Saiba como motivar seus desenvolvedores

Claro, que os desenvolvedores não são contra ganhar uma grana extra sempre, mas não é a única coisa que os motiva a assumir projetos críticos que estão fora de seu escopo e ou responsabilidade. Esses programas de incentivos baseados em dinheiro também tendem a recompensar os desenvolvedores por coisas que não movem o colaborador da maneira que sua empresa precisa. Vamos lá, um bônus em dinheiro seria suficiente para que você tivesse uma dedicação extra em uma tarefa que não é de sua responsabilidade ou não está em seu escopo de planejamento?

Como recompensar os profissionais de sua empresa ?

Recompensar seus desenvolvedores por coisas como identificar documentação técnica inadequada ou corrigir bugs, pode trazer ganhos rápidos. No entanto, Erik Dietrich, fundador da DaedTech LLC, diz que as pessoas que trabalham na área de software,  rapidamente aprendem como o sistema de recompensa funciona e como eles podem manipulá-lo para seu ganho pessoal.

Para tratar disso, Dietrich sugere estruturar seus programas de incentivo em torno da missão de sua empresa e objetivos de negócios reais. Ele acrescenta: “Se você recompensá-los por objetivos atingidos, eles vão aplicar suas habilidades agudas de resolução de problemas para planejar o melhor processo, a fim de resolver o problema.”

Incentivar os desenvolvedores com tempo livre, para trabalhar em projetos paralelos pode ser uma maneira de fazer com que eles treinem e desenvolvam novas habilidades técnicas. Além dos desenvolvedores obterem um ganho de conhecimento, eles estarão mais preparados para os desafios de sua empresa. Dar aos desenvolvedores tempo para trabalhar em seus projetos pessoais pode parecer contra-intuitivo, especialmente quando você precisa enviar um novo produto ou recurso o mais rápido possível.

Como Hamid Shojaee da Axosoft aponta que essa prática, foi uma pílula particularmente difícil de engolir para alguns executivos no Google, mesmo depois que eles anunciaram que seus desenvolvedores seriam autorizados a gastar 20% do seu tempo trabalhando em coisas que gostavam.

Enquanto eles temiam que nada seria feito, eles finalmente descobriram que seus desenvolvedores “economizaram” seu tempo livre para completar suas principais tarefas. Eles trabalhavam mais para conseguir aproveitar melhor o seu tempo livre. Considerando que 85% dos desenvolvedores passam pelo menos uma hora por semana trabalhando em projetos paralelos, o pensamento de ganhar tempo no trabalho para se concentrar neles pode ser um motivador maior do que dinheiro para muitos desenvolvedores.

RECEBA GRÁTIS

A maior recompensa é a oportunidade de se diferenciar

Não é nenhum segredo que mesmo os desenvolvedores mais experientes estão sempre procurando maneiras de aprender novas habilidades. Embora não haja falta de cursos de formação e seminários para os desenvolvedores participar, muitos deles tendem a ser caros.

Michael de Raadt, diretor de EdTech, diz que premiar os desenvolvedores com oportunidades de “conhecimento” é uma excelente maneira de incentivar os desenvolvedores. Ele acrescenta: “Permitir que os desenvolvedores, tenham a oportunidade de escolher os cursos que gostariam de participar e oferecer sessões de mentoria interna, leva a níveis mais elevados de produtividade e pode ajudar as empresas a manter os desenvolvedores.

Claro, sinta-se livre para ser criativo sobre as formas de fornecer desenvolvimento profissional à sua equipe de desenvolvimento. Mas antes de chegar a algum dinheiro pequeno para “inspirar” seus desenvolvedores, não perca de vista o que realmente os motiva.


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *