Durante muito tempo, os recrutadores técnicos eram encorajados a oferecer vagas de desenvolvedor remoto, ou pelo menos a flexibilidade para passarem algum tempo em home office. Isso resultou em uma grande quantidade de profissionais de software trabalhando a maior parte de sua jornada em casa.

Com a popularidade da opção de trabalho remoto, e cada vez mais empresas de diversos setores adotando a prática, como tomar a frente da concorrência por talentos e se destacar na busca por um desenvolvedor remoto?

Se você pretende contratar ou já contrata programadores nessa modalidade com certeza já se fez essa pergunta antes, e quanto mais o tempo passa mais é difícil respondê-la.

Tendo isso em vista vamos abordar algumas dicas sobre como contratar desenvolvedores remotos:

Seja honesto em relação à sua flexibilidade com o trabalho remoto

Cada vez mais o número de organizações que permitem que os seus desenvolvedores trabalhem remotamente é maior, porém isso não quer dizer que todas elas proporcionam uma flexibilidade total a pessoa e possuem uma cultura bem estabelecida para trabalho remoto.

Por esse motivo, simplesmente ser transparente e claro com os candidatos sobre como é a política de trabalho não presencial na empresa, apoio de infra-estrutura e comunicação, pode ajudar a atrair apenas os candidatos que você deseja.

Faça com que todos da organização tenha compromisso com a cultura de trabalho remoto

 

Segundo o gerente de produto do Trello Hamid Palo, o compromisso de toda a organização com o trabalho remoto, executando-o com um bom desempenho pode ser um diferencial na busca por talentos de fora. Hamid ainda diz: “Quando você pensa no perfil de um profissional que trabalha remotamente, eles normalmente têm a consciência que vão conseguir entregar os resultados cobrados”.

Se você adota o trabalho remoto e sua empresa e colaboradores têm essa consciência será mais fácil a busca por novos talentos.

Ofereça apoio de infraestrutura ao desenvolvedor remoto

Quando você for criar os anúncios de vaga para um desenvolvedor de software e oferecer o trabalho remoto, é importante que seja abordado logo no início questões relacionadas à infraestrutura.

É importante destacar o computador para o trabalho será disponibilizado, se há algum benefício, como periféricos e monitores extras e ajuda de custos com a internet.

Se há esse apoio de infraestrutura, o trabalho remoto é mais atrativo ao desenvolvedor e fica mais fácil se sobressair perante a concorrência.

RECEBA GRÁTIS

Procure desenvolvedores em mercados pouco explorados

Como estão sendo disponibilizadas vagas remotas, o desenvolvedor pode a rigor trabalhar de qualquer lugar do mundo. Mesmo que seja limitado ao país em que sua empresa está sediada, vale a pena explorar mercados que nem todas as empresas dão muita atenção.

Porque não buscar programadores em cidades de outros estados e que não tem tantos profissionais quanto as outras? Muitas vezes é possível encontrar excelentes profissionais “escondidos” nos cantos mais longínquos do país, em locais que seus concorrentes do mercado ignoram.

Existem muitas tecnologias que podem te auxiliar nessa busca por talentos, que analisam redes sociais profissionais e fazem uma varredura na web, sendo capaz de encontrar desenvolvedores de software em qualquer lugar no mundo.

Gostou do nosso conteúdo sobre como sair na frente no recrutamento de desenvolvedor remoto? Conheça mais sobre a Vulpi, plataforma para contratação de desenvolvedores de software.

 


Daniel Martins

Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *