão a otimizar o processo seletivo da empresa. Agora que você sabe como melhorar a experiência do candidato, confira também como reduzir o turnover na empresa!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *