Já sabe tudo sobre Fit Cultural e sua importância, mas falta entender na prática como validar um candidato? Se sua resposta foi sim, este artigo foi feito para você! Aqui você vai conhecer 4 maneiras para avaliar o fit cultural, comparando os requisitos esperados pela sua empresa e o perfil do candidato.

 

Avaliação do Fit Cultural

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe o que é Fit Cultural. Mas, mais importante que entender o conceito, é aprender como avaliar se um candidato possui os mesmos valores e cultura da empresa. Afinal, não adianta nada compreender a teoria, o que é e na hora da contratação não estar com segurança em recrutar as pessoas por não saber bem como decifrar se o match é perfeito ou não.

E é aqui que entram as ferramentas de avaliação de Fit Cultural. Saber fazer as melhores perguntas em cada etapa do processo de recrutamento e seleção é crucial. Mas ter apoio de metodologias de avaliação de candidatos torna seu processo ainda mais estratégico e assertivo.

 

Quais são ferramentas para avaliar o Fit Cultural do candidato

Existem algumas metodologias que podem te auxiliar e cada uma segue um princípio e um objetivo de resultado. Não existe a certa ou a errada. Existe a mais adequada ao processo da sua empresa.

 

Avaliação em grupo

Dinâmicas em grupo são, muitas vezes, temidas pelos candidatos a uma vaga. Porém não podemos negar que é uma ferramenta muito valiosa. Você até pode avaliar habilidades técnicas nesta etapa, se quiser. Vai depender da proposta da dinâmica. Mas o mais importante é a observação de como as pessoas vão reagir a determinadas situações.

Faça uma lista de atributos que são importantes para a empresa e avalie durante o tempo da atividade. Se a empresa preza, por exemplo, pelo trabalho em equipe e respeito com a diversidade, você conseguirá identificar as pessoas que também têm essas características como valor. Aproveite o momento para identificar perfis como criatividade, pensamento estratégico, boa comunicação, dentre outros aspectos do seu checklist.

 

Entrevista de Fit Cultural

Fazer as perguntas certas é fundamental para a identificação da cultura do candidato e validação com o que você busca para a empresa. E é com isso que você deve se preocupar nessa etapa.

No nosso blog, temos um artigo – Conheça as melhores perguntas para avaliar o fit cultural – onde você conseguirá entender no detalhe sobre o tema e quais perguntas podem ser feitas. Mas queremos destacar essa etapa como ferramenta de aprofundamento e conhecimento da pessoa que está participando do processo seletivo.

Tenha em mente que este é o momento para isso. É importante para a empresa, mas também para o candidato, se sentir à vontade para integrar uma nova cultura e realidade profissional.

 

9box Cultural

O 9Box Cultural é uma ferramenta que analisa se um candidato se adequa à cultura da empresa. É mais uma maneira de aplicar um questionário bem estruturado, porém com o uso de uma plataforma. O resultado é composto pelo cruzamento de desempenho e comportamento, onde a pessoa irá se encaixar em um dos quadrantes, que são numerados de um até nove (por isso o nome). 

O interessante desse mapeamento, é que você também pode aplicá-lo nos seus colaboradores. Ou seja, em uma ferramenta única você conseguirá identificar e trabalhar o fit cultural da pessoa do momento da contratação até o seu dia a dia dentro da empresa. É também uma maneira de mensurar evolução e manter todos bem alinhados.

 

Vulpi

E se você está buscando uma contratação totalmente assertiva de profissionais de tecnologia, nada melhor do que buscar ferramentas que são focadas no assunto. A Vulpi é uma plataforma especializada em recrutamento e seleção de profissionais de TI e poderá ajudar a identificar candidatos com habilidades técnicas e que tenham fit cultural com a sua empresa. 

A Vulpi faz o match entre empresas e pessoas desenvolvedoras. Além de avaliar um candidato tecnicamente, a plataforma faz uma pesquisa para validar o profissional nos aspectos culturais esperados pela empresa. O resultado é um percentual de compatibilidade, que torna a contratação mais assertiva.

Experimente por 20 dias e entenda porque tantas empresas confiam na Vulpi.

 


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *