O processo de recrutamento e seleção requer dedicação e inovação o tempo todo. Para te ajudar, criamos este artigo, com dicas de como atrair mais pessoas para a sua vaga. Pegue um café e fique à vontade na leitura!

 

 

Atraia as pessoas

Encontrar os melhores talentos pode ser uma via de mão dupla. O que queremos dizer com isso? Seu esforço pode se dividir entre captar os melhores talentos e também fazer com eles venham até você. Faz parte de uma boa estratégia a atração de pessoas qualificadas, fazê-las desejar trabalhar na empresa.

Para despertar esse sentimento, fale sobre a descrição da vaga, mas também fale sobre a empresa. Quais são os valores, a cultura, os benefícios, os diferenciais, etc. Encante o candidato, faça com que ele se identifique e tenha o desejo de querer trabalhar na organização.

 

Engaje com as pessoas

A descrição bem feita ajuda muito na atração de talentos. Fazer isso já é um desafio, principalmente quando estamos falando de áreas tão técnicas, como a de TI. Mas passado esse desafio, não precisamos parar por aí.

Como adiantamos, é importante não apenas da vaga, mas também da empresa e das pessoas. Diga o porquê a pessoa deve escolher trabalhar na empresa. Fale da cultura, valores e potencial. Conte da equipe, mostre pessoas e seus crescimentos. Já pensou em investir em histórias reais? Depoimentos de pessoas internas encantam muito e passam humanização. Use fotos e depoimentos do time. Isso ajuda a validar o que a empresa diz sobre ela mesma.

 

Se preocupe com a experiência do processo para atrair mais pessoas para a vaga

Começando pela descrição e página da vaga, avalie: é simples encontrar a oportunidade e entender as informações? O site tem fácil navegação? Para encontrar a página de candidatura ou formulário, é preciso procurar por um longo tempo ou está visível? As informações da empresa são de fácil acesso? As redes da empresa estão atualizadas para que a pessoa possa buscar mais informações? Tudo isso importa para o candidato na hora da candidatura. Quanto mais difícil, maiores as chances de desistências.

Mais algumas perguntas para o seu checklist: o processo em si também é simples? Ou para se candidatar para uma vaga a pessoa precisa fazer vários testes de comportamento e técnicos? Ela vai precisar criar um super material para avaliação? Tudo isso impacta na experiência da pessoa e também no desejo de participar da seleção.

E vamos falar a verdade: tudo isso é realmente necessário para avaliar um candidato? Em uma entrevista individual bem estruturada, muitas vezes, é mais fácil entender o candidato sondando suas experiências passadas do que em testes técnicos. O mesmo vale para avaliação de Fit Cultural. Existem perguntas eficazes que vão te ajudar nesse processo, sem ter que – necessariamente – aplicar testes, fazendo com o que o processo se torne mais longo do que o necessário. 

 

Não se esqueça do pós

Após todo o processo, restam dois caminhos: a contratação ou a não contratação. Para o primeiro caso, onde a pessoa será contratada, siga no processo de encantamento desde a notícia até seu dia a dia no trabalho. Faça um onboarding completo e agradável. Insira a pessoa no cotidiano da empresa. Fomente a cultura de qualificação. Incentive trocas, crescimento e progressos internos. Tudo isso fará com que a pessoa se sinta parte e faça entregas qualificadas para a empresa. Manter a equipe engajada e encantada é importante para mantê-las produtivas na empresa.

E a comunicação deve manter com o mesmo tom e transparência para quem não foi contratado também. Dê feedbacks em relação ao processo e dicas com pontos de melhoria. Considere deixar as portas abertas para processos futuros, caso seja do interesse da empresa. Lembre-se que as pessoas evoluem e que as sempre estão precisando delas.

Gostou das dicas? Esperamos que elas te ajudem no próximo processo de recrutamento e seleção. Conte com a gente para outras dicas como essas e também para saber tudo sobre o universo da TI e processos de contratação.


Laura da Vulpi 💜

Olá, sou publicitária, com especialidade em marketing de relacionamento e Inbound Marketing. Sou apaixonada pelo universo da tecnologia e hoje ajudo a conectar empresas com profissionais de TI. Transforming careers through Education and Technology 💜

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *