Recrutar e contratar bons colaboradores é uma tarefa árdua e que exige bastante do RH. Porém, reter funcionários talentosos, que contribuem ativamente com o crescimento da empresa, é ainda mais difícil.

Neste post, você vai descobrir a importância de pensar na retenção de colaboradores de maneira mais estratégica e também vai aprender quatro técnicas que ajudam a reduzir o turnover da companhia. Continue lendo!

Não deixe os talentos irem embora

As motivações pelas quais as pessoas trabalham não se limitam somente a um bom salário. Apesar deste indicador ser importante, ele já não serve como atrativo exclusivo para manter bons funcionários trabalhando na sua empresa.

Para evitar que os talentos que você contrata decidam ir embora, você deve motivar a permanência deles de outras maneiras. Estar sempre aberto ao diálogo é uma das atitudes que o RH pode ter para reter colaboradores excepcionais.

RECEBA GRÁTIS

Como reter funcionários talentosos

Confira quatro técnicas interessantes que podem ser implementadas na sua empresa para reter talentos:

1. Invista em um processo de seleção mais assertivo

O primeiro passo para manter bons funcionários na sua empresa, é selecionar e contratar profissionais talentosos que possuem o interesse genuíno de crescer junto com a companhia.

Por isso, é essencial que o processo de seleção seja o mais coerente possível com aquilo que a empresa espera para a função que o contratado irá desempenhar. Investir em processos de seleção automatizados, por exemplo, pode ser um bom começo.

2. Fortaleça a cultura do feedback

Profissionais talentosos anseiam por um retorno mais rápido das tarefas que executam. Criar uma cultura corporativa que valorize o papel do feedback é importante para fortalecer o relacionamento com os funcionários.

O feedback também tem a função de reconhecer o que está sendo bem feito e de corrigir os comportamentos que precisam de mais atenção. Esse é um momento único que pode definir a vontade do bom colaborador de ficar ou não na sua empresa.

3. Promova a capacitação constante

Funcionários excepcionais estão sempre em busca de crescimento pessoal e profissional. Oferecer treinamentos, palestras, workshops, hackathon e eventos com frequência é essencial para qualquer empresa que deseja reter talentos.

O ganho com a capacitação constante é benéfico para todos. O funcionário ganha porque aprimora seus conhecimentos e investe essa bagagem no que faz e a empresa ganha porque desenvolve profissionais engajados e acima da média.

4. Crie um ambiente  de trabalho acolhedor

Nunca duvide do impacto que o ambiente de trabalho tem na retenção de talentos. Se o local em que o funcionário trabalha não inspira conforto e segurança, ele dificilmente se sentirá motivado neste espaço.

Estabeleça um ambiente descontraído, leve e tranquilo para que os seus colaboradores sintam prazer em estar dentro da sua empresa. O mesmo conceito deve ser aplicado para suavizar normas rígidas.

Agora que você entendeu a importância de reter funcionários talentosos e conheceu algumas práticas que ajudam a mantê-los na sua empresa, convidamos você para curtir a nossa página no Facebook. Você receberá nossos conteúdos sempre em primeira mão!


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *