Realizar eventos corporativos é uma ótima maneira de promover o engajamento dos funcionários de uma empresa. Dependendo do formato escolhido, eles podem capacitar equipes, reforçar os valores da organização ou integrar, informar e valorizar os profissionais impactados.

No entanto, nem sempre as taxas de comparecimento dessas atividades são satisfatórias. Quando isso acontece, o evento não atinge seu objetivo e o custo para sua realização gera prejuízo financeiro para a empresa.

Para que o evento seja um sucesso, é preciso planejamento e estratégia. A comissão organizadora e os departamentos de marketing e RH devem estar alinhados para que a divulgação seja bem feita e o evento seja atrativo para os funcionários.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para que o seu evento tenha boa aceitação do público interno. Confira a seguir!

Defina o formato e os objetivos do evento

O primeiro passo para a organização de um bom evento corporativo é traçar o seu objetivo. Tendo ele claro, fica mais fácil definir o formato e a estratégia de divulgação.

Por exemplo, se a ideia é oferecer capacitação profissional, a melhor opção é promover um curso, workshop ou treinamento. Confraternizações e festas se encaixam melhor em épocas de final de ano ou para celebrar uma meta importante alcançada pela empresa.

Também podem ser feitas palestras motivacionais, seminários, eventos de imersão e diversos outros formatos, desde que sejam sempre pensados estrategicamente de acordo com um objetivo pré-definido.

Um bom método para definir qual formato será mais interessante para os funcionários é pesquisar o histórico de eventos já realizados pela empresa. Veja quais fizeram mais sucesso e invista nas ações que deram melhores resultados.

Outra boa é dica é sempre apostar em um pouco de descontração, mesmo que o evento seja mais formal. Em um ambiente leve, o engajamento com certeza será maior, seja em um treinamento ou em uma palestra sobre os valores da empresa.

Descubra o que a equipe espera dos eventos corporativos

Saber o que o público deseja aumenta – e muito – as chances de sucesso do seu evento corporativo. A melhor forma de descobrir isso é aplicando questionários com perguntas objetivas sobre o que os funcionários gostam, não gostam, esperam ou sugerem no dia a dia de trabalho.

Colher feedbacks dos eventos anteriores e perguntar aos colaboradores o que eles gostariam de encontrar nas próximas atividades também são ações fundamentais para o planejamento. Com essas respostas em mãos, é possível escolher temáticas e formatos muito mais atrativos.

Também é necessário levar em conta o perfil do público escolhido para participar do evento. Faixa etária, escolaridade, cargo, salário e hábitos pessoais são alguns dados fundamentais para traçar esse perfil e organizar um evento adequado.

Acerte na divulgação

De nada adianta planejar um evento que ofereça tudo o que os funcionários mais desejam se ninguém ficar sabendo dele. Por isso, é preciso montar uma campanha de divulgação nos principais meios de comunicação da empresa, como newsletters, intranet e mural.

Além dos canais mais comuns, invista também em estratégias criativas de divulgação. Que tal um hotsite personalizado, com informações detalhadas sobre tudo o que acontecerá no evento? Ou então a impressão de materiais gráficos para divulgação nas áreas comuns?

Esse tipo de diferencial serve para valorizar o evento e mostrar o quanto é importante que todos participem.

Convide os funcionários individualmente

Além da divulgação pelos canais de comunicação, é fundamental convidar individualmente cada funcionário a participar do evento. Dessa forma, a pessoa sente que sua presença na atividade será realmente importante e valorizada.

Por isso, oriente os líderes da empresa a conversarem com suas equipes sobre o evento. Nesse convite, é preciso evidenciar as vantagens da participação, como desenvolvimento profissional, ampliação da rede de contatos e oportunidade de confraternização com os colegas.

Tratar o evento como um benefício, e não como obrigação, é a chave para o sucesso dessa conversa. Isso mostra preocupação do gestor com o desenvolvimento pessoal e profissional do seu funcionário, não apenas com as metas da empresa.

RECEBA GRÁTIS O E-BOOK - RHTECH

Inclua ações inovadoras no evento

É claro que o conteúdo e a temática são os maiores atrativos de um evento corporativo, mas incluir detalhes inovadores pode ser o grande diferencial para que ele se torne realmente marcante para o público.

Uma opção eficiente e muito comum é oferecer um coffee break caprichado aos participantes. É algo simples de fazer e as pessoas costumam gostar bastante.

É possível também inovar no conteúdo, tendo como atração uma banda, um palestrante bem humorado ou homenagens especiais em vídeo, por exemplo.

Novidades tecnológicas também são bem-vindas. Podem ser luzes interativas que divirtam os convidados, ou mesmo totens de carregamento de celular, que são bastante úteis em eventos mais longos.

Observando esses pequenos detalhes, os participantes com certeza notarão o esforço feito para tornar o evento mais interessante.

 

Realize sorteios de brindes

Sortear brindes durante o evento também é uma ótima estratégia para engajar o público-alvo.

Uma prática comum é negociar a aquisição desses brindes com clientes e parceiros, o que costuma fortalecer o relacionamento da empresa com eles e trazer benefícios para os dois lados.

Porém, tome cuidado para não distribuir “presentes de grego”! Os brindes devem ter alguma utilidade ou pelo menos beleza estética, caso contrário, o funcionário não se sentirá valorizado e o presente provavelmente irá parar na lata de lixo. Ou seja, o esforço feito terá sido em vão.

Invista em endomarketing

O endomarketing é o marketing voltado especificamente para o público interno da empresa. Serve para reforçar os valores da organização, criar senso de pertencimento, incentivar o comprometimento e construir relações humanas mais sólidas e produtivas.

Esse trabalho contínuo para criar um clima organizacional saudável se reflete diretamente nas taxas de participação dos eventos corporativos.

Afinal, se o funcionário trabalha em um ambiente de colaboração, feedback constante e troca de ideias, ele naturalmente se sentirá mais motivado a estar presente em todas as atividades propostas pela empresa.

E aí? Gostou das dicas sobre engajamento em eventos corporativos? Então confira este outro artigo do blog: Como a cultura corporativa pode gerar maior engajamento? Entenda.

 


Xerpa

Xerpa

A Xerpa é a solução moderna para a burocracia trabalhista: uma plataforma online de Recursos Humanos que transforma a maneira como as empresas se relacionam com seus colaboradores, criando ambientes de trabalho mais produtivos e alegres.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *