Recrutar e selecionar bons profissionais de tecnologia no mercado não é uma tarefa simples. Portanto, durante o processo é necessário manter candidatos de TI engajados e interessados. E, essa pode ser uma métrica importante para o RH.

Estamos falando de ações utilizadas durante as etapas de seleção para reter o interesse das pessoas. Nesse sentido, é necessário investir em estratégias de envolvimento.

Quer saber o que você e sua equipe podem fazer para evitar que o profissional desista da sua vaga? Então esse artigo é para você.

A importância de manter candidatos de TI engajados

Nunca foi tão importante manter candidatos engajados durante processos seletivos. E não somos só nós que estamos falando. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, para o relatório “Talent Trend”, isso foi validado. 83% dos talentos afirmaram que podem mudar sua opinião sobre uma vaga ou empresa que eles gostaram, caso a experiência da entrevista e do processo seletivo tenha sido negativa.

Sabendo disso, ressaltamos a importância de investir na experiência das pessoas candidatas em todas as etapas. Bem como dedicar tempo em construir uma relação com o profissional. Ainda mais quando falamos no mercado de TI, onde faltam profissionais qualificados disponíveis.

E, por último, vamos responder a uma pergunta que talvez você já tenha ouvido ou até mesmo se feito. Mas vale investir esforço, mesmo sabendo que nem todos serão contratados? A resposta é sim!

E para justificá-la, vamos trazer mais uma informação da pesquisa feita pelo LinkedIn. 64% dos profissionais dizem que aumentariam o relacionamento com uma organização diante de um bom engajamento. E isso, mesmo que não tenham conseguido o emprego. Uma métrica excelente se for pensar para vagas futuras. Porém também, para quem se preocupa com a construção da reputação da empresa.

O que fazer para manter candidatos de TI engajados?

Existem várias ações que podem te ajudar. No entanto, vale o teste para saber qual melhor se adequa aos processos da sua empresa. Assim como qual será mais eficaz para cada posição a ser ocupada.

Comunicação constante

A boa comunicação é parte fundamental de qualquer processo eficiente. Por isso, ela deve ser usada em todos os casos e etapas. Crie um cronograma interno com prazos, fale deles com o candidato e cumpra.

Se ficou de dar um feedback em até 3 dias, faça. Mesmo que esse feedback seja negativo. Se atrasou por algum motivo, não deixe de comunicar também.

A falta de informação pode fazer com que o profissional desista da vaga.

Employer branding

O employer branding também pode ser usado para manter o engajamento do candidato. A princípio, você pode disparar material sobre a empresa para os profissionais. Inclua nesse material informações sobre a empresa. Mas também as vantagens e benefícios da organização, os rituais, prêmios, etc. Faça desse conteúdo um reforço da cultura da empresa. Quanto mais a pessoa candidata se sentir próximo da cultura da empresa, mais engajado estará.

Fale e mostre a empresa

Inicialmente, fale sobre a empresa no job description. Em seguida, no material de disparo das ações do employer branding. E também nas etapas de dinâmica ou individuais. Além disso, que tal ir além e mostrar a empresa? Mesmo que o processo seja a distância, você tem a possibilidade de fazer um tour virtual. Esse tipo de ação faz com que o envolvimento cresça ainda mais. Se a conversa for presencial, mapeie os pontos mais estratégicos do local para mostrar, incluindo o setor onde a pessoa irá trabalhar.

Gamificação

A gamificação costuma ser um recurso bem atraente e dinâmico para manter pessoas engajadas. Então, utilize essa ação para desafiar o candidato a participar e ofereça recompensas. Você pode fazer alguma simulação da rotina do trabalho. Criar dinâmicas de apresentações de forma inovadora. Ou ainda, algum tipo de competição. Em outras palavras, você pode deixar suas etapas muito mais atrativas e inovadoras.

Lembre-se que você não precisa deixar o processo longo. Faça com que essas atividades façam parte das etapas já existentes. Aproveite esses momentos, para também avaliar as competências comportamentais das pessoas.

 

Com base nessas dicas, acreditamos que você já pode começar a implementar ações para manter candidatos de TI engajados. Aplique, teste e registre os resultados. Com isso, seus processos se tornarão cada vez mais estratégicos e, claro, eficazes. Depois conta pra gente como foi!


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

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