Imagine que você abriu um processo de contratação de desenvolvedores e está buscando um programador back-end Python para a sua empresa. Ainda não encontrou o escolhido para a vaga, mas como tem uma boa marca empregadora tem sua caixa de entrada cheia de aplicações e currículos. Esse é um excelente cenário não é mesmo?

Porém mesmo com essa situação perfeita o trabalho do recrutador está longe do fim, isso porque uma contratação rápida e assertiva tem sido um fator que faz a diferença na busca por talentos no mercado.

Existem algumas explicações para isso, saiba mais sobre como a lentidão na contratação de desenvolvedores impacta nos processos organizacionais:

Profissionais estão trocando menos de emprego

Em uma pesquisa realizada pelo Stack Overflow, 60% dos desenvolvedores de software, quando questionados se estão abertos à novas propostas de emprego, responderam positivamente.

Esse é um cenário a princípio muito favorável a qualquer recrutador na contratação de desenvolvedores não é mesmo? Porém quando você vai um pouco mais a fundo na pesquisa um dado que preocupa esses profissionais surge: 34% dos desenvolvedores entrevistados classificaram sua satisfação em suas posições atuais em 9 ou 10, considerando-se uma escala de 1 a 10.

Isso mostra que programadores estão dispostos a ouvir novas propostas, porém não garantem que vão substituir o emprego atual sempre que isso ocorrer.

Isso significa que mesmo com uma caixa de entrada recheada de currículos o trabalho está longe de ser concluído. Para convencer um profissional de software a largar sua posição atual, o recrutador deve atuar como um vendedor e convencer que aquela é a oportunidade ideal para a pessoa.

É muito comum que o profissional escolhido recuse a oferta, por isso é importante ter um pipeline de recrutamento robusto, aumentando as possibilidades de contratação e minimizando os efeitos dessa recusa.

O mercado de trabalho continua favorecendo os candidatos

O mercado de tecnologia vem em uma crescente exponencial, e desenvolvedores de software vem atingindo o topo no ranking dos profissionais mais demandados. Isso faz com que o controle da contratação fique nas mãos do programador, favorecendo o profissional e prejudicando o recrutador, tornando o recrutamento técnico uma atividade mais difícil e com maior necessidade de planejamento.

Em muitos casos os desenvolvedores participam de vários processos simultâneos, então é válido se colocar no lugar do candidato, estabelecendo uma empatia e sabendo quais são os seus desejos e anseios profissionais, assim será mais fácil vencer essa competição.

Por isso uma contratação no menor espaço de tempo possível, faz com que as chances de trazer o profissional considerado ideal aumentem exponencialmente.

Tecnologia para acelerar o processo de contratação de desenvolvedores

Bom, já sabemos que é importante conduzir um processo eficiente e com rapidez. Agora temos uma dica para otimizá-lo e conseguir contratar os melhores desenvolvedores do mercado.

Utilizando plataformas que tem como recurso buscas ativas em redes sociais profissionais e uso de inteligência artificial para selecionar o profissional que tem mais fit com a  vaga ofertada, além de traçar um perfil técnico detalhado do desenvolvedor, é possível otimizar muito o tempo do processo.

Além disso esse tipo de software organiza o processo em um único local, tornando mais fácil as atribuições do profissional de recrutamento.

A dica ao recrutador é sempre estar atento ao mercado, tecnologias novas que vem surgindo no mercado de RH 4.0 e trabalhar sempre a empatia com os profissionais de software.

Quer saber mais sobre tecnologia para contratação de desenvolvedores? Conheça a Vulpi!

 


Daniel Martins

Daniel Martins

Sou técnico em Administração formado pela Escola de Formação Gerencial do SEBRAE . Gosto de expandir meus conhecimentos e aprimorar minhas habilidades sempre. Tenho experiência no mercado de startups e sou apaixonado por marketing de conteúdo!

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *