Você se considera um profissional organizado? Seja sincero consigo mesmo, observe o seu ambiente de trabalho e a sua agenda de compromissos, como você está se saindo nessa questão?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nas soft skills, que são certas habilidades comportamentais e de personalidade que influenciam o seu modo de trabalhar. 

No entanto, muitos programadores conhecem esse termo, mas ainda assim, não dão a importância necessária em desenvolver determinadas competências.

Por consequência, quando participam de processos seletivos são prejudicados, e às vezes, mesmo depois de contratados não conseguem render no trabalho. 

Então, para ajudá-lo veja algumas dicas neste artigo de como desenvolver uma soft skill muito valiosa: a organização. 

Para começar, vamos compreender melhor o que significa ser um profissional organizado. 

O que é organização profissional?

O que é organização profissional

A organização profissional envolve tudo o que está relacionado ao seu serviço, desde as atividades da função até o local em sua volta. 

Só para exemplificar, essa expressão engloba:

  • Cumprimento de metas e prazos;
  • Espaço físico limpo;
  • Ambiente virtual arrumado;
  •  Boa gestão do tempo.

Contudo, alguns desenvolvedores acham que não precisam ser um profissional organizado para executarem bem as suas tarefas. 

Pensando nisso, será que a organização interfere mesmo no trabalho? O próximo tópico vai responder a essa pergunta. 

 

Por que é importante ser um profissional organizado?

Por que é importante ser um profissional organizado?

Em primeiro lugar, alguém organizado faz melhor uso do seu tempo, dessa forma, cumpre de forma eficaz as suas responsabilidades. 

Geralmente, quem é desorganizado possui também o hábito de procrastinar, por isso, entrega as suas tarefas sempre atrasadas ou quase estourando o prazo. 

Como resultado, esse comportamento muitas vezes gera uma sobrecarga de estresse para o programador, que começa a ficar insatisfeito e a achar o trabalho desgastante. 

Além do mais, ele não vai ter disponibilidade para verificar a qualidade do seu serviço, que com um pouco mais de tempo, poderia ser aperfeiçoado. 

Em segundo lugar, ser um profissional organizado evita que o desenvolvedor agende mais compromissos e venha a assumir mais tarefas do que ele realmente consegue realizar. 

Com certeza, o seu objetivo é ser um trabalhador competente, então desenvolva a habilidade de ser uma pessoa organizada. 

Mas quer saber como você pode fazer isso? Vamos descobrir!

 

Como ser um desenvolvedor mais organizado?

Se você decidiu ser um profissional organizado, confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. 

 

Dica 1: Organize o espaço físico

Para conseguir trabalhar é necessário que o ambiente a sua volta favoreça isso, e dificilmente, vai ser possível ter uma boa concentração mental se ele estiver sujo e bagunçado. 

É verdade que não existem regras específicas, mas procure manter uma arrumação funcional com o objetivo de que você consiga ter fácil acesso aos itens necessários para execução de sua atividade.

 

Dica 2: Tenha um bom planejamento

É preciso organizar as suas responsabilidades e priorizar aquilo que é mais urgente.

Nesse caso, é útil se planejar com antecedência para saber quais tarefas devem ser executadas durante aquele dia e o que pode ser adiado.

Quando você possui e segue um bom plano é capaz de entregar seus projetos nas datas corretas. 

 

Dica 3: Cuidado com as distrações 

Embora ser produtivo seja muito importante, todo mundo precisa de algumas pausas para recuperar as energias mentais e físicas.

Entretanto, esses breves intervalos não devem ser confundidos com distrações durante o período de serviço.

Só para ilustrar, se você for responder uma mensagem no Whatsapp ou assistir um vídeo aleatório no Youtube durante momentos de concentração, essas e outras situações só vão atrapalhar a sua produtividade. 

Então organize o seu trabalho de forma que tenha alguns momentos de descanso e não permita que distrações roubem o tempo estipulado para produção. 

 

Dica 4: Utilize aplicativos de organização

Por causa dos inúmeros compromissos e responsabilidades que devem ser feitos, às vezes, pode ser difícil lembrar de tudo sozinho. 

Como bom desenvolvedor, você sabe que a tecnologia é nossa aliada e pode ser útil para nos ajudar a lidar com nossos desafios do dia a dia.

Existem aplicativos para reuniões, fazer listas, guardar notas e outros com funções de gerenciamento de tarefas pessoais e em equipe. Podemos citar alguns como exemplos:

  • Trello: quadro virtual para organização de tarefas
  • Notion: gerenciamento de afazeres. 
  • Todoist: distribuição de atividades em listas. 
  • Evernote: criação de notas. 
  • Google Keep: elaboração de listas e notas.
  • Google Agenda: sincronização de eventos e compromissos com calendário. 

Agora você já sabe o que é organização profissional e o porquê ela é tão significativa, por isso, siga as orientações deste artigo e se torne um profissional organizado.

Quer receber mais dicas e outras informações importantes para sua carreira como desenvolvedor? Então, assine a newsletter da Vulpi e fique por dentro das novidades!

 


Redação Vulpi

Conheça a Vulpi! Temos o propósito de tornar mais simples e eficaz o processo de recrutamento e seleção de desenvolvedores de software.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *