Sabemos que as pessoas recrutadoras geralmente não participam do dia a dia da área de tecnologia. Mas, ainda assim, é necessário entender cada vez mais a fundo as necessidades de cada time. Para assim, trazer perfis que preencham as vagas de forma assertiva. E que façam sentido para suas posições. Além de, claro, ter o fit com a empresa. Mas como ser incisivo, contratar profissionais de TI e fazer a escolha correta, quando não se é aprofundado realmente na rotina daquele time? 

 

Segue a leitura que vamos falar sobre isso!

 

Como fazer imersão em uma área que não é minha?

Se identificou com a introdução do texto? Então já vamos começar com respostas.

Para entender a área e suas necessidades, é importante sempre acompanhar o setor e suas tendências. Ter um bom relacionamento com os gestores de tecnologia também é fundamental. Assim, você entenderá de uma fonte qualificada o necessário.

Além disso, sistemas com Machine Learning e Inteligência Artificial, próprios para a área de recrutamento e seleção, auxiliam muito na contratação dos profissionais de TI.

Esses são só os primeiros passos. Como sempre falamos por aqui, é necessário ter em mente qual é o perfil ideal para a vaga. E isso pode ser muito bem alinhado com o gestor ou gestora da área. Sendo assim, aumenta a clareza de quais candidatos ir atrás.

Principais habilidades do perfil de tecnologia

Temos alguns fatores que são essenciais para refletir nos perfis dos candidatos. São eles:

  • Ter conhecimento técnico na área (linguagens de programação e scripts), de acordo com o que foi descrito na vaga; 
  • Raciocínio analítico;
  • Criatividade e capacidade técnica de resolver problemas;
  • Fit cultural com a empresa;
  • Vontade de aprender sempre o novo. 

Esses são só alguns pontos que podem ser considerados no processo seletivo. Você pode entender em entrevistas ou analisando projetos que as pessoas já desenvolveram. Ou seja, é possível validar qualquer habilidade que queira.

Por fim, a formação também pode ser vista. Mas não como ponto primordial ou decisor. Muitos profissionais de TI não possuem uma graduação, mas sim cursos e experiência para atuar no cargo. 

Dica de conteúdo extra: entenda tudo sobre o currículo cego. 

Sistemas de Machine Learning e Inteligência Artificial a seu favor. Eles podem ajudar a contratar profissionais de TI? 

Como citamos, é importante entender que atualmente o Machine Learning junto à Inteligência Artificial são os grandes facilitadores para a área de recrutamento e seleção. E também para acompanhar o candidato ao se tornar colaborador e permanecer na empresa. 

Eles são os sistemas que coletam informações do comportamento humano e compilam tudo isso dentro de um lugar. Dessa forma, o recrutador consegue ter fácil acesso às informações. E isso pode ajudar durante todo o processo seletivo. 

Depois de contratar profissionais de TI o que fazer para retê-los na empresa

Um importante fator para reter profissionais de TI são os treinamentos e desenvolvimento. Investir em cursos e projetos de desenvolvimento pessoal, são grandes diferenciais. Ajudam não só do lado do funcionário, mas a evolução a longo prazo da área. Além de estabilidade e comprometimento de ambos. Entenda quais os interesses dos colaboradores e candidatos para propor aprendizados.

A cultura no ambiente de trabalho também influencia bastante na convivência e estímulo das pessoas. Temos que sempre lembrar que passamos a maior parte do tempo em ambientes profissionais. Por isso devemos proporcionar e implementar o melhor cenário para os colaboradores. Mesmo quando o trabalho é remoto, isso deve ser pensado.

Além de dicas, lembre-se que a Vulpi pode te ajudar a encontrar profissionais de TI mais qualificados para o que você busca. Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

 


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *