Como identificar um desenvolvedor Full Stack.

Um bom desenvolvedor Full Stack é como uma mega celebridade de Hollywood que podem atuar, cantar, dançar e fazer um show completo sozinho. Eles são peças fundamentais para alguns times principalmente por sua versatilidade.

Eles são capazes de desenvolver aplicações completas (Web, móvel ou desktop). Eles entendem tanto front-end quanto back-end, além de conhecerem o caminho em torno de servidores, bancos de dados, APIs, MVC, e ambientes de hospedagem, entre outros coisas.

Um bom desenvolvedor Full Stack está sempre ocupado. Existem mais de 10.000 postos abertos disponíveis para este tipo de profissional completo. No entanto, eles podem não ser a melhor opção em todos os casos.

Quando contratar um desenvolvedor Full Stack?

A demanda por um desenvolvedor Full Stack é muitas vezes orientada pelos requisitos da função, para atuar em times de desenvolvimento de soluções complexas um Full Stack seria muito bem vindo, pois em um time auto-gerenciável e multidisciplinar no decorrer da evolução do projeto, ele consegue atuar em várias frentes de acordo com a necessidade do momento. Contratar um desenvolvedor Full Stack é uma boa idéia nas seguintes instâncias:

Quando você precisa de um MVP

Quando sua operação é enxuta e objetivo da empresa é validar idéias através da construção de um mínimo produto viável, então os desenvolvedores Full Stack são a sua melhor aposta. Se houvesse um papel ideal para um desenvolvedor Full Stack, seria utilizar suas habilidades no desenvolvimento do protótipo em questão.

Quando você precisa de Gerentes de produto

Os desenvolvedores Full Stack podem ser excelentes gerentes de produto. Eles compreendem os requisitos de negócios e, ao mesmo tempo, estão cientes das capacidades de engenharia. Quando as decisões têm de ser tomadas tendo em conta todos os parâmetros, eles são um recurso extremamente valioso.

Quando o custo é constrangedor

Quando você não pode dar ao luxo de contratar um especialista para cada camada do processo de desenvolvimento, os desenvolvedores Full Stack são seus salvadores. Dito isto, bons desenvolvedores Full Stack não são baratos. No entanto, em vez de gastar R$ 70.000 por ano, para um Front-End, Back-End e engenheiro de rede, é melhor optar por um desenvolvedor R$ 100.000 por ano, por um Full Stack.

Quando você precisa de um CTO / Co-fundador

“Eu tenho uma idéia para um aplicativo brilhante, mas eu só preciso de alguém para construí-lo”. Esta é uma frase irritante comum que os desenvolvedores costumam ouvir. Quando você está procurando um CTO ou Co-Fundador para uma relação verdadeiramente simbiótica que envolve a combinação de sua experiência técnica com uma visão compartilhada para o negócio, desenvolvedores Full Stack pode ser grandes CTOs ou Co-Fundadores.

RECEBA GRÁTIS - GUIA COMPLETO

Quando não contratar?

Não contratar um desenvolvedor Full Stack, quando você não pode ver um valor claro à adicionar. Por exemplo, um desenvolvedor Full Stack pode ser um recurso valioso quando você está tentando otimizar seu aplicativo para 20.000 usuários. No entanto, quando você atingiu uma escala onde você tem milhões de usuários ativos todos os dias, você definitivamente vai precisar de um especialista ou uma equipe para cada camada, como uma equipe de dados e infra-estrutura. Nesses casos, um desenvolvedor Full Stack não irá adicionar tanto valor como um especialista irá.

Como contratar um desenvolvedor Full Stack?

Ao contratar um desenvolvedor Full Stack, você deve procurar certas qualidades e habilidades técnicas.

Com referência às qualidades, procure alguém que:

  • Está interessado e apaixonado por aprender coisas novas
  • Compreende não apenas as diversas mas também tecnologias diferentes
  • Pode apontá-lo na direção certa para uma solução, mesmo que eles não podem resolvê-lo
  • Está ciente das últimas tendências e desenvolvimentos
  • Pode ver o retrato grande, a visão do negócio, e compreende as exigências do cliente
  • Habilidades técnicas para procurar em um desenvolvedor Full Stack.

Eles devem ter o conhecimento e as habilidades em todas as camadas. Por exemplo, se você está contratando um desenvolvedor Full Stack para um aplicativo Web, então estes são idealmente as habilidades técnicas que você deve procurar:

  • HTML, CSS e Javascript (é praticamente obrigatório!)
  • Linguagens de programação (back-end)
  • Bases de dados
  • Controle de versão
  • Implantação e hospedagem
  • APIs / serviços de terceiros
  • Coisas para procurar em um currículo

Quando se trata de habilidades técnicas, currículos geralmente não são um verdadeiro indicador. O papel de um resumo termina com o sourcing dos candidatos.

Procure outros indicadores de um bom programador, como contribuição para open source, exposição a várias tecnologias e projetos anteriores. Tenha sempre um mecanismo alternativo para sourcing candidatos como o Github, é muito melhor.

Avaliação técnica

Esta é a etapa mais crucial do seu processo de contratação. O mecanismo pelo qual você avalia os candidatos determina a qualidade do processo. Realizar um teste algorítmico genérico como um mecanismo para avaliar um desenvolvedor Full Stack é um desperdício total do seu tempo. Em vez disso dê a ele problemas da vida real, que lhe permitirá avaliar as habilidades técnicas e conhecimento em todas as tecnologias.

Coisas a avaliar na entrevista

Depois de ter um punhado de candidatos que você sabe estar tecnicamente qualificado para o trabalho, devemos olhar algumas coisas na entrevista:

  • Capacidade de lidar com a incerteza
  • Interesse e paixão pela aprendizagem

Assim, quando você contratar seu próximo desenvolvedor Full Stack, assegure-se de que:

  • Procurou por qualidades inerentes
  • Tornou a avaliação técnica obrigatória
  • Escolheu um mecanismo apropriado para avaliar as habilidades técnicas

Avatar

Fellipe Couto

Fundador da Vulpi, já ajudei diversos clientes a encontrarem os melhores desenvolvedores para suas empresas. Apaixonado por empreender e transformar o mercado de desenvolvedores através de oportunidade de carreira e reconhecimento.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *