Tradução de texto originalmente produzido por Rick Moy em Stack Over Flow Business.

Como você define um desenvolvedor júnior? Isso está relacionado à experiência que ele tem? A idade de um desenvolvedor tem a ver com essa classificação? Você atribui esse título a desenvolvedores com níveis salariais mais baixos?

Nós também não temos uma resposta definitiva. Então, perguntamos a alguns desenvolvedores e gerentes de engenharia de computação sobre o que eles pensam – e rapidamente aprendemos que as respostas às perguntas acima não descrevem com precisão seus companheiros de time como de menor titularidade.

Afinal, qual é o perfil do desenvolvedor júnior? Este post vai te conduzir para algumas das melhores respostas que ouvimos para esta difícil pergunta.

Responsabilidades claramente definidas e autonomia no trabalho

Todos com quem conversamos concordaram que desenvolvedores júnior não devem ser submetidos às mesmas expectativas que os membros sênior. Mas isso significa que eles devem apenas lidar com tarefas como correções e pequenos bugs? Não.

Jason Parks, diretor de Desenvolvimento de Aplicações do The Media Captain, nos disse que suas contribuições ainda podem ter um impacto enorme em projetos críticos. “Eles normalmente são mentorados por desenvolvedores sênior”, disse. “Mas eles devem também ter a habilidade de diagnosticar problemas e sustentar códigos”.

Kinjal Dua, um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis na Clearbridge Mobile, concorda. “Desenvolvedores sênior têm mais experiência e podem identificar problemas rapidamente”, explicou Dua. “Mas programadores de nível júnior também têm um bom senso sobre o que é o problema e como eles podem repará-lo, mesmo que isso demore um pouco mais”.

Demonstram recursos e habilidades para completar tarefas definidas

Uma vez que eles exigem um pouco mais de supervisão, os desenvolvedores júnior estão sempre à espera de instruções, certo? De acordo com as pessoas com quem conversamos, aqueles que você contratar encontrarão maneiras de fazer o seu trabalho sem que lhes seja pedido.

Tom Kleingers, dono da Evanston Avenue, diz que os programadores de nível júnior muitas vezes apresentam propriedade quanto às suas tarefas, especialmente quando eles não têm todas as respostas. “Os melhores encontram soluções para os problemas usando as ferramentas que estão à disposição, sendo a Stack Overflow uma boa opção”, acrescentou. “Muitas vezes, programadores júnior talentosos podem resolver casos mais rapidamente, já que passam mais tempo codificando”.

Contrate desenvolvedores com a Vulpi

Quando você contrata programadores de nível júnior, você deve procurar por dois traços. Primeiro, é preciso que eles saibam que têm muito para aprender. Mas, mais importante do que isso, eles precisam ter entusiasmo pela aprendizagem.

Marko Anastasov, co-fundador do SemaphoreCI.com, argumenta que os melhores candidatos de nível júnior têm sempre vontade de aprender. “Eles buscam proativamente por feedbacks e conselhos sobre os próximos passos em sua jornada de aprendizado”, diz Anastasov. “Eles também têm dominado os conceitos básicos de comunicar o status atual das tarefas que lhes são atribuídas e sabem também quando solicitar mais trabalho”.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *