Logo que uma vaga de TI abre na empresa para recrutar novos colaboradores, muitos currículos são enviados.

Porém, com tanta demanda de trabalho e informações, como analisar todos os currículos e dados para escolher o melhor talento e não perder tempo fazendo entrevista com pessoas que não estão aptas para o cargo?

Ao contratar o profissional ideal, você precisa levar em consideração o seu currículo, o tempo de empresa, qual é a sua especialidade, sua formação, os seus valores, conduta, cultura, relacionamentos… E por aí seguimos uma gama gigantesca de informações que você precisa analisar ao contratar um funcionário de TI.

Então, levando em consideração que são muitas informações a serem analisadas, nós vamos ensiná-lo como recrutar novos colaboradores da área de Tecnologia da Informação de forma certeira. Confira!

Analise minunciosamente o currículo

Você vai precisar fazer a primeira seleção dos currículos para identificar quem se enquadra no perfil que a empresa está procurando.

Analise o tempo que ele ficou em cada organização, quais são os seus objetivos profissionais, suas experiências, de que forma ele busca atualização profissional e se ele possui os conhecimentos necessários para o cargo.

Agende a primeira entrevista por videoconferência

Para aproveitar o tempo, liste as suas questões sobre o currículo do candidato que não ficaram bem claras e agende uma entrevista por videoconferência.

Assim, você já aproveita para perceber como o funcionário lida com as novas tecnologias e como é a sua linguagem, expressão e postura.

Você também poderá fazer perguntas específicas para saber como é o seu comportamento humano, sua ética, seus valores e compreender mais sobre como o candidato é como pessoa.

Aplique o Work Sample para recrutar novos colaboradores

O Work Sample nada mais é do que uma amostragem do trabalho, para avaliar se o candidato possui as habilidades que o cargo que está em aberto necessita.

Você pode aplicar isso de forma presencial ou contratar um software específico, que mensure o tempo com as respostas do candidato.

Caso isso não seja possível, você poderá fazer um teste de perguntas e respostas nos formulários do Google Drive.

Facilite sua vida investindo em softwares específicos

Você percebeu que recrutar novos colaboradores da área de TI não é uma tarefa tão simples quanto parece, não é mesmo? Mas, você pode contar com a ajudinha das novas tecnologias da informação para facilitar o seu trabalho.

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Você sabia que há softwares específicos que realizam e otimizam o processo de recrutamento e seleção?

Eles cruzam as informações dos candidatos divulgadas em redes sociais com o seu currículo e geram um relatório completo de todas as pessoas, traçando um perfil do candidato. Além disso:

  • mantém histórico de candidatos que você já entrevistou;
  • centraliza todas as informações em um único lugar;
  • facilita a vida do RH;
  • gerencia todos os currículos e vagas em aberto.

Assim, você economiza seu tempo e consegue encontrar o talento ideal que a sua empresa está procurando. Não é maravilhoso?

Agora que você aprendeu como recrutar novos colaboradores da área de TI de forma certeira, o que você acha de assinar a newsletter e receber as nossas dicas e novidades? Nos encontramos novamente no próximo post!


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Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

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