Encontrar os desenvolvedores certos para criar produtos usando tecnologias mais recentes é um grande desafio. O sucesso de um recrutador de profissionais de tecnologia é muitas vezes definido por sua capacidade de encontrar pessoas qualificadas para um papel na empresa com base em uma lista de linguagens de programação entre outras inúmeras variáveis de tecnologia.

Embora seja emocionante essa busca, muitas vezes, os recrutadores deixam passar batido bons profissionais que poderiam ingressar em suas empresas. Você já parou para pensar, que algumas dessas tecnologias e linguagens de programação só existem por um curto período de tempo? Tornando muito mais difícil encontrar desenvolvedores que tenham experiência com essa tecnologia e fazem sentido com a descrição vaga.

Otimizar os processos de encontrar profissionais

Como todas as coisas boas do nosso mundo, os criadores da maioria das tecnologias existentes no mercado foram inspirados por sua experiência profissional. Suas experiências com o desenvolvimento em linguagens de programação mais tradicionais inspiraram e fizeram com que eles desenvolvessem suas próprias linguagens, em alguns casos, por terem ficaram frustrados com as limitações tecnológicas.

Um exemplo disso é o Tome Elm. Como explica Mitch Pronschinske, edito-chefe da TechBeacon, um dos maiores portais de informações da área de tecnologia, a Elm, linguagem criada por Tome Elm, é uma linguagem de programação funcional que compila JavaScript de alto desempenho. Imagina se você se deparar com isso em uma lista de requisitos de trabalho sem saber a fundo o que significa. Você provavelmente não encontraria em suas pesquisas candidatos para desenvolvedor em Elm.

Porém, sabendo que, a linguagem de programação Elm compila JavaScript, abre um leque maior de possíveis candidatos, alguns dos quais podem experimentar o Elm em seu tempo livre e realmente ser os desenvolvedores que você precisa. Vale a pena, tirar um tempo dos processos de recrutamento e seleção, para entender as relações entre linguagens de programação, assim como fizemos com o Elm e o JavaScript, pois irá te colocar em uma posição à frente do mercado e ajudá-lo a encontrar os desenvolvedores que precisa para preencher suas vagas.

Contrate desenvolvedores que vão te ajudar no futuro

Mesmo que você encontre um punhado de perfis profissionais que conheçam novas tecnologias, foque seus esforços do recrutamento somente nos candidatos extremamente valiosos para sua vaga. Joel Spolsky é simplesmente o CEO da Stack Exchange, uma das maiores comunidades de software do mundo. Certa vez, ele disse: “Contratar desenvolvedores corretos requer que você encontre candidatos que podem ajudá-lo agora e aprender novas linguagens de programação conforme sua empresa precise.”

Quando você está avaliando candidatos, procure por desenvolvedores que mostrem uma propensão para ser versátil. Um desenvolvedor que já trabalhou  com uma combinação de linguagens que parecem não estar relacionadas, já atuou em diversos projetos com profissionais diferentes e é bastante ativo nas comunidades de desenvolvedores. Esses profissionais costumam ter o tipo de aprendizado rápido que você precisa para o futuro de sua empresa.

Fique de olho nos projetos que esses candidatos desenvolvem em paralelo ao trabalho. Enquanto muitos desenvolvedores não conseguem trabalhar com as tecnologias que mais se interessam durante o dia de trabalho, eles desenvolvem projetos em paralelo em seu tempo livre, onde aprendem e aprimoram suas novas habilidades.

https://youtu.be/5Sd3zFKriVU

Saiba como identificar talentos em processos de seleção

Entender como um desenvolvedor pode passar de uma tecnologia para outra é uma ótima maneira de se distinguir da concorrência.

Kevin Montrose, chefe de equipe de dados no Stack Overflow, apontou recentemente que quando o iPhone foi lançado pela primeira vez em 2008, uma porcentagem significativa de desenvolvedores abandonou Java e fez transições de carreira que levaram ao crescimento do Objective-C para construir Aplicativos para telefones celulares.

Naturalmente, sabendo que desenvolvedores são capazes de aprender linguagens modernas, o essencial é saber selecioná-los para atender suas demandas de contratação. Quando você identifica os candidatos que possam ter esse perfil, é muito importante discutir as tendências de tecnologia e seus interesses na construção de produtos com novas linguagens de programação, assim você saberá se ele vai ajudar sua empresa em um futuro próximo.

Quando você envolver os candidatos em avaliações técnicas em seus processos de recrutamento, dê liberdade para eles escolherem as tecnologias que vão usar para realizar os testes. É importante que eles estejam cientes do porquê estão utilizando aquelas tecnologias, com isso você tem uma noção de como é o raciocínio dele para tomadas de decisão. Contrate mais talentos para sua empresa pois eles irão crescer juntos com você.

RECEBA GRÁTIS


Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *