Aprenda 3 erros que devem ser evitados pelos recrutadores ao contratar programadores

A missão de criar um ambiente bom para o trabalho, e que os desenvolvedores se identifiquem é uma tarefa difícil, porém muito importante para os empregadores.

A cultura organizacional não deve ser focada apenas para que os desenvolvedores que lá trabalham atualmente se sintam bem e confortáveis ao realizar suas atividades, mas também para atrair novos profissionais quando houver a necessidade de ampliar sua equipe.

É compreensível a contratação de um profissional de software que não se adapte tão bem aos estilos e metodologias de trabalho da equipe ou com a comunicação interna.

Porém quando estamos falando da contratação de acordo com o fit cultural, existem alguns erros que os recrutadores cometem que prejudicam tanto a empresa quanto o candidato e podem levar a contratações arriscadas.

Para ajudar você a contratar um programador avaliando adequadamente seu perfil cultural separamos algumas dicas que devem ser lembradas:

Dar muito destaque a aspectos sociais da cultura organizacional

É claro que sua equipe de desenvolvedores deve ter peculiaridades e costumes que tornam aquele grupo único e exclusivo. A realidade é que os programadores que você entrevista com o intuito de incorporar a equipe querem saber como é realmente trabalhar com os profissionais de já estão na empresa.

Mesmo assim, muitos profissionais de recrutamento caem na armadilha de destacar aspectos sociais, e pesar muito esse fator na contratação, contratando desenvolvedores que gostam de coisas parecidas.

Embora discutir qual é o videogame preferido, ou qual cerveja mais gosta de tomar seja totalmente aceitável, isso jamais deve ser considerado como um indicador de adequação cultural.

Se em algum lugar, seja sua página de carreiras ou divulgação de vagas, desencorajar os candidatos que não gostam dessas coisas de se aplicarem ao processo você deve imediatamente editar isso, retirando esses tópicos.

RECEBA GRÁTIS - GUIA COMPLETO

Concentrar demais nos benefícios quando for contratar programadores

Atualmente no mercado de vagas para profissionais de TI, é muito comum a divulgação focar nos benefícios e o que a empresa irá oferecer além do salário, tirando um pouco o foco do job description.

Com certeza é muito bom saber se a empresa oferece lanches gratuitos, o happy hours programados com frequência, mas não deixe esses aspectos sobreporem  os projetos em que o programador irá atuar, pois isso é uma das principais coisas que importam para ele. Uma das coisas mais gratificantes para um profissional de software é ver clientes reais utilizando o produto que ele desenvolveu.

Se suas divulgações de vaga focam demais em benefícios e não deixam claros os projetos é importante revê-las.

Procurar por um fit cultural exato

Com certeza é muito bom trabalhar com quem você se dá bem. Porém embora pareça um cenário ideal montar um time de desenvolvedores em que todos são amigos, direcionar sua estratégia para contratação de pessoas com personalidades semelhantes pode ser um problema.

Claro que profissionais que se dão bem e possuem interesses similares têm uma tendência maior de passarem um tempo juntos fora do trabalho, mas isso não significa que eles necessariamente serão produtivos enquanto equipe. Por isso é prejudicial criar uma avaliação cultural para encontrar apenas pessoas parecidas.

Pessoas que compartilham os principais valores culturais da empresa, provavelmente terão origens diferentes, por isso é importante refletir os valores da empresa em uma força de trabalho diversificada.

Gostou do nosso post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos sobre contratação de programadores.


Daniel Martins

Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *