A contratação de profissionais sempre foi uma das etapas mais importantes na constituição de uma empresa e composição de uma equipe. Além da análise curricular e de perfil, a etapa de busca pelos melhores candidatos era, às vezes, desdenhadas pelas pessoas, afinal, essa é uma função do Recursos Humanos. Não muito diferente, na busca pelo desenvolvedor ideal, larga-se na mão dos profissionais de RH.

Porém, a Vulpi surgiu para otimizar esse processo e tornar o trabalho do RH, menos árduo.

O mercado de trabalho passa também por diversas mudanças, acompanhando os modelos socioeconômicos e as novas tendências. Onde, antes só havia distribuição de currículos, por vezes feita de modo aleatório, hoje temos profissionais qualificando-se a todo instante e se dando ao luxo de não mais saírem à busca de emprego, mas sim serem encontrados pelas empresas.

Foi-se o tempo em que todos os profissionais se restringiam a um único ambiente para troca de informações sobre empresas e oportunidades. Com o surgimento de novas funções e novos profissionais, era óbvio que surgiriam nichos onde concentrariam seus diálogos, trocas de experiências dentro outros assuntos relacionados à específica área trabalhista.

E, infelizmente, nem todos conseguem acompanhar esse dinamismo e empresas acabam perdendo a referência de onde encontrar determinado profissional.

Por isso, hoje, vamos explicar onde a Vulpi irá auxiliar a sua empresa e qual o nosso diferencial durante o processo de seleção e recrutamento de desenvolvedores.

O princípio da Vulpi

Como dizemos, com o dinamismo do mercado, novos ambientes para troca de informações foram criados, alguns bem específicos tornaram-se referências para profissionais e recrutadores. O que acontece é que muitos se “prendem” a determinada plataforma por estar em um ambiente com pessoas que exercem a mesma profissão ou atividades.

Esses canais de interações servem para que os profissionais troquem experiência e compartilhem a vivência de mercado. E, claro, além das trocas, são canais para indicação entre eles.

Vamos supor que um desenvolvedor está a procura de emprego: onde ele poderá encontrar uma indicação válida? Obviamente em um ambiente – seja site, fórum, rede social etc.- com outros profissionais de desenvolvimento.

Também já falamos que, há tempo os profissionais recorriam às empresas de recrutamento para inserirem-se no mercado. Então, bastava o currículo chegar à empresa através dessas empresas. Ou, melhor ainda, quando a empresa possui um setor de RH, bastava esperar pelas procuras. Mas, novas profissões, novos profissionais e novas maneiras de recrutar.

Enquanto os profissionais estavam em seus fóruns e sites especializados, as empresas começaram lentamente a entrar nas redes sociais (principalmente) e passaram a divulgar suas vagas de forma mais assertiva. Porém, faltava um detalhe: saber onde divulgar. Porque nós sabemos que as redes sociais também se multiplicam e cada uma possui certo regimento comportamental intrínseco.

O encontro do RH com os desenvolvedores

De milhares de sites, plataformas e redes sociais, obviamente surgiram as temáticas, dentre elas, algumas voltadas para o mercado profissional, como por exemplo, o LinkedIn. Porém, todas muito abrangentes, recebendo informações e compartilhando oportunidades de todas as áreas.

Encontrar o profissional de desenvolvimento ainda é uma árdua tarefa, faltava restringir mais o campo de busca e refinar a pesquisa, destacando qualidades e experiências do profissional. Faltava.

A Vulpi é o ponto de encontro entre desenvolvedores e a sua empresa. Através da nossa plataforma, construímos um ambiente em que as empresas não só divulguem suas vagas, mas também tenham acesso às habilidades, experiências e trabalhos dos candidatos.

Porque os desenvolvedores estão na Vulpi

Você pode pensar que a Vulpi seria apenas mais um site de classificados, onde anunciaria sua vaga e aguardaria o contato dos candidatos. Mas é importante que você saiba que a Vulpi trabalha tanto para otimizar o seu processo de contratação, como também trabalhamos com os profissionais para que eles tenham um posicionamento digital adequado ao mercado.

O desenvolvedor que está na Vulpi consegue vislumbrar como os seus perfis cadastrados em outras redes sociais estão sendo vistos pelos recrutadores e empresas. Além da chance de uma contratação assertiva, o profissional tem a oportunidade de trabalhar o seu perfil e torna-se cada vez mais visível e, o mais importante, com ênfase em suas habilidades e experiências.

Fora o foco dado às experiências e habilidades, o desenvolvedor não precisa preocupar-se em ficar sempre atualizando seu perfil na Vulpi. Para que o profissional tenha acesso à plataforma, ele conecta suas redes sociais ao nosso site e, sempre que esses perfis são atualizados, na Vulpi, automaticamente, ele também será.

O que é mais importante na hora da contratação

A Vulpi entende que já se foi o tempo em que um profissional de RH era responsável apenas pela contratação dos profissionais através de análise de currículos. Hoje, exige-se a elaboração de um processo de seleção assertivo, que busque o profissional com expertise na área e que vá agregar valor à empresa.

Expertise Finding é um método de recrutamento focado na relevância, influência e proficiência nas atividades desenvolvidas pelos candidatos e um dos pilares da construção da Vulpi como plataforma.

Desenvolvemos um algoritmo de inteligência artificial que cruza os dados cadastrados em redes sociais, analisa e compila em um perfil.

Por que é importante fazer essa redefinição de busca?

O recrutador pode não saber sobre as titulações dos desenvolvedores e termos técnicos, mas conseguirá analisar os trabalhos desenvolvidos pelos candidatos, quais aqueles se assemelham às necessidades da empresa através dos preenchimentos que empresa e candidatos fazem ao cadastrarem-se na Vulpi.

Isso é muito importante para empresa e profissional, pois enquanto um contrata um profissional com Know-how, o desenvolvedor tem a certeza de que irá desempenhar uma atividade na qual poderá agregar valor e acumular experiência.

O uso da plataforma Vulpi

Apesar desse todo trabalho de Expertise Finding, fazer uso da plataforma Vulpi é bem simples. As empresas que desejarem cadastrar, podem acessar a plataforma através deste linkApós o cadastro empresarial, basta criar a sua vaga. Criado o anúncio, as empresas devem ser ativas na plataforma para verificar os processos de recrutamento e seleção, além claro, manter os dados atualizados.

Quer ver quais empresas estão anunciando?  Aqui, os profissionais têm acesso às vagas criadas.

Os desenvolvedores cadastram-se neste link e autorizam a Vulpi a ter acesso às suas redes e com os dados são criados seus perfis com gráficos, badges e análises, de forma que as empresas possam ver as habilidades e contratar o desenvolvedor ideal.

A Vulpi convida recrutadores e desenvolvedores a conhecerem a plataforma e, de imediato, terão as vantagens:

  1. plataforma exclusiva para desenvolvedores e empresas;
  2. Expertise Finding;
  3. perfil único dos profissionais criado com uso de algoritmo de inteligência artificial;
  4. ênfase nas habilidades e experiências dos profissionais.

Deixar o processo de contratação otimizado e assertivo é um diferencial da Vulpi e fará com que empresas e profissionais tenham mais tempo e energia para um crescimento e desenvolvimento empresarial e pessoal.

Caso vocês tenham alguma dúvida, deixem nos comentários, além de sugestões. E, não deixem de compartilhar com as suas empresas as vantagens de ter a Vulpi como uma parceira no seu processo de recrutamento.


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *