Seria incrível se você pudesse achar a resposta do título deste artigo em um só lugar e de forma simples, né? Então hoje é o seu dia de sorte! Vamos te ajudar com um mini guia de como contratar pessoas desenvolvedoras de software.

 

Divulgação de uma vaga para pessoas desenvolvedoras de software

Tudo começa pela divulgação da oportunidade. E uma etapa antes da comunicação com o seu público, é o entendimento total do perfil da pessoa contratada. Para montar a sua vaga de TI, compreenda todos os detalhes do cargo, converse com quem está solicitando o profissional ou responsável pela vaga, fale com a equipe que ele/ela irá trabalhar, etc. Tudo isso para criar a descrição perfeita e chamar a atenção dos melhores candidatos da área.  

Aproveite para conhecer nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber para atrair um profissional de TI.

Com tudo isso em mãos, é hora de investir em um job description de qualidade. É de extrema importância que a descrição da vaga tenha todas as informações da função e que atraia a atenção das pessoas candidatas.

Fale sobre a empresa e seus diferenciais. Conte da equipe interna, premiações, setor, etc. Explique qual é o cargo, as funções do dia a dia e como é a rotina de trabalho. Não deixe dúvidas de quais são as habilidades necessárias e desejáveis para o cargo. Fale também sobre o projeto, caso tenha algum específico. Liste os benefícios e tudo o que fará a pessoa se interessar pela empresa e também pela oportunidade. Fale de uma forma com que o candidato se encante, mas que também saiba se tem o perfil e interesse para participar do processo seletivo.

Veja como fazer o job description ideal para vagas de TI.

O local de divulgação da vaga também é muito importante. Entenda quem é o seu público e saiba onde ele consome conteúdo. Conte com a ajuda do Linkedin, site da empresa, as redes dos atuais colaboradores, outras redes sociais e plataformas especializadas.

Neste artigo você saberá, no detalhe, sobre cada um desses locais.

 

Recrutamento e avaliação de uma vaga para pessoas desenvolvedoras de software

Primeiro é importante que você saiba que existe uma diferença entre vagas tradicionais e vagas para a área de tecnologia. Entendendo isso, ficará mais fácil saber o caminho para recrutar em uma área tão específica. Invista tempo para elaborar um questionário eficaz para as entrevistas individuais. Além da avaliação comportamental e cultural, é crucial que você entenda o perfil técnico da pessoa candidata. Faça perguntas iniciais para entendimento do perfil, mas inclua também no seu roteiro perguntas técnicas e direcionadas para o que a vaga necessita.

Aqui você encontra dicas para entrevistar e contratar pessoas candidatas de TI.

A análise do profissional consiste em uma boa avaliação cultural e comportamental. Afinal, é necessário ter fit com a empresa para poder se adaptar e se desenvolver com a equipe. Além dos soft skills, a validação técnica também é fundamental. Para isso, você pode se basear em experiências passadas da pessoa candidata, criando um roteiro de perguntas que te ajudem nessa avaliação.

Saiba tudo sobre perguntas em uma entrevista de TI.

 

Valide o desempenho do seu processo de recrutamento e seleção

Depois de cada processo de recrutamento e seleção, não deixe de mensurar os resultados. Meça o sucesso das suas ações levando em consideração o tempo de fechamento do recrutamento, a avaliação do processo, os custos da contratação e até o Turnover dos colaboradores. Todos esses dados ajudam em melhorias futuras e também a pensar estrategicamente como R&S.

Conheça as métricas de recrutamento e seleção para aplicá-las nos seus processos. 

 

IT Recruiter: como usar essa especialização a seu favor

O IT Recruiter é o profissional que recruta e seleciona pessoas da área de tecnologia. Esse especialista precisa ter as competências que avaliam habilidades comportamentais e técnicas. Ou seja, é a pessoa que sabe bem como contratar pessoas desenvolvedoras de software.

Falamos ao longo do artigo sobre a importância das conversas com a liderança e equipe para entendimento da vaga, certo? Sendo um IT Recruiter, essa etapa não deixa de existir, porém o profissional tem a capacidade de entendimento mais estruturada e fica mais fácil o processo de recrutamento e seleção.

E essa é uma grande vantagem para o RH. Inclusive, as empresas estão valorizando (e muito) pessoas que possuem ambas as habilidades. Ou seja, está cada vez mais atrativa a área de especialização e o mercado tem se tornado cada vez mais aquecido.

Saiba no detalhe o que é um IT Recruiter

 

E aí, já sabe um pouco mais como contratar pessoas desenvolvedoras de software?

Esperamos que este artigo tenha ajudado na sua trajetória.

Se precisar de ajuda especializada para a contratação de pessoas desenvolvedoras de softwares ou para se especializar enquanto profissional de RH na área de TI, conte com a Vulpi. Temos artigos, serviços e cursos que podem te ajudar a qualquer momento.

 

Ou se preferir, pode clicar abaixo para conversar com um dos nossos especialistas e entender como a Vulpi pode te ajudar.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *