Você sente que existe muita concorrência na hora de contratar uma pessoa profissional de TI? Se sim, seu sentimento está certo. O mercado segue aquecido para esse profissional e as empresas precisam se destacar para atrair os melhores talentos. Para isso, que tal investir em uma comunicação mais estratégica? Vem com a gente, que temos as melhores dicas de como fazer a divulgação da vaga.

 

 

Faça um job description bem feito

Antes de colocar a mão na massa para divulgar uma vaga, estruture bem o job description. Saiba qual a descrição do cargo ofertado e deixe as funções do dia a dia detalhadas. Para aprofundar nisso, saia do formulário básico que lista de forma genérica e, às vezes, complexa as necessidades do profissional. Tire um tempo para conversar com a liderança da área e também com a equipe. Na hora de escrever a vaga, fale sobre a empresa, o dia a dia, habilidades exigidas e desejáveis, etc. Lembre-se que, para o candidato, o processo começa neste momento.

 

 

Saiba onde seu público está

Com o job description em mãos, agora é hora de fazer a divulgação da vaga. Saiba quem é o seu público e onde ele está. Saiba as redes sociais que essas pessoas consomem, o tipo de informação que atrai seus olhares e os locais digitais que costumam estar. O LinkedIn, por exemplo, é um excelente local para esse tipo de comunicação. Você pode usá-lo estrategicamente e ter o apoio de outras redes para essa divulgação.

Uma dica que sempre damos: crie laços com o seu público antes e depois de uma oferta de vaga. Manter o relacionamento é crucial. Assim, quando surgir uma oportunidade, fica mais fácil de trazer o maior número de candidatos e muitos deles já podem estar qualificados, já que provavelmente já possuem fit cultural com a empresa e habilidades necessárias, caso a empresa comunique isso nos conteúdos.

 

 

Use o melhor de cada ferramenta para a divulgação da vaga

Já nos antecipamos, citando o LinkedIn no tópico anterior, e aqui vamos falar das ferramentas de forma mais detalhada. O LinkedIn é uma delas e também a mais importante quando o assunto é network corporativo. Busque entender quais ferramentas estão a disposição e use o melhor delas.

As outras redes sociais podem auxiliar na divulgação da vaga, desde que você entenda que seu público está lá. Conheça as plataformas e a forma de se comunicar em cada uma delas. Nem sempre é eficiente usar textos longos em todos os lugares, por exemplo. Sabendo disso, você terá que se adaptar com uso de imagens atrativas, links para que a pessoa saiba mais, vídeos, dentre outros recursos.

Ferramentas especializadas em divulgação de vagas também são ótimas aliadas, afinal, sua função principal é essa e quem está lá tem um objetivo muito claro. Existem as plataformas que vão te ajudar apenas na comunicação e outras auxiliam no processo de forma mais ampla e especializada. Saiba qual o melhor formato para sua necessidade e busque quem melhor vai te atender.

 

 

Busque diversidade

Esse tema é cada vez mais importante e relevante na hora da contratação. Empresas que assumem esse papel, performam melhor financeiramente e também quando o assunto é inovação. Procure entender sobre o tema e busque pessoas que tenham repertórios e sejam diferentes. Somos diversos em identidade de gênero, raça, limitações motoras, idade, etc. Entenda esses públicos e se comunique também com eles.

Na hora de divulgar sua vaga, seja nas redes sociais, no seu site ou sites especializados, mostre que a empresa se preocupa com a diversidade. Se a empresa já possui políticas de inclusão, coloque isso na descrição e também na divulgação da vaga. É importante para quem vai entrar, saber que terá apoio e espaço internamente. Caso ainda não possua, mostre o desejo de ter e que se importa com a mudança. Adapte a comunicação para ser o mais inclusivo possível. Isso vale para a comunicação escrita e visual também.

 

 

Use as pessoas a seu favor na divulgação da vaga

A última dica, porém não menos importante, tem a ver com o principal recurso: pessoas. Use o poder da rede das pessoas para divulgação de uma vaga. Peça ajuda para o time, liderança, diretoria, etc. Faça-os sentir parte do processo e ter orgulho de divulgar as vagas da empresa. Cada um vai ter um ponto de vista na hora de comunicar, o que ajuda muito no processo humanizado de recrutamento e seleção. 

Implemente processos internos de divulgação e também de indicação. Essas ações ajudam muito o dia a dia do RH. Caso a sua empresa ainda não tenha, experimente fazer e depois conta pra gente os resultados.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

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