A busca por um desenvolvedor é um processo um tanto quanto árduo. Não bastasse a dificuldade inerente aos processos de seleção, ainda é comum as empresas contratantes perderem seus candidatos para outras empresas em meio ao recrutamento.

Isso ocorre por diversos motivos, principalmente no que se refere às formas de comunicação com os profissionais desenvolvedores. Mas isso não é algo irreparável.

Hoje, há diversas maneiras de comunicar-se com os profissionais. E claro, há como criar uma interação com os desenvolvedores sem que se crie um monólogo.

Você tem ideia do que deve fazer para contratar bons desenvolvedores e não perdê-los no meio do processo seletivo?

Confira nesse artigo todas as informações e dicas que temos para você!

Por que a sua empresa está perdendo seus candidatos desenvolvedores?

Em primeiro lugar, vale lembrar que é comum que os candidatos sintam-se nervosos e ansiosos no momento da entrevista.

Por isso mesmo, o ideal é que esse primeiro contato realizado pessoalmente não seja o principal aspecto levado em consideração pela sua empresa, e que haja uma preparação antes da etapa de entrevista.

Para contratar bons desenvolvedores, sobretudo, é preciso levar em consideração seus conhecimentos técnicos e experiências.

Algumas dicas para melhorar a experiência dos candidatos e encontrar bons profissionais é desenvolver um passo a passo para que eles saibam o que vem pela frente, bem como investir em canais de comunicação que permitam estar em contato contínuo após a entrevista.

Se você tem certeza que quer contratar um profissional, por sua vez, é essencial comunicar a sua decisão de contratação o quanto antes.

Como criar um passo a passo para contratar desenvolvedores?

Ao anunciar a vaga que a sua empresa está oferecendo, é importante que você especifique todas as atividades que envolvem o processo de recrutamento aos candidatos.

Assim, de forma antecipada, eles irão saber o que encontrarão pela frente e se preparam de forma adequada para cada etapa.

 Com isso, as chances de que os candidatos se saiam mal na entrevista são reduzidas, pois a boa preparação é o que evita a ansiedade e o nervosismo.

Então, por que não criar uma espécie de manual que vai guiar o candidato? Informe quais são as competências e habilidades exigidas pela sua empresa e como funciona o processo de entrevista presencial.

RECEBA GRÁTIS - GUIA COMPLETO

Invista em canais de comunicação eficientes

Outra dica importante é adotar canais de comunicação realmente eficientes para que o contato com os candidatos desenvolvedores não seja perdido após a etapa da entrevista presencial.

Para isso, o seu negócio pode criar uma espécie de Banco de Talentos, com todos os dados dos candidatos, como nome, telefone, e-mail e demais informações relevantes.

Como é comum que as empresas, de forma geral, percam o candidato porque outra empresa se antecipou em contratá-lo, é indicado que você mantenha o contato com os melhores profissionais que o seu negócio acabou de encontrar.

Diga qual é o prazo para que a sua empresa anuncie se vai contratá-lo ou não, e mantenha o profissional informado com periodicidade.

Essas foram algumas dicas para que você não perca o profissional almejado. Trabalhe bem as dicas e as adapte à sua empresa.

Deixe nos comentários o que vocês acharam e compartilhem com as pessoas que estão em busca de bons desenvolvedores.


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.